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Projetos da UFFS apoiados pelo MPT estão em plena atividade

Procuradora esteve recentemente no Campus Chapecó e pode ver de perto resultado das parcerias já firmadas

Diretoria de Comunicação Social — 11 de Abril de 2025 — Atualizado em 11/04/2025

Projetos da UFFS apoiados pelo MPT estão em plena atividade

Procuradora do MPT, Elysa Tomasi, esteve reunida com o reitor da UFFS, o diretor de Políticas de Graduação, a presidente da Comissão do Pró-Imigrante e docentes que atuam em projetos já contemplados pela parceria entre a UFFS e o MPT

Em recente visita feita à UFFS – Campus Chapecó, a procuradora do Ministério Público Federal do Trabalho, Elyza Tomazi, pode conferir de perto os resultados de algumas das parcerias já firmadas entre o órgão e a Universidade. Entre as ações contempladas está o projeto “Brinquedoteca: um espaço de brincar, conviver e criar”, que recebeu mobiliário e equipamentos para o Laboratório de Experiências Lúdicas e Brincadeiras (Ludobric), localizado no Bloco 2 de Laboratórios do Campus Chapecó.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora Kátia Seganfredo, o Ludobric está em plena atividade. Ele atende a diversas ações, como o projeto de extensão “Abrigando afetos, construindo aprendizagens: oficinas culturais e educativas junto a crianças e adolescentes do Serviço de Acolhimento Institucional de Chapecó”, com atividades quinzenais, nos sábados à tarde. Por meio dele são realizadas atividades lúdicas, culturais e educativas. A coordenação é da professora Kátia e da professora Aline Lazarotto e conta com o apoio dos monitores/acadêmicos Elizeu Teixeira, Daniella Toniollo, Marcilene Barreto, Georgia Bastos e Carliene Gonçalves.

Kátia explica que o Serviço de Acolhimento Institucional é uma instituição destinada a acolher crianças e adolescentes que foram afastados de suas famílias devido a situações de vulnerabilidade. Ela afirma que “de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), uma das medidas de acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social é a institucionalização. Tal medida consiste em acolher crianças e adolescentes em locais próprios e proporcionar maior qualidade de vida e proteção durante sua 'estada' na Instituição. São quatro tipos: abrigo institucional de permanência continuada, casa lar, república e família acolhedora. Nosso projeto envolve as crianças e adolescentes do Serviço de Acolhimento e das duas Casa Lar de Chapecó”.

Outra atividade do Ludobric é o recebimento de visitas de escolas. Segundo Kátia, já há duas escolas com visitas agendadas. Aquelas que tiverem interesse em agendar uma visita, podem entrar em contato por meio do Instagram do Ludobric, @ludobric. O laboratório também será de fundamental importância para atender as mães imigrantes que participarem do projeto de extensão “Empreendedorismo e inserção no mercado de trabalho para mulheres imigrantes”, também contemplado pela parceria com o MPT.

Por meio do projeto, é ofertado um curso de empreendedorismo a mulheres imigrantes, que, durante as aulas, terão no Ludobric um local seguro para deixar seus filhos. O curso já atendeu a 120 alunas e, conforme a coordenadora, a professora Kelly Cristina Benetti Tonani Tosta, terá uma nova turma em 2025. Ela informa que o curso está em fase de planejamento e a expectativa é que ele seja ofertado novamente no segundo semestre. 

Além do curso de empreendedorismo, a professora Kelly também coordena o projeto de pesquisa “Diagnóstico – Imigrantes e mercado de trabalho em Chapecó – SC”, que recebeu apoio por meio da parceria com o MPT. O objetivo geral do projeto é “analisar, sob a ótica dos imigrantes, o perfil empreendedor e os desafios enfrentados para ingresso e permanência no mercado de trabalho em Chapecó – SC”. O estudo, que teve início em setembro de 2024, está previsto para encerrar no início de setembro de 2025. De acordo com a professora Kelly, no momento a equipe responsável está trabalhando com a coleta de dados. O projeto conta com a colaboração do professor Humberto Tonani Tosta, dos bolsistas Wilvens Antoine e Matheus Henrique Rodrigues da Costa e das técnicas Andreia do Prado Bueno e Rosenei Cella. 

Além dos projetos já mencionados, foi também contemplado pela parceria com o MPT o projeto “Ensino de português como língua estrangeira: a importância da linguagem na inclusão laboral e sociocultural da população imigrante”, coordenado pelo Centro de Línguas da UFFS – Campus Chapecó. O curso já atendeu a mais de 2.000 imigrantes. Outros projetos já foram encaminhados e aguardam recursos, entre eles está um destinado a aquisição de equipamentos e mobília para a sala do Pró-Imigrante no Campus Chapecó (sala 406 do Bloco A), local cedido aos estudantes e que precisa de estrutura para atender as necessidades deste público, para estudos, descanso, integração e atividades culturais. 

Visita da procuradora

A procuradora Elysa Tomasi esteve na UFFS – Campus Chapecó no dia 3 de abril, onde foi recebida pelo reitor João Alfredo Braida, pelo diretor de Políticas de Graduação, Bernardo Berenchtein, pela presidente da Comissão do Programa Pró-Imigrante, Rosenei Cella, e pelos docentes Katia Seganfredo, Aline Lazarotto, Kelly Tosta e Humberto Tosta, que atuam em projetos contemplados pela parceria entre a UFFS e o MPT. Após a reunião, a procuradora fez uma visita aos espaços nos quais são desenvolvidos alguns dos projetos mencionados acima. 

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