LINK PARA DOWNLOAD DO REGULAMENTO DA XV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UFFS (XV JIC)

REGULAMENTO
DA XV JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DA UFFS (XV
JIC)
20
a 22 de outubro de 2025
1
DO EVENTO
1.1
A Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC) é um
evento anual da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS),
promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
(PROPEPG), por meio da Diretoria de Pesquisa (DPE) e das Coordenações
Adjuntas de Pesquisa e Pós-Graduação (CAPPGs) dos campi.
1.1.1
Os eventos de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação em
Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ITI) ocorrem na UFFS desde
2012. A partir de 2016, em sua VI edição, os trabalhos de IC e ITI
passaram a integrar um novo evento, denominado Jornada de Iniciação
Científica e Tecnológica.
1.1.2
A JIC é o evento institucional realizado anualmente para
apresentação dos resultados de subprojetos de pesquisa
desenvolvidos por bolsistas e voluntários de IC e ITI vinculados ao
Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (PRO-ICT/UFFS).
1.2
A XV JIC será realizada no formato online, entre os dias 20 a 22 de
outubro de 2025 , no âmbito do XIV Seminário de Ensino, Pesquisa e
Extensão (SEPE) e da XXI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
(SNCT).
1.3
Os Anais
da XV JIC serão publicados no Portal de Eventos da UFFS,
permitindo o livre acesso aos resumos expandidos de todos os
trabalhos aprovados no evento.
1.4
A participação nas atividades da XV JIC será aberta à comunidade
acadêmica da UFFS e demais interessados, com inscrição prévia
disponível na página do evento.
2
DOS OBJETIVOS
2.1
A JIC objetiva estimular a vocação científica e incentivar
potenciais talentos entre estudantes de graduação, mediante sua
participação em projetos de pesquisa, preparando-os para o ingresso
na pós-graduação e formando profissionais mais qualificados para o
mercado de trabalho, além de congregar as atividades de pesquisa
desenvolvidas nas modalidades de Iniciação Científica e de
Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, nas nove
Grandes Áreas do Conhecimento do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq, viabilizando a troca
de saberes e experiências entre pesquisadores.
3
DA COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL E DAS ATRIBUIÇÕES
3.1
A JIC será organizada por meio de uma Comissão Organizadora, de um
Comitê Científico e de um Comitê Editorial, cujos membros e
competências serão designados em portarias específicas e/ou
convocação.
3.2
Em atendimento às exigências estabelecidas pelo CNPq e pelas
agências estaduais concedentes de bolsas, o evento contará também
com uma Comissão de Avaliadores Externos, composta por
representantes das Áreas: Ciências da Vida; Ciências Humanas,
Ciências Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes;
Engenharias e Ciências Exatas e da Terra.
3.2.1
O Comitê Científico será composto pelos docentes contemplados com
bolsas e/ou recursos financeiros nos Editais de Pesquisa N°
152/GR/UFFS/2024, 153/GR/UFFS/2024 e 154/GR/UFFS/2024 e será
presidido pelos Coordenadores Adjuntos de Pesquisa e Pós-Graduação.
3.2.1.1
O Comitê Editorial se reportará à CAPPG de seu respectivo campus.
3.2.1.2
O Comitê Científico se reportará ao Comitê Editorial de acordo
com a área do respectivo resumo a ser avaliado.
3.3
Compete à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
(PROPEPG):
Realizar
a articulação institucional e interinstitucional necessária para
que a JIC realize plenamente os seus fins;
Coordenar
a gestão dos recursos financeiros destinados à JIC e orientar as
instâncias envolvidas sobre a devida utilização e a prestação
de contas;
Coordenar,
em conjunto com a DPE e com as CAPPGs dos campi, o seminário final
de avaliação da XV JIC;
Promover
a qualificação e a divulgação da JIC, assim como a popularização
da ciência;
Zelar
pelo bom andamento de todas as etapas da organização da JIC.
3.4
Compete à Diretoria de Pesquisa (DPE) da PROPEPG:
Elaborar
as minutas das portarias das comissões e enviá-las para
publicação;
Convocar
o Comitê Científico;
Submeter
o projeto da JIC junto à PROEC e elaborar o relatório final do
evento para fins de certificação;
Organizar
o material de divulgação da JIC e acionar a Diretoria da
Comunicação Social para a devida publicação no site
institucional e nas demais mídias sociais da UFFS;
Orientar
as CAPPGs dos campi quanto aos prazos e os procedimentos referentes
à submissão e avaliação dos trabalhos científicos submetidos no
evento por meio do sistema OJS (Open Journal System);
Organizar,
em conjunto com as comissões e os comitês envolvidos, a
programação do evento;
Realizar
os contatos com os palestrantes, painelistas e avaliadores externos
do CNPq e organizar a participação dos mesmos nas atividades da
JIC;
Realizar
a editoração final dos Anais da JIC.
