“Família unida, permanece unida”. Esta antiga frase ganha um sentido especial quando se conhece a história da família Schons. Gilmar José, Fernanda e Guilherme, pai, mãe e filho, respectivamente, escrevem sua trajetória juntos não apenas no convívio familiar, mas também na vida acadêmica. Os três, atualmente, são acadêmicos da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim.
Em 2020 a história da família Schons cruzou-se pela primeira vez com a da UFFS. Naquele ano, Guilherme, então único filho do casal Gilmar José e Fernanda Schons, iniciou o curso de História no Campus Erechim. Apesar de um começo complicado, devido à pandemia de coronavírus, Guilherme afirma que o período da graduação foi “maravilhoso e intenso”. “Sempre busquei aproveitar todas as oportunidades que a UFFS nos oferece. Além das disciplinas, me envolvi em projetos de ensino, como o Grupo Práxis do Programa de Educa/ção Tutorial (PET), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP), de pesquisa, /mediante iniciações científicas, de extensão e, além disso, fui representante discente em diversos órgãos colegiados, entre os quais o Conselho Universitário (Consuni)”, recorda.
“Posso dizer que a graduação em História abrangeu um período muito importante na consolidação da minha postura como historiador, pesquisador e educador. Guardo excelentes lembranças e valorosos aprendizados!”, afirma Guilherme, que finalizou o curso de História em 2024 e seguiu com os estudos. Ele conta que “por entender a pesquisa como uma contingência da minha profissão de historiador e professor de História, o desejo de seguir os estudos em nível de pós-graduação me acompanhou durante todo o meu percurso na UFFS. Além disso, a participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão fortaleceu essa vontade e me fez enxergar a viabilidade do mestrado”.
No último semestre da graduação, Guilherme candidatou-se nos processos seletivos dos mestrados Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), em História (PPGH) e Profissional em Educação (PPGPE), todos na UFFS. Conseguiu aprovação nos três e decidiu pelo Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas. Pouco antes disso, em 2023, mais um membro da família Schons ingressou no quadro discente da UFFS – Campus Erechim: a mãe, Fernanda, que iniciou o Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e no ano seguinte seria colega de curso do filho.
Fernanda é graduada em Matemática e atua como professora há 30 anos, trabalhando com aulas particulares de reforço escolar. Nos últimos tempos, tem se dedicado ao mestrado com bolsa da Capes e também está cursando graduação em Letras, assim como o filho Guilherme. Ambos fazem o curso no Centro Universitário Internacional. Fernanda afirma que o filho foi um fator determinante para que tenha escolhido fazer mestrado na UFFS, pois ele cursava História em 2023, ano em que participou dos processos seletivos do PPGICH e do PPGPE.
“Na época, fui aprovada para os dois cursos e precisei optar por um deles. Com isso, a existência de um Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e a chance de cursá-lo encantou-me, tendo em vista que minha essência como educadora e pesquisadora é de natureza interdisciplinar, o que se evidencia, também, por meio das áreas em que atuo – Matemática e Letras. Outro aspecto é que tenho grande apreço e vínculo pela educação pública e, desse modo, ser mestranda em uma universidade federal, gratuita e de qualidade significa uma possibilidade para ajudar a construir um projeto com o qual me identifico”, comenta Fernanda.
Neste segundo semestre de 2025, a UFFS – Campus Erechim recebe entre seus novos estudantes da pós-graduação mais um membro da família Schons. Gilmar faz parte da nova turma do Mestrado em Geografia, que iniciou as aulas em 11 de agosto. Ele é graduado em Matemática e graduando em Geografia, pelo Centro Universitário Internacional. Gilmar tem atuado como professor particular de reforço escolar, mas afirma que com a aprovação no mestrado seu foco tem sido a dedicação à pesquisa.
Gilmar fala que sempre teve o sonho de estudar e pesquisar na área da Geografia. “Tendo esposa e filho, ambos mestrandos na UFFS, passei a perceber esse desejo como uma possibilidade tangível. Lendo a respeito do funcionamento, do escopo e da proposta do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFFS, fiquei muito animado mediante as ideias, objetivos e organização do curso, especialmente em relação à estrutura multicampi e ao modo de oferta das disciplinas”, comenta. Ele participou como aluno especial de duas disciplinas no primeiro semestre de 2025 e agora tornou-se aluno regular do curso. “Tive a felicidade de ser aprovado em 1º lugar”, destaca.