Nos dias 25 e 26 de fevereiro foi realizado, em Chapecó (SC), o seminário interno de integração e capacitação da equipe que atuará no projeto "Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral – Região Sul 2025". O grupo é composto por cerca de 140 pessoas, entre servidores técnicos e docentes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e representantes de outras instituições de ensino e entidades.
A mesa de abertura do evento contou com a presença do reitor da UFFS, João Alfredo Braida, do coordenador geral do projeto, Elsio Corá, e da coordenadora regional adjunta do projeto em Santa Catarina, Katia Aparecida Seganfredo. Na sequência, os participantes acompanharam a apresentação do programa Escola em Tempo Integral, feita por videoconferência pela coordenadora geral de Educação Integral e Tempo Integral do MEC, Aline Zero.
Durante a manhã do primeiro dia de seminário também houve a apresentação dos integrantes da equipe de 2025 e uma retrospectiva do projeto desenvolvido em 2024. No período da tarde a coordenadora geral de Ensino Fundamental do MEC, Tereza Santos Farias, apresentou o programa Escola das Adolescências e, na sequência, por videoconferência, a coordenadora do grupo de trabalho de reformulação dos módulos do curso, Janaína Menezes, explicou as mudanças da formação em 2025. As atividades do primeiro dia foram finalizadas com a apresentação do desenho formativo do curso neste ano.
Na manhã do segundo dia do seminário foram repassadas orientações administrativas aos integrantes da equipe e, em seguida, o coordenador de formação Juares Thiesen falou sobre a temática “Concepção de educação integral”. Também houve espaço para que representantes das entidades Ashoka, Instituto Alana, Centro de Referência em Educação Integral e Cidade Escola Aprendiz falassem sobre o trabalho que desenvolvem.
A tarde do segundo dia de seminário interno foi de capacitação dos tutores para o uso das ferramentas disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e reunião dos coordenadores do projeto com os representantes das entidades externas à UFFS. Houve, ainda, a apresentação do sistema WebGis, que passará a ser utilizado pelo projeto em 2025, para o monitoramento em tempo real da formação.