Rochele Vanzin Bigolin é graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e mestre em Direito Público pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). É procuradora federal desde 2007. Foi membro da Câmara de Ciência, Tecnologia e Inovação da Procuradoria-Geral Federal CP-CTI/PGF (2018-2024) e coordenadora-geral de Consultoria Jurídica (2014-2025).
Para Rochele, “ser nomeada procuradora-chefe da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma honra imensa e, acima de tudo, uma grande responsabilidade. Este é um momento de profunda gratidão e também de reflexão sobre a trajetória até aqui - construída com muito estudo, dedicação e compromisso com o serviço público”.
“Assumir essa função é mais do que um reconhecimento profissional; é a oportunidade de contribuir de forma ainda mais efetiva com uma instituição que tem um papel fundamental no desenvolvimento regional e na promoção do conhecimento. A Procuradoria Jurídica tem como missão auxiliar os gestores da Universidade na legalidade de seus atos, oferecendo segurança jurídica às decisões institucionais e promovendo uma atuação pautada na responsabilidade, na ética e na legalidade”, diz.
“Sinto-me verdadeiramente motivada a trabalhar com transparência e espírito colaborativo, buscando sempre o melhor para a UFFS e para a sociedade que ela serve. É gratificante saber que podemos fazer a diferença, não apenas com palavras, mas com ações concretas, ajudando a construir uma universidade pública cada vez mais sólida e comprometida com seus princípios”, finaliza.