A Editora UFFS publicou os dois primeiros volumes da Coleção UFFS 15 Anos. O primeiro tem como título Memórias do processo de criação da Universidade Federal da Fronteira Sul, organizado pelos professores Joviles Vitório Trevisol e Marcelo Antônio Ló. O segundo volume, UFFS Campus Cerro Largo – 15 Anos: Uma História Feita a Muitas Mãos, tem na organização Edemar Rotta, Sheila Maria de Andrade, Rafael Rodrigo Wolfart Treib e Sandro Adriano Schneider.
Conforme o proponente da coleção, Antonio Myskiw, a ideia da Coleção surgiu no final de 2023, numa visita que a vice-reitora da UFFS, Sandra Pierozan, fez ao Campus Realeza para participar de uma atividade acadêmica. “Nesta ocasião foi comentado sobre a necessidade de produzir um livro sobre a história da UFFS, visando integrar os eventos comemorativos. Me comprometi a uma proposta inicial, a qual foi acolhida pela reitoria da UFFS. Ao invés de um livro, sugeri produzir uma coleção de livros, tratando da história da Instituição e, ao mesmo tempo, dos campi que a integram, sem descuidar das origens da UFFS (Movimento Pró-Universidade) e do aspecto visual (fotográfica) reunidos nos 15 anos de vida. Não se trata somente de escrever sobre o passado da UFFS, mas de pensar o tempo presente e seus cenários, além de criar perspectivas, caminhos possíveis para o futuro, ainda que não muito distante”, salienta Myskiw.
A proposta de coleção aprovada no Conselho Editorial da Editora UFFS sinalizou produzir 9 livros: 1 livro sobre a Reitoria; 1 livro sobre o campus Chapecó; 1 livro sobre o campus Erechim; 1 livro sobre o campus Cerro Largo; 1 livro sobre o campus Passo Fundo; 1 livro sobre o campus Laranjeiras do Sul; 1 livro sobre o campus Realeza; 1 livro com depoimentos de pessoas que integraram o Movimento Pró-Universidade; e um livro fotográfico sobre a UFFS.
Para a tarefa foram convidados alguns professores e pesquisadores da UFFS para organizar os volumes dos livros. “Professores e pesquisadores que, como eu, ajudaram a escrever a história da UFFS e continuam a influenciar o cotidiano da Universidade, por diferentes meios, dentro e fora da gestão universitária. Cada organizador teve a liberdade de convidar outras pessoas para contribuir na escrita do volume que ficou responsável por produzir, a partir de um roteiro prévio de temas, mas podendo propor novos temas considerando-se as particularidades de cada campi da UFFS”, informa o proponente da Coleção.
Segundo ainda Myskiw, “o conjunto da coleção tem o propósito de trazer ao leitor, sobretudo aquele que não vivenciou os primeiros 15 anos da UFFS, histórias, memórias e compreensões da trajetória institucional no contexto dos últimos 15 anos da história do Brasil, da América Latina e do Ocidente, pois, direta e indiretamente, influenciaram o fazer-se cotidiano da UFFS. A UFFS persegue a missão de formar profissionais e cidadãos, mas para chegar a isso foi necessário construí-la e moldá-la a muitas mãos, muitas prosas, debates e embates, internos e externos. Reexaminar essas histórias e memórias, registrando-as no formato de textos e imagens, é deixar para a posteridade o percurso trilhado, as dificuldades experimentadas e o que continua a ser realizado”..