3.5
Compete às Coordenações Adjuntas de Pesquisa e Pós-Graduação
dos campi as seguintes atribuições:
Organizar,
em conjunto com a DPE, material informativo necessário para
divulgação aos orientadores e bolsistas dos campi com o propósito
de orientar o processo de submissão dos trabalhos na JIC;
Coordenar,
acompanhar, orientar e instruir os membros dos Comitês Editorial e
Científico do Campus quanto às atividades de submissão e
avaliação dos trabalhos submetidos.
4
PÚBLICO-ALVO
4.1
Público da UFFS:
Bolsistas
de subprojetos de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação em
Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ITI) aprovados em editais
internos e externos, acompanhados por seus respectivos orientadores;
Voluntários
cadastrados em editais específicos para IC/ITI.
4.2
Público Externo: Bolsistas de projetos de pesquisa (IC/ITI) que
possuam vínculo com outra Instituição de Ensino Superior ou de
Pesquisa sob orientação de um professor/pesquisador.
4.3
O evento, na modalidade ouvinte, é aberto à toda comunidade
interna e externa da UFFS.
5
CRONOGRAMA
Atividade
|
Períodos
previstos
|
Submissão
de trabalho no Portal de Eventos da UFFS.
|
De
01/07/2025 a 17/08/2025
|
Prazo
final para informar o sigilo do resumo
|
Até
17/08/2025
|
Prazo
para avaliação dos resumos.
|
Até
21/09/2025
|
Divulgação
do resultado dos trabalhos aprovados.
|
A
partir de 24/09/2025
|
Encaminhamento
de justificativa para não apresentação na modalidade oral.
|
Até
28/09/2025
|
Divulgação
da programação, dos horários e do ensalamento da apresentação
dos trabalhos da XV JIC.
|
A
partir de 06/10/2025
|
Data
da realização do evento.
|
De
20/10/2025 a 22/10/2025
|
Reunião
de avaliação da JIC com os avaliadores do CNPq.
|
22/10/2025
|
Evento
de divulgação dos resultados das premiações.
|
Previsto
para até 07/11/2025
|
6
ORIENTAÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO NO EVENTO
6.1
Os bolsistas das modalidades de Iniciação Científica (IC) e
Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ITI), indicados nos
editais abaixo, ficam obrigados a submeter os resumos expandidos e
apresentar os resultados de suas pesquisas na modalidade oral.
6.2
Considerando o Edital Nº 152/GR/UFFS/2024 e que a apresentação de
trabalhos na XV JIC será realizada em formato on-line também é
obrigatória a submissão de Resumo Expandido e apresentação dos
resultados das pesquisas aos bolsistas PIBIC-EM.
6.3
Os bolsistas que não apresentaram os resultados referentes a editais
de anos anteriores, ficam obrigados a submeter e apresentar na XV JIC
ou em evento similar, ainda que já tenham concluído o curso de
graduação.
6.4
Considerando a Instrução Normativa Nº 30/PROPEPG/UFFS/2021, podem
submeter resumos expandidos e apresentar os resultados de suas
pesquisas, os voluntários de Iniciação Científica e Tecnológica
(sem bolsa) indicados no Edital
Nº 615/GR/UFFS/2024.
7
DA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS
7.1
Antes de elaborar os trabalhos o estudante deve atentar-se às normas
deste Regulamento e do template quanto à formatação,
prazos, forma de submissão e demais itens.
7.1.1
Para o público alvo descrito nos itens 4.1 e 4.2 deste Regulamento é
obrigatória a submissão de trabalho na modalidade de Resumo
Expandido, conforme Anexo II - Normas para Elaboração dos Resumos
Expandidos da XV JIC.
7.1.2
Os trabalhos terão que ser submetidos conforme modelo específico de
template, disponível no site do evento e no link indicado a
seguir:
Template
Resumo Expandido para submissão à XV JIC disponível em
https://www.uffs.edu.br/uffs/jic-e-simpos-sul/submissao-e-apresentacao-de-trabalho#texto
7.2
Para o público-alvo descrito nos itens 4.1 e 4.2 deste Regulamento,
não serão aceitos resumos expandidos que contenham somente revisões
de literatura e que não apresentem resultados parciais ou finais.
