A seleção das iniciativas que compõem a participação da UFFS no Selo ODS Educação foi realizada com base em uma amostragem estruturada a partir do banco institucional de projetos de extensão e cultura financiados com bolsas nos anos de 2024 e 2025. O processo buscou garantir representatividade multicampi, contemplando ações desenvolvidas nos três estados onde a Universidade está presente, além de assegurar diversidade nas áreas temáticas da extensão no ensino superior: Educação, Cultura, Direitos Humanos; Meio Ambiente, Saúde; e Tecnologia e Trabalho.
Paralelamente, foi aberta uma chamada interna para manifestação de interesse, permitindo que servidores docentes e técnico-administrativos inscrevessem atividades desenvolvidas em 2025 alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com resultados efetivos junto à comunidade. As ações, conduzidas por equipes multidisciplinares da Universidade, integram um conjunto de práticas que já beneficiaram milhares de pessoas na região.
Para Marcela Maciel, gestora da Plataforma Selo Social na UFFS, “a participação no processo reforça o compromisso institucional com o impacto social. A participação no Selo ODS Educação é também uma validação pública desse trabalho. Mostra que os impactos gerados são reais, mensuráveis e reconhecidos pela sociedade civil. Mais do que uma certificação, este processo nos permite refletir sobre nosso papel enquanto universidade pública e fortalecer ainda mais a política institucional de extensão e cultura, que coloca o desenvolvimento sustentável como princípio orientador das nossas ações”.
Segundo ainda Maciel, “o Selo ODS Educação também tem um efeito multiplicador ao dar visibilidade às iniciativas já existentes e incentivar o surgimento de novas práticas sustentáveis dentro da Universidade”.