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Educação IntegralExtensão

UFFS lança “Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul”

Documentário com experiências em Educação Integral terá lançamento em formato de websérie no Youtube

Diretoria de Comunicação Social — 26 de Maio de 2025 — Atualizado em 27/05/2025

UFFS lança “Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul”

Documentário estará disponível para visualização no canal @uffseducacaointegral no Youtube

Em meados de janeiro de 2025, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) lançou um edital para a seleção de experiência em Educação Integral de escolas dos três estados da região sul. Mais de 40 projetos foram inscritos e, destes, seis foram selecionados para compor o documentário “Entre o inédito e o viável: práticas da escola em tempo integral na Região Sul”. Após meses de produção, o documentário está pronto para ser lançado.

Um pré-lançamento do documentário foi realizado nos seminários regionais do projeto “Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral - Região Sul - 2025” - promovido pela UFFS em parceria com o Ministério da Educação (MEC) - em Lages (SC), Santa Maria (RS) e Guarapuava (PR), nos meses de abril e maio. Nesta semana, os vídeos de cada uma das escolas selecionadas serão lançados em formato de websérie, no canal de Youtube @uffseducacaointegral.

O documentário apresenta duas experiências de cada um dos estados da região sul. Do Paraná participam o Colégio Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana, de Chopinzinho, e a Escola Municipal Aroldo de Freitas, de Pinhais. De Santa Catarina a Escola Básica Municipal Encano Central, de Indaial, e a Escola do Campo em Tempo Integral Bela Vista, de Nova Itaberaba. Do Rio Grande do Sul participam a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Augusta, de Campo Bom, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Vidal de Negreiros, de Santa Cruz do Sul.

Colégio Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana

A professora Gilza Maria de Souza Franco, coordenadora regional no Paraná do projeto de formação da UFFS, auxiliou na produção do vídeo do Colégio Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana, de Chopinzinho (PR). Segundo ela, "o vídeo da Escola Cely Tereza Grezzana na websérie está incrível. Estive presente durante as filmagens e posso garantir: a história dessa escola é inspiradora. O que mais me impressionou foi a forma como ela se integra à comunidade local. Por meio de projetos de turismo, alunos e professores criaram uma conexão verdadeira com a comunidade. No vídeo, será possível acompanhar como os estudantes participam de atividades que vão muito além da sala de aula, explorando a cultura e as belezas naturais da região. É uma aula de vida sobre como a educação pode ser uma ponte para o mundo: desenvolvendo habilidades, fortalecendo vínculos e despertando o espírito cidadão".

Escola Básica Municipal Encano Central

Para o professor Alexandre Mauricio Matiello, coordenador regional em Santa Catarina do projeto de formação da UFFS, que trabalhou na produção do vídeo da Escola Básica Municipal Encano Central, de Indaial (SC), “a visita à Escola Encano Central nos marcou, especialmente porque nós vimos que aquele projeto de Educação Integral está alicerçado num diálogo intenso com a comunidade. Todos os esforços que a gente viu lá dependiam de um coletivo, que tinha um espírito de engajamento bastante peculiar. O nível de integração entre os docentes e gestores da escola mostra como a escola é um projeto prioritário na vida deles. Eles estão ali ensinando e se envolvendo com esse projeto porque acreditam, não é simplesmente um ofício, uma profissão, é algo que eles fazem com muito encantamento. Um envolvimento que vai para além das horas de expediente. É uma escola antiga e que, por isso mesmo, tem uma capilaridade muito forte na comunidade, um forte comprometimento de todas as famílias que também se dedicam para o projeto, colaboram, se voluntariam. A gente vê as crianças muito felizes, porque é uma escola que não cansa, pelo contrário, oferece oportunidades de aprendizado, principalmente em relação à natureza, à cultura e à participação. Ela tem um grêmio estudantil, que é raro em uma escola de ensino do primeiro fundamental”. 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Augusta

“Além de testemunhar uma prática inspiradora de Educação Integral - representada com sensibilidade e protagonismo pela Escola Dona Augusta -, destacou-se o entusiasmo genuíno da comunidade escolar e o envolvimento da comunidade local. Foi possível perceber uma mobilização coletiva, marcada pela alegria e pelo orgulho de compartilhar a escola, suas rotinas, os projetos desenvolvidos, os espaços de aprendizagem e, especialmente, os modos como o conhecimento é construído em diálogo com o território. Foi marcante observar uma aprendizagem significativa, enraizada no pertencimento e conduzida com entusiasmo. Uma formação integral em tempo integral que se mostra viva, engajada e profundamente conectada à realidade dos sujeitos e de sua comunidade”, comenta a professora Denise Knorts da Silva, coordenadora regional do projeto de formação na UFFS - Campus Erechim, que auxiliou na produção do vídeo da escola de Campo Bom (RS).

