Your browser does not support JavaScript! 0 1 2 3
Loading...
EventoExtensãoGeografiaPPGGeo

Evento na UFFS abordará o risco de inundação em Erechim e região do Alto Uruguai gaúcho

Serão apresentados levantamentos referentes a área urbana de Erechim, incluindo o mapeamento das áreas de risco de inundação

Assessoria de Comunicação do Campus Erechim — 25 de Outubro de 2023 — Atualizado em 24/02/2025

Evento na UFFS abordará o risco de inundação em Erechim e região do Alto Uruguai gaúcho

Na próxima segunda-feira (30/10), a UFFS - Campus Erechim realizará uma atividade para debater o risco de inundação em Erechim e na região do Alto Uruguai gaúcho. Será às 17h, no auditório do Bloco dos Professores. Participam do evento os pesquisadores André Ricardo Furlan e Victor dos Santos Lopes. André é licenciado em Geografia pela UFFS, mestre e doutorando na mesma área pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Victor é licenciado e mestrando em Geografia pela UFFS.

A atividade tem por objetivo analisar o risco de inundação em diferentes escalas do território, buscando compreender a urgência de um debate sobre esse fenômeno. Para isso, conforme os pesquisadores, é necessário considerar a perspectiva das bacias hidrográficas como parte integral do planejamento ambiental e ordenamento territorial, destacando a interconexão entre a gestão pública e o uso do território.

- A abordagem permitirá obter uma visão abrangente dos comitês de bacias hidrográficas e seus municípios, bem como dos planos de Bacia, Diretor e de Contingência, a fim de avaliar o nível de segurança e a capacidade de resposta diante dos riscos de inundação – destacam os convidados.

Serão abordadas as enchentes que ocorreram na primeira semana de setembro de 2023 no estado do Rio Grande do Sul, com foco nos comitês do Apuaê-Inhandava, Passo Fundo e Várzea, todos situados na região do Alto Uruguai gaúcho. Também serão apresentados levantamentos detalhados referentes a área urbana do município de Erechim, incluindo o mapeamento das áreas de risco de inundação, levando em consideração tanto o perigo quanto a vulnerabilidade. A ideia é discutir como os responsáveis pelo planejamento e gestão territorial/ambiental e outros atores estão trabalhando para desenvolver planos de avaliação e mitigação dos impactos socioespaciais causados por esse fenômeno.

O evento é parte da projeto de extensão “A cidade de Erechim no século XXI: adensamento, expansão e dinâmica imobiliária - repensando a região e a cidade”, coordenado pela professora Juçara Spinelli.

- Em tempos de fortes mudanças climáticas e o consequente agravamento de eventos extremos, torna-se mais que necessário discutir sobre a cidade e a região; identificando pontos de maior impacto, a exemplo das áreas de inundação, e as perspectivas para a tomada de decisões e medidas necessárias – destaca a docente da UFFS.

- Refletir sobre a cidade e a região e seu planejamento torna-se cada vez mais importante pois, além de possibilitar que a comunidade acadêmica e regional passe a tomar conhecimento das situações de potenciais ocorrências, permite alcançar o conhecimento sobre normativas urbanísticas vigentes, buscando qualificar as ações e políticas, bem como o processo de participação coletiva. Os cursos de licenciatura, bacharelado e mestrado em Geografia da UFFS vêm se empenhando em alcançar instrumentos, a exemplo de mapeamentos e análises críticas, para tais reflexões, contribuindo para a adaptação dos processos de mitigação, frente às alterações decorrentes das mudanças climáticas.

O evento também será transmitido pelo WebEx, na sala https://uffs.webex.com/webappng/sites/uffs/dashboard/pmr/jucara.spinelli.

Relacionadas

Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
CEP 97900-000
Tel. (55) 3359-3950
CNPJ: 12.345/0001-12

Campus Chapecó

Rodovia SC 484, km 02,
Bairro Fronteira Sul,
Chapecó, SC
CEP 89815-899
Tel. (49) 2049-2600
CNPJ 11.234.780/0007-46

Campus Erechim

ERS 135, km 72, 200,
Caixa Postal 764,
Erechim, RS
CEP 99700-970
Tel. (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405,
Caixa Postal 106,
Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
Tel. (42) 3635-0000
CNPJ 11.234.780/0004-01

Campus Passo Fundo

Rua Capitão Araújo, 20,
Centro,
Passo Fundo, RS
CEP 99010-200
Tel. (54) 3335-8514
CNPJ 11.234.780/0006-65

Campus Realeza

Rodovia PR 182, km 466,
Caixa Postal 253,
Realeza, PR
CEP 85770-000
Tel. (46) 3543-8300
CNPJ 11.234.780/0005-84