Conforme dados da Procuradoria Educacional Institucional (PI), neste ano 608 estudantes de 33 cursos de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) participarão do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Em 2025, a avaliação terá algumas novidades, que precisam ser observadas com atenção pelos participantes.
O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial. Em 2025, ele terá três modalidades principais:
Licenciaturas
A avaliação dos cursos de licenciatura seguirá com duas etapas, como em 2024, sendo uma teórica e a outra prática. A principal mudança neste ano é que a avaliação teórica será realizada por meio da Prova Nacional Docente (PND). A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil e é realizada anualmente pelo MEC e pelo Inep para auxiliar estados e municípios na seleção de professores, sem substituir os processos seletivos locais. O estudante inscrito no Enade das Licenciaturas de 2025 irá realizada a PND automaticamente, ficará vinculado ao Sistema PND e será isento da taxa de inscrição. A aplicação da prova está prevista para 26 de outubro. A avaliação prática terá foco nas competências docentes desenvolvidas durante a formação, como parte da análise do processo de formação para o exercício da docência.
Na UFFS participarão do Enade das Licenciaturas em 2025, ao todo, 26 cursos: Ciências Biológicas (Cerro Largo, Laranjeiras do Sul e Realeza); Ciências Sociais (Chapecó, Erechim e Laranjeiras do Sul); Filosofia (Chapecó e Erechim); Física (Cerro Largo e Realeza); Geografia (Chapecó e Erechim); História (Chapecó e Erechim); Letras/Português/Espanhol (Cerro Largo, Chapecó e Realeza); Matemática (Cerro Largo e Chapecó); Pedagogia (Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza); e Química (Cerro Largo e Realeza).
Links para os sistemas: Enade - https://enade.inep.gov.br/; PND - https://pnd.inep.gov.br/pnd/
Bacharelados
Os cursos de bacharelado serão avaliados como nas edições anteriores, por meio de prova teórica, que abordará conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas durante a graduação. Na UFFS serão 7 os cursos avaliados: Administração (Cerro Largo, Chapecó e Laranjeiras do Sul); Ciências Econômicas (Chapecó e Laranjeiras do Sul); Medicina (Chapecó e Passo Fundo). A aplicação da prova está prevista para o dia 23 de novembro.
Link para o sistema: Enade - https://enade.inep.gov.br/
Medicina
Os cursos de Medicina passarão, em 2025, a ser avaliados por meio do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). Será obrigatória a participação de todos os estudantes concluintes dos cursos de Medicina, inscritos pelas instituições de ensino no Enade. A prova do Enamed está prevista para 19 de outubro. O Exame será aplicado anualmente.
O Enamed tem como objetivo avaliar o desempenho acadêmico dos estudantes concluintes, verificar competências e habilidades adquiridas ao longo do curso e subsidiar políticas públicas para formação médica. O Exame também será articulado com os critérios de seleção para o Exame Nacional de Residência (Enare), caso o estudante deseje ingressar na residência médica por esse processo unificado.
Link para o sistema: https://enamed.inep.gov.br/enamed/