Sob essa perspectiva, a equipe interdisciplinar passou a desempenhar pesquisas bibliográficas, documentais e de campo no sentido de viabilizar ações educacionais com o intuito de promover aos alunos a compreensão do significado de unidade de medida de capacidade, oportunizar a compreensão do contexto social, histórico e cultural do chafariz da Praça da Bandeira de Erechim, bem como estimar e comparar unidades de medida de capacidade através da proposição de situações-problema que, ao envolver a capacidade do chafariz, levam os estudantes a elaborar estratégias de resolução e assim, contemplar o processo de ensino e aprendizagem com vistas à educação para a cidadania.
A contextualização histórica, as especificidades e curiosidades, assim como a capacidade do chafariz da Praça da Bandeira foram aspectos pesquisados e explorados com os estudantes, que se mostraram muito empolgados com a temática. A capacidade do chafariz é de 63 m³, ou seja, 63.000 litros e foi obtida por meio de pesquisa de campo realizada pela professora Fernanda Schons, que destaca o quão ricas são as aprendizagens desenvolvidas no Estudo de Aula. Segundo ela, “ao mobilizar conhecimentos de diferentes áreas e ao privilegiar a colaboração e reflexão, o Estudo de Aula impacta positivamente as aprendizagens dos alunos, os saberes docentes, a escola, a universidade e a sociedade”.
No dia 11 de dezembro, os estudantes, acompanhados de suas professoras e dos demais professores e pesquisadores participantes do projeto, tiveram a oportunidade de assistir a uma aula pública ministrada pelo professor e historiador Enori