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Educação EspecialEvento

Trabalhos sobre educação inclusiva já podem ser submetidos ao II Senei

Submissões podem ser feitas até o dia 6 de julho. Evento será realizado de 22 a 26 de setembro em Chapecó

Diretoria de Comunicação Social — 03 de Junho de 2025 — Atualizado em 03/06/2025

Trabalhos sobre educação inclusiva já podem ser submetidos ao II Senei

Está aberto, até 6 de julho, o período para a submissão de trabalhos ao II Seminário Nacional de Educação Inclusiva (Senei): da educação adaptativa a prática colaborativa, que será realizado de 22 a 26 de setembro, no campus da UFFS em Chapecó. Poderão ser submetidos para avaliação trabalhos no formato de comunicação oral (resumo expandido) nos seguintes eixos temáticos: Acessibilidade e inclusão; Políticas educacionais inclusivas; Formação de professores; e Práticas educacionais inclusivas.

As submissões deverão ser encaminhadas por meio da página do II Senei no Portal de Eventos, no botão “Envia submissão”. Para inscrever-se como apresentador de trabalho será necessário preencher o Formulário Eletrônico de Inscrição, o mesmo utilizado para a inscrição de ouvintes. A relação de trabalhos aceitos será divulgada a partir de 26 de agosto. Aqueles que forem aprovados serão publicados nos anais do evento. 

II Senei

O II Seminário Nacional de Educação Inclusiva é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Políticas e Práticas de Inclusão (GPPPIn/UFFS/CNPq), em parceria com os cursos de Educação Especial Inclusiva – segunda licenciatura, Pedagogia – licenciatura e com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFFS. Ele tem como público-alvo estudantes da graduação e da pós-graduação, pesquisadores, docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, gestores escolares e demais interessados na temática. 

Conforme a coordenação do Senei, ele “busca constituir um espaço de socialização de práticas educacionais e de debate acadêmico sobre pesquisas que tenham como foco a inclusão educacional, no direcionamento de ênfase entre a educação adaptativa e as práticas colaborativas. O evento configura um espaço de trocas de experiências e de reafirmação do compromisso com a promoção da educação como um direito de todos, comprometida com a inclusão de grupos sociais discriminados negativamente ao longo da história”. 

“Os preceitos da educação inclusiva orientam (informam) que a escolarização de todos em um ambiente comum tem potencial para, entre outras possibilidades, oportunizar: o acesso a conhecimentos diversos; o respeito à diferença; além de constituir lócus privilegiado para a formação de sujeitos que saibam conviver em uma sociedade cujo princípio de existência é a diferença”, destaca a coordenação.

Programação

O evento terá carga horária total de 40 horas. Entre os destaques da programação estão: 

Dia 22/09 

14h30 – Mesa de abertura: A atuação da gestão nos cenários da educação inclusiva; com Cláudia Simone Fantin (Coordenadoria Regional de Educação – CRE); e Locenir Tereza de Moura Selivan (Associação dos Municípios do Oeste do Estado de Santa Catarina/AMOSC)

19h – Conferência de abertura: Educação inclusiva com trabalho colaborativo: dos especialismos às abordagens universalistas, com Enicéia Gonçalves Mendes (Universidade Federal de São Carlos/UFSCar)

Dia 23/09 

14h30 – Mesa de debate: Inclusão Escolar e o princípio político do comum, com Graciele Marjana Kraemer (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS); e Roseli Belmonte Machado (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS)

19h – Palestra: Precariedade diferencial e políticas de aliança: possibilidades de resistência no/com o campo da Educação Especial, com Kamila Lockmann (Universidade Federal de Rio Grande/FURG) 

Dia 24/09

14h às 18h - Apresentação de trabalhos 

19h – Palestra: Entre o Direito, o Laudo Médico e a Necessidade Pedagógica: fragmentos da judicialização da Educação Especial, com Washington Cesar Shoiti Nozu (Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD). 

Dia 25/09 

14h às 18h - Apresentação de trabalhos 

19h – Palestra: O Desenho Universal para a Aprendizagem como possibilidade para a inclusão, com Jacqueline Lidiane de Souza Prais (Universidade Tecnológica Federal do Paraná/UTFPR). 

Dia 26/09 

14h – Oficinas: Braille (Adevosc); Língua Brasileira de Sinais; Ações didático-pedagógicas e autismo

14h – Cine-debate – o trabalho com curtas e longas conversas 

14h – Roda de conversa: viver a escola a partir da experiência da deficiência 

19h – Conferência de encerramento: Corpos deficientes, seus agenciamentos e os fazeres juntos: da educação adaptativa à insurgência do comum na escola, com Pedro Ângelo Pagni (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP)

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