A Universidade Federal da Fronteira Sul realizou, no dia 13 de novembro, solenidade para divulgar dos agraciados com menções honrosas e os vencedores do Prêmio Jovem Pesquisador da XV Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica – JIC.
Os melhores trabalhos apresentados por estudantes da UFFS durante a XV JIC foram reconhecidos com Menções Honrosas e com o Prêmio Jovem Pesquisador, a mais alta honraria concedida pela Universidade a seus estudantes e orientadores.
A classificação final foi definida pela média das notas atribuídas ao resumo expandido e à apresentação oral.
O Prêmio Jovem Pesquisador foi concedido ao melhor trabalho de cada uma das três Grandes Áreas do Conhecimento do CNPq: Ciências da Vida / Engenharias, Ciências Exatas e da Terra / Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes.
Para a Menção Honrosa foi realizada uma segunda classificação para identificar os melhores trabalhos das nove Grandes Áreas de Conhecimento do CNPq.
Os estudantes destacados com o Prêmio Jovem Pesquisador, sejam bolsistas ou voluntários, recebem um auxílio no valor de R$ 2.800,00 cada, destinado à submissão e apresentação de trabalhos em eventos científicos de suas áreas ou na Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), que ocorrerá durante a 78ª Reunião Anual da SBPC, na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói/RJ, entre 26 de julho e 1º de agosto de 2026.
Durante os três dias da realização da JIC, de 20 a 22 de outubro, foram apresentados 290 trabalhos científicos, produzidos pelos estudantes bolsistas e voluntários e seus respectivos orientadores.
A lista dos estudantes premiados está na página do evento.