O Comitê Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou a concessão de 16 novas bolsas para a pós-graduação da UFFS, sendo 13 para mestrado e 3 para doutorado. As bolsas são resultantes da Chamada CNPq Nº 50/2024 – Programa Institucional de Bolsas e Pós-Graduação (PIBPG) - Ciclo 2025, lançada em 13 de dezembro de 2024 e que teve como data limite para submissão de propostas o dia 10 de fevereiro de 2025.
Como explica a diretora de Pós-Graduação da UFFS, Samira P. Moretto, “nos empenhamos a participar de todas as chamadas públicas para obtenção de novas bolsas e recursos. Estamos sempre atentos, submetemos os projetos visando o aumento de suporte financeiro para atender aos nossos pós-graduandos, o que acarreta em maior dedicação ao curso e, consequentemente, no aumento da qualidade das pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação da UFFS”.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Joviles Vitório Trevisol, “as 16 novas bolsas de mestrado e doutorado do CNPq se somam às 20 bolsas concedidas pela agência em 2023. Passaremos a receber, no total, 36 bolsas do CNPq, sendo 23 de mestrado e 13 de doutorado. Importante destacar que o CNPq, diferentemente da Capes, oferece, além da bolsa, um valor adicional ao bolsista denominado 'taxa de bancada'".
“Além das bolsas do CNPq, estamos recebendo bolsas da Capes (147 bolsas), Fundação Araucária (10 bolsas), Fapesc (11 bolsas) e Carrefour (8 bolsas). Esses números refletem o grande esforço que o governo federal e as agências estaduais vêm fazendo para reconstruir a pesquisa e a pós-graduação no país. Além das agências federais, a UFFS tem a vantagem de acessar recursos de três importantes agências estaduais de fomento. A Fundação Araucária, a Fapesc e a Fapergs têm sido fundamentais”, comenta Joviles.
“O fomento externo contribui para a formação de mestres e doutores com elevada formação intelectual, técnica e tecnológica. Precisamos investir fortemente na qualidade da formação dos jovens. As bolsas oferecem um importante incremento financeiro para os mestrandos e doutorandos se dedicaram intensamente na sua formação. Precisamos desafiar permanentemente os nossos jovens. Uma sólida formação abre portas e oportunidades, e insere os estudantes no universo da inovação e da criatividade”, completa o pró-reitor.
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em conjunto com as coordenações dos programas de pós-graduação, definirão os critérios para a distribuição das novas bolsas que vão beneficiar estudantes dos cursos de mestrado e doutorado da Instituição.