A Reitoria da UFFS informa que os estudantes do Campus Chapecó realizaram na noite da última quarta-feira (16) uma assembleia que decidiu pelo encerramento da ocupação do prédio da Reitoria.
Desde o início das manifestações dos estudantes do Campus Chapecó, a Reitoria juntamente com a Direção do Campus Chapecó se reuniram e sempre se mantiveram disponíveis para o diálogo.
Nos dias 20 de março e 01 de abril, respectivamente, mantiveram reuniões com o Centro Acadêmico de Administração e com o DCE e representantes do movimento estudantil, para tratar do cenário institucional e nacional e avaliar possíveis respostas às reivindicações, em especial solução imediata para as demandas mais urgentes dos cursos de Administração e Ciência da Computação.
No dia 03 de abril, com a deliberação do movimento estudantil pela ocupação do prédio da Reitoria, foi designada uma comissão de negociação, com o intuito de garantir a preservação do patrimônio público e a manutenção das atividades da Universidade, tais como a realização do concurso público para professores e o acesso à biblioteca do Campus.
No dia 10 de abril, a Reitoria recebeu a pauta de reivindicações dos estudantes e se reuniu com o movimento na noite do dia 11 de abril para dialogar sobre a pauta. A resposta oficial da Reitoria foi enviada no dia 12 de abril (disponível abaixo).
Importante ressaltar que a Reitoria reconhece as carências estruturais da Universidade e que, desde que assumiu a gestão em setembro de 2023, tem insistentemente atuado junto ao MEC, com lideranças políticas regionais, na Andifes e seus fóruns e colégios, de modo a fortalecer a ação conjunta de todas as 69 Universidades Federais pela ampliação do orçamento e do quadro de pessoal das Universidades, de modo a garantir uma educação superior pública democrática e inclusiva.
Por fim, a Reitoria reitera seu compromisso com a busca de solução para os problemas estruturais da Universidade, que atingem seus seis campi, decorrentes de um período de, pelo menos, seis anos (2017 a 2022) de queda do orçamento e falta de ampliação do quadro docente e técnico administrativo em educação. A construção dessas soluções requer muito diálogo interno e com as lideranças políticas regionais, assim como o apoio dos movimentos sociais que sempre estiveram ao lado da nossa Universidade.
Reitoria da UFFS
Resposta ao Documento Oficial de Exigências e Reivindicações do Movimento Estudantil