Formulários
1- Matrícula
Formulário de matrícula
2- Estágio de docência
1) O aluno preenche o requerimento abaixo, devidamente preenchido e atentando para as exigências de início e fim do estágio. A secretaria, ao receber o pedido, desde que devidamente fundamentado, adiciona Estágio de docência como se fosse uma disciplina.
2) Ao final do estágio de docência, é necessário que o estudante tenha um relatório final em que conste a aprovação, assinada pelo orientador, a ser analisada pela Comissão de Bolsas. Encaminha para sec.ppgel@uffs.edu.br.
Requerimento para estágio de docência
Modelo para Relatório de Estágio de docência
3- Procedimentos acadêmicos diversos
Requerimento de trancamento e destrancamento
Requerimento de validação de CCRs
Pedido de prorrogação de prazo de defesa de dissertação
Requerimento de Substituição de Orientação
Requerimento de pedido de coorientação
Cancelamento de CCR, ajuste de matrícula e mudança de orientador
Emitir nada consta no Pergamum - Biblioteca
Tutorial para acesso- Biblioteca
4- Atividades curriculares complementares
O Discente encaminha para a Secretaria do Programa (sec.ppgel@uffs.edu.br) o Formulário de Validação de ACCs e os comprovantes.
Formulário para validação das ACC's
- O Formulário e os comprovantes devem estar compilados em arquivo único no formato PDF. Documentos enviados de forma inadequada não serão encaminhados à comissão de análise de ACC's do Programa.
- A comissão emite parecer deferindo ou indeferindo a solicitação. Se houver deferimento, a Secretaria lança no SGP as ACC's e avisa o aluno.
- O aluno deve conferir no sistema se há o lançamento das ACC's (60 horas- 4 créditos)
5- Documentos bolsas
As orientações para diplomação constam na Resolução nº 1/2016-CONSUNI/CPPGEC, especificamente no Capítulo II, que dispõe sobre a emissão de diplomas;
O requerimento de diplomação encontra-se disponível abaixo. Ele será preenchido pelo estudante e digitalizado, juntando a esta digitalização, o nada consta da biblioteca, que pode ser obtido em https://boletim.uffs.edu.br/pastas-ocultas/bd/pro-reitoria-de-graduacao/biblioteca/documentos/tutorial-para-nada-consta-pergamum - em caso de não conseguir gerar por este link, pode pedir em biblio.ch@uffs.edu.br.
Depois, o estudante encaminhará para sec.ppgenf@uffs.edu.br em um e-mail, os seguintes documentos, digitalizados em arquivos separados:
a) Requerimento/nada consta;
b) Certidão de nascimento ou casamento ou divórcio;
c) RG,
d) CPF (se tiver número do CPF no RG, não se faz necessário);
e) Diploma da graduação (em arquivo único),
f) Histórico da graduação (em arquivo único);
g) Ata de defesa da dissertação (não precisam enviar, uma vez que a secretaria terá acesso a este documento, em virtude de ter sido adotada a assinatura digital, via Sipac);
h) Atestado de desempenho acadêmico (cuidar para gerar quando Dissertação ou Elaboração de Dissertação estiverem em condição APR e não CUR);
Após o protocolo do requerimento de diplomação de mestrado, na Secretaria Acadêmica, o mestrando fará jus à Certidão de que aguarda a emissão de diploma. Esta Certidão será emitida pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e deverá ser solicitada pelo e-mail: dcra@uffs.edu.br; O prazo para o processo de diplomação tramitar nas instâncias do campus Chapecó e ser remetido para a Pró-Reitoria será de no mínimo 7 dias úteis, contando da chegada do processo virtual encaminhado pela secretaria para a DCRA.
Observação: a secretaria só dará andamento ao processo de diplomação se receber a versão final da dissertação, devidamente organizada, conforme orientações do texto imediatamente abaixo.
7- Requerimentos de banca
1) O Discente encaminha para a Secretaria do Programa (sec.ppgel@uffs.edu.br) o seguinte dossiê contendo:
I) Formulário para solicitação de exame de qualificação de dissertação OU tese - DISCENTE.
Formulário para solicitação de EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO - Discente
Formulário para solicitação de EXAME DE QUALIFICACÃO DE TESE - Discente
ATENÇÃO: O formulário para solicitação de exame de qualificação de tese, indica também o envio de: Comprovante de aceite ou de publicação de texto vinculado à linha de pesquisa, sendo:
( ) artigo em revista com Qualis B2 ou superior;
OU ( ) capítulo de livro em editora com conselho editorial.
II) Currículo lattes não documentado, atualizado nos últimos 30 dias;
III) Atestado de desempenho acadêmico atualizado (ter cursado as disciplinas previstas no Regimento do Programa; ter computado o número de ACC's obrigatórias);
IV) Versão atualizada da dissertação/tese;
V) Certificado de proficiência em Língua estrangeira.
Caso o aluno já tenha enviado o Certificado de proficiência em Língua estrangeira para a Secretaria e esse esteja lançado no SGP (após deferimento da Coordenação do Programa), não é preciso reenviar, pois já constará no Atestado de desempenho acadêmico.
OBS: * Em caso de aproveitamento de aprovação em exame de proficiência de língua estrangeira obtida durante o PS ou em PS anterior ao ingresso como aluno regular no Programa, cabe ao aluno formalizar por e-mail a solicitação de aproveitamento.
* A Turma de doutorado 2021/2 não fez a prova de proficiência junto com o Processo Seletivo. Por isso, antes do exame de qualificação, precisam comprovar proficiência em duas línguas estrangeiras. Conforme Regimento do Programa, art. 48 - II- A língua inglesa é uma das línguas obrigatórias para o Doutorado. III – A outra língua obrigatória para o Doutorado poderá ser francês, espanhol, alemão ou italiano.
* Mais informações sobre proficiência, em: Fluxos e formulários - Proficiência.
2) Junto ao dossiê do aluno, deve ser enviado o Requerimento para exame de qualificação de dissertação OU tese - DO ORIENTADOR e o seu Currículo lattes, não documentado, atualizado nos últimos 30 dias.
7.1 Qualificação ou defesa de dissertação ou tese - Docente
Requerimento do docente
7.2 Pós-banca
Modelo de dissertação/tese
Termo de permissão de acesso ao documento