Escola Municipal Aroldo de Freitas

O professor Cristiano Augusto Durat, coordenador regional do projeto de formação na UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, atuou na produção do vídeo da Escola Municipal Aroldo de Freitas, de Pinhais (PR). Para ele, “vivenciar as gravações do projeto cozinha experimental e dialogar com os professores, com as crianças e equipe diretiva da Secretaria Municipal de Educação, foi uma experiência revigorante pelo alcance pedagógico da escola integral em tempo integral. Ali, busca-se uma formação humana, com consciência crítica sobre a importância de uma alimentação saudável e o cuidado com o meio ambiente, dando destino correto para os resíduos sólidos. É perceptível o envolvimento das crianças com a horta escolar, desde o momento do plantio dos alimentos, o cuidado com a colheita e sua preparação seguindo protocolos de higiene. O trabalho interdisciplinar dos conteúdos da língua portuguesa, matemática e das ciências se materializam nesse trabalho coletivo, contribuindo dessa maneira para um despertar, para um envolvimento e compromisso social, político e econômico com temas contemporâneos e emergentes da nossa sociedade atual. Essa experiência reflete a formação humana que a Educação Integral busca para a escola pública brasileira e que nós, professores, pais, estudantes e sociedade civil devemos e podemos lutar para que todas as redes de ensino assumam esse compromisso”. 

Escola do Campo em Tempo Integral Bela Vista

“A trajetória da Escola do Campo em Tempo Integral Bela Vista, é um exemplo de que é possível construir uma Educação Integral de qualidade.  Esta escola é exemplo de resistência e superação! Pois, a partir da iminência de fechamento da escola é que ela se reinventa e com base na concepção de uma educação transformadora integral e integradora, desenvolve  processos formativos que reconhecem as diferentes dimensões constitutivas dos sujeitos: cognitiva, física, emocional, cultural e social. É uma escola onde o currículo é vivo, no sentido de que é uma escola que tem movimento, integração de espaços e de pessoas e articulação de saberes. Merece destaque neste processo, o planejamento coletivo dos professores e a relação com a comunidade, práticas que evidenciam o diálogo e a participação coletiva como dimensões formativas”, destaca a professora Kátia Aparecida Seganfredo, coordenadora regional do projeto de formação na UFFS - Campus Chapecó, que participou da produção do vídeo com a experiência da escola de Nova Itaberaba (SC).

Escola Municipal de Ensino Fundamental Vidal de Negreiros

“Acompanhei a gravação do documentário na Escola Municipal de Ensino Fundamental Vidal de Negreiros no interior de Santa Cruz do Sul (RS). Foi inspirador conhecer a escola e seus espaços e como ela foi reconstruída para promover o desenvolvimento integral das crianças. No depoimento das professoras fica muito clara a participação da comunidade, dos pais das crianças e o modo colaborativo de ajudar na construção de espaços como a Casa Vivá, na qual as crianças têm contato com jogos e atividades investigativas. O bosque da escola é um espaço amplo que possibilita o contato das crianças com  a natureza, seus sons e as brincadeiras ‘de faz de conta’. O engajamento dos professores  nos projetos que desenvolvem e nas atividades realizadas nas 'salas de referência', é um testemunho de como tecer laços, inspirar transformações e construir aprendizagens em diálogo com o território”, afirma a professora Danusa de Lara Bonotto, coordenadora regional no Rio Grande do Sul do projeto de formação da UFFS.

Datas de lançamento

Confira a seguir as datas de lançamento de cada um dos vídeos que compõem o documentário: 

Dia 27/05 - Colégio Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana, de Chopinzinho (PR) 

Dia 28/05 - Escola Básica Municipal Encano Central, de Indaial (SC)  

Dia 29/05 - Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Augusta, de Campo Bom (RS)  

Dia 30/05 - Escola Municipal Aroldo de Freitas, de Pinhais (PR)  

Dia 31/05 - Escola do Campo em Tempo Integral Bela Vista, de Nova Itaberaba (SC)  

Dia 01/06 - Escola Municipal de Ensino Fundamental Vidal de Negreiros, de Santa Cruz do Sul (RS) 

Confira o vídeo de apresentação do documentário: link para o vídeo.

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