7.3
É de responsabilidade do estudante e de seu orientador a inclusão
correta do título, da Grande Área do Conhecimento e demais
orientações contidas no template e nos metadados do sistema
OJS, referentes ao subprojeto vinculado.
7.4
Para os bolsistas contemplados com recursos da Fundação
Araucária, o título do trabalho deve, obrigatoriamente, ser
idêntico ao título do subprojeto aprovado nos editais.
7.5
O trabalho que não atender às normas deste Regulamento e as
orientações contidas no template será devolvido aos autores
para ajustes ou, quando for o caso, rejeitado em definitivo, por meio
do Portal de Eventos.
7.5.1
Em caso de rejeição do trabalho, o bolsista deverá fazer nova
submissão no sistema OJS, dentro do prazo estabelecido no cronograma
deste regulamento.
8
DA SUBMISSÃO NO PORTAL DE EVENTOS DA UFFS
8.1
A submissão dos Resumos Expandidos dos participantes descritos nos
itens 4.1 e 4.2 deste Regulamento deve ser realizada noPortal
de Eventos da XV JIC na página:
https://portaleventos.uffs.edu.br/index.php/JORNADA
.
8.2
É de responsabilidade do estudante o acompanhamento da submissão
no Portal de Eventos.
8.2.1
É de responsabilidade do orientador apoiar o estudante no processo
de submissão e acompanhamento da avaliação do resumo, conforme
disposto na Instrução Normativa Nº 30/PROPEPG/UFFS/2021.
8.3
Nos casos em que houve substituição de bolsista no decorrer do
período da execução do subprojeto, quem deve submeter o resumo é
o último bolsista. Contudo, o nome do bolsista substituído deve
constar como coautor.
8.4
O bolsista deve informar à Comissão Organizadora por meio do e-mail
jic.dpe@uffs.edu.br, até a data estabelecida no cronograma, os casos
em que o resumo não puder ser publicado nos Anais da XV JIC,
indicando o motivo (ex. dados sigilosos, conflito com revistas
científicas, etc.).
8.5
O arquivo submetido deve estar em formato editável.
8.6
Cada estudante poderá submeter resumo expandido como primeiro autor,
somente para os subprojetos em que for bolsista ou voluntário,
incluindo seu orientador como último autor. Todavia, não haverá
limite para sua participação nas posições entre segundo e o nono
autor.
8.7
Os metadados de submissão são de preenchimento obrigatório,
conforme segue:
Título
em letras MAIÚSCULAS;
Inclusão
de todos os autores que constam no arquivo do resumo com as iniciais
maiúsculas, sendo no máximo 10 autores por resumo;
Resumo
simples com até 200 palavras;
Grande
Área do Conhecimento;
Palavras-chave;
Agência
de fomento.
8.8
Bolsistas de outras Instituições devem incluir no Portal de Eventos
da UFFS, no momento da submissão, o comprovante do tipo de bolsa à
qual está vinculada a submissão.
8.9
Ao submeter o resumo, os autores se responsabilizam pelas informações
nele contidas e autorizam sua divulgação nos Anais da XV JIC, salvo
para os casos estabelecidos no item 8.4 deste Regulamento.
8.10
Quando houver duplicidade de submissões será considerado o
primeiro arquivo submetido, exceto se o autor manifestar o contrário
por meio do e-mail da Coordenação Adjunta de Pesquisa e
Pós-graduação do seu respectivo campus, a saber:
Campus
Cerro Largo: cappg.cl@uffs.edu.br;
Campus
Chapecó: cappg.ch@uffs.edu.br;
Campus
Erechim: cappg.er@uffs.edu.br;
Campus
Laranjeiras do Sul: cappg.ls@uffs.edu.br;
Campus
Passo Fundo: cappg.pf@uffs.edu.br;
Campus
Realeza: cappg.re@uffs.edu.br.
9
DA AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS SUBMETIDOS
9.1
A JIC tem caráter pedagógico na formação dos estudantes e para
isso o processo de avaliação deve articular a dimensão da crítica
com a valorização dos aspectos positivos dos trabalhos, de modo que
os estudantes se sintam estimulados a prosseguir nas atividades de
Iniciação Científica e Tecnológica.
9.2
Os estudantes serão avaliados por um Comitê Científico formado por
pesquisadores das nove Grandes Áreas do Conhecimento do CNPq.
9.3
Os docentes que possuem projetos ou subprojetos de pesquisa
contemplados nos editais internos da UFFS têm o compromisso de
participar das avaliações da XV JIC.
9.4
São atribuições do Comitê Científico:
Avaliar
os resumos expandidos e as apresentações na modalidade oral;
Solicitar
correções referentes às normas e conteúdos dos resumos
expandidos;
Indicar,
dentro no prazo estabelecido, os casos em que exista impedimento em
realizar a avaliação;
Atender
aos prazos solicitados para o retorno das avaliações solicitadas.
9.5
O evento será avaliado por uma Comissão Externa de Avaliadores do
CNPq, formada por Bolsistas de Produtividade, os quais também
acompanharão as apresentações na modalidade oral.
9.6 Dos
trabalhos submetidos
9.6.1
Os trabalhos submetidos no Portal de Eventos da UFFS serão
recepcionados pelo Comitê Editorial, o qual realizará uma checagem
para verificar se o trabalho cumpre as normas do evento. Em caso
negativo, é solicitado ajuste ao autor ou o trabalho é rejeitado,
quando for o caso.
9.6.2
O Comitê Editorial da XV JIC é composto pelos Editores Chefes e
Editores de Área (seção), designados em portaria, vinculados às
nove Grandes Áreas do Conhecimento do CNPq e tem como atribuições:
Definir
o fluxo de avaliação dos trabalhos e acompanhar sua
operacionalização no Portal de Eventos da UFFS;
Avaliar
o processo de seleção e de avaliação dos trabalhos;
Solicitar,
quando for o caso, ajustes nos trabalhos e realizar o encaminhamento
ao avaliador da área, membro do Comitê Científico;
Realizar
a composição final dos Anais e sua publicação;
Rejeitar
a submissão quando estiver em desacordo com este regulamento.
9.6.3
Para os trabalhos que estiverem dentro das normas de submissão do
evento, o Editor de Área (seção) encaminhará para apenas uma
rodada de avaliação. Cada trabalho receberá apenas uma nota,
considerada a partir da análise da primeira submissão.
9.6.4
Os trabalhos serão avaliados com base nos seguintes critérios:
Apresentação
clara dos seguintes tópicos: Introdução, Objetivo, Método ou
Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão e Referências;
Clareza
e coerência entre os objetivos propostos/resultados alcançados e
discussão, com a apresentação de justificativas (se for o caso);
Encadeamento
lógico entre as partes do resumo, tornando a totalidade do texto
consistente e compreensível para o leitor.
9.6.5
Os avaliadores podem solicitar correções ou ajustes ao texto para
qualificar a publicação. Estas correções devem ser descritas pelo
avaliador diretamente no resumo.
9.6.6
O autor deve realizar os ajustes e inserir o arquivo corrigido na aba
“avaliações” > “enviar arquivo”.
9.6.7
O não atendimento das solicitações de alterações/correções
deve ser justificado por meio do Portal de Eventos, o qual será
analisado pelo Comitê Editorial.
9.6.8
O arquivo corrigido será recepcionado pelos Editores da Área
(seção) e não serão encaminhados para nova avaliação. Nos casos
em que for necessário, é permitido ao Editor de Área (seção)
abrir uma nova rodada de avaliação ao mesmo avaliador, para que
este verifique se foram realizadas as correções solicitadas, sem
que isso implique a inclusão de nova nota.
9.6.9
Finalizado o processo de avaliação, o resumo será encaminhado pelo
avaliador à editoração e posterior publicação nos Anais do
evento.
9.6.10
A lista dos trabalhos aprovados será divulgada na página da XV JIV,
conforme o cronograma deste Regulamento.
9.7
Das apresentações na modalidade oral da XV JIC
9.7.1
A apresentação na modalidade oral é compromisso do bolsista ou
voluntário que tiveram os resumos expandidos aprovados.
9.7.2
No caso de substituição de bolsista ocorrida durante o
desenvolvimento da pesquisa, têm-se as seguintes situações:
o
bolsista da Fundação Araucária que foi substituído deve
apresentar com o bolsista ativo;
aos
demais fica facultada a apresentação por um ou ambos bolsistas.
Para os casos em que a apresentação for conjunta, deve-se informar
à Comissão Organizadora pelo e-mail jic.dpe@uffs.edu.br.
9.7.3
As apresentações na modalidade oral são distribuídas nas 9 (nove)
Grandes Áreas do Conhecimento do CNPq, de acordo com a área em que
o subprojeto foi aprovado.
9.7.4
Os horários e salas de apresentação podem ser consultados no site
do evento
www.uffs.edu.br/jic,
na
data indicada no cronograma.
9.7.5
Os slides da apresentação na modalidade oral devem ser estruturados
de acordo com o template disponibilizado na página do evento,
contendo os seguintes itens: Identificação, Grupo de Pesquisa,
Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Conclusões,
Referências e Financiamento.
9.7.6
O apresentador deve entrar na sala de sua apresentação com dez
minutos de antecedência ao início.
9.7.7
Cada apresentação tem um tempo máximo de 15 minutos e pode ser
interrompida pelo coordenador da sessão, quando exceder o tempo
máximo programado.
9.7.8
As apresentações orais são avaliadas com base nos seguintes
critérios:
Domínio
geral do tema/conteúdo da apresentação e explicitação da
contribuição/participação do autor na pesquisa apresentada;
Clareza
acerca dos objetivos do trabalho apresentado;
Postura,
segurança na apresentação e capacidade de argumentação frente
às arguições (espontaneidade, ausência de vícios de linguagem,
autocontrole, entusiasmo, dicção, ritmo);
Adequação
da metodologia utilizada;
Coerência
entre os objetivos e os resultados;
Adequação
ao tempo de apresentação de 15 minutos. Obs: apresentação com
tempo inferior a 10 (dez) minutos ou superior ao tempo máximo, será
atribuída nota 8 (oito) para esse critério.
9.7.9
Os apresentadores devem permanecer na sessão até o encerramento
para realização dos debates, sob penalidade do trabalho receber
nota zero.
9.7.10
A ordem da apresentação dos trabalhos será divulgada conforme o
estabelecido no cronograma deste Regulamento.
9.7.11
Em cada sessão terá três avaliadores, pesquisadores da Grande Área
de conhecimento do CNPq, sendo um deles suplente, conforme abaixo:
Coordenador(a)
de sessão/Avaliador(a) 1: responsável por estar na sala com, pelo
menos, dez minutos de antecedência ao horário de início da
sessão. Deve encaminhar à Comissão Organizadora do Evento a Ata
que será enviada por e-mail, contendo as notas das apresentações
e as fichas individuais da sessão em que é coordenador;
Avaliador(a)
2: deve estar na sala com o coordenador e, após avaliar os
trabalhos, encaminhar ao coordenador da sessão as fichas
individuais de avaliação dos estudantes em PDF;
Avaliador(a)
3/(Suplente): deve estar na sala com o coordenador e o avaliador 2.
O avaliador suplente deve acompanhar as sessões na íntegra para
que, caso necessário, possa assumir a avaliação de determinada
apresentação até o retorno do avaliador ou nos casos de
impedimento. Embora não exista necessidade de preencher fichas de
avaliação, sua participação é fundamental durante a sessão,
especialmente nos debates.
9.7.12
Os avaliadores receberão por e-mail as orientações gerais sobre as
sessões.
9.7.13
Os coordenadores das sessões devem seguir a ordem de apresentação
estabelecida na programação final do evento, podendo alterá-la nos
casos em que houver concordância dos presentes, uma vez que é
obrigação de bolsistas e orientadores estarem na sessão com dez
minutos de antecedência.
10
JUSTIFICATIVAS DE AUSÊNCIA DA XV JIC
10.1
O bolsista que não submeter seu trabalho à XV JIC deve enviar, por
e-mail, à CAPPG do campus uma justificativa (Anexo I) até a data
prevista no cronograma.
10.2
O bolsista que não puder apresentar seu trabalho na XV JIC deve
enviar à CAPPG do campus uma justificativa de ausência (Anexo I)
até a data prevista no cronograma, exceto para ausência por motivos
imprevisíveis.
10.3
Ao receber a justificativa, a CAPPG emitirá o parecer no campo
específico do formulário e o incluirá no sistema Prisma o PDF do
e-mail recebido e o formulário para consulta dos interessados.
10.4
Somente eventos de Iniciação Científica e/ou Tecnológica são
considerados válidos como alternativa à ausência na XV JIC.
10.4.1
São considerados eventos de Iniciação Científica e/ou
Tecnológica, Congressos e Seminários, conforme definições do Art.
10º da Resolução
Nº 04/2017 - CONSUNI/CPPGEC/UFFS/2017, desde que apresente a
certificação de apresentação do trabalho.
11
MENÇÃO HONROSA / PRÊMIO JOVEM PESQUISADOR DA XV JIC
11.1
Os melhores trabalhos apresentados por estudantes da UFFS durante a
XV JIC serão premiados com Menções Honrosas e com o Prêmio Jovem
Pesquisador, considerado a maior honraria da UFFS destinada a seus
estudantes e orientadores.
11.2
A nota final para classificação será composta pela média
ponderada das notas do resumo expandido e da apresentação na
modalidade oral.
11.2.1
A nota do resumo expandido será de 0 (zero) a 10 (dez) e terá
peso 3 (três).
11.2.2
A nota da apresentação oral será de 0 (zero) a 10 (dez) e terá
peso 7 (sete).
11.2.3
A nota final será dada pela seguinte fórmula:

NF
= Nota Final
NR
= Nota do resumo expandido
NA
= Nota da apresentação oral
11.3
O Prêmio Jovem Pesquisador é concedido ao melhor trabalho de cada
uma das 3 (três) Grandes Áreas do Conhecimento do CNPq (Ciências
da Vida / Engenharias e Ciências Exatas e da Terra / Ciências
Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Letras, Linguística e Artes).
11.3.1
Caso ocorra empate entre os três melhores classificados, será
considerada a melhor nota de apresentação oral e, persistindo o
empate, será considerada a média das notas obtidas pelos estudantes
nos cursos de graduação nos dois semestres correspondentes ao
período de recebimento da bolsa.
11.4
Os 3 (três) trabalhos classificados para o Prêmio Jovem Pesquisador
não concorrem à Menção Honrosa.
11.5
Para premiação de Menção Honrosa será realizada uma segunda
classificação para identificar os melhores trabalhos das 9 (nove)
Grandes Áreas do Conhecimento do CNPq.
11.6
Os bolsistas e/ou voluntários de Iniciação Científica (IC) ou
de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (ITI)
premiados na modalidade Jovem Pesquisador receberão o valor de R$
2.800,00 a cada agraciado, para submeter trabalhos e apresentar em
eventos de suas áreas do conhecimento ou na Jornada Nacional de
Iniciação Científica (JNIC), a qual ocorrerá durante a 78ª
Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
(SBPC) em 2026.
11.7
Os premiados na modalidade Jovem Pesquisador que optarem por
participar de eventos de suas áreas do conhecimento devem usufruir
do prêmio no ano de 2026 e devem solicitá-lo com, no mínimo, dois
meses de antecedência, por meio do endereço eletrônico
jic.dpe@uffs.edu.br.
11.7.1
Após a percepção do valor, o estudante deverá enviar o
certificado de participação do evento à Diretoria de Pesquisa, no
e-mail jic.dpe@uffs.edu.br,
para fins de comprovação e prestação de contas.
11.7.2
Em
caso de recebimento e não utilização do recurso, compete ao
estudante premiado a devolução integral do valor no mesmo ano de
exercício financeiro referente ao recebimento, devendo comunicar a
DPE, no e-mail jic.dpe@uffs.edu.br,
para efetivação da devolução.
11.8
Caso o trabalho vencedor do Prêmio Jovem Pesquisador seja
apresentado por mais de um estudante, fica facultada a divisão ou a
escolha de um dos apresentadores para o recebimento do valor. A
escolha deve ser feita pelos estudantes e informada à Diretoria de
Pesquisa.
12
DISPOSIÇÕES FINAIS
12.1
O contato com a Comissão Organizadora da XV JIC pode ser realizado
por meio do endereço eletrônico: jic.dpe@uffs.edu.br;
demais informações podem ser obtidas na página do evento
(https://www.uffs.edu.br/uffs/jic-e-simpos-sul/apresentacao).
12.2
As certificações serão emitidas após o término do evento pela
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).
12.3
Cabe à Comissão Organizadora prestar esclarecimentos sobre o
conteúdo deste Regulamento, assim como oferecer suporte operacional
aos participantes.
12.4
Os casos omissos serão resolvidos pela DPE/PROPEPG e Comissão
Organizadora da XV JIC.
Chapecó,
29 de maio de 2025.
Comissão
Organizadora da XV Jornada de Iniciação e Tecnológica
DOWNLOAD DOS ANEXOS DO REGULAMENTO:
ANEXO I - Justificativa de ausência na Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica – XV JIC
ANEXO II - NORMAS PARA ELABORAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS DA XV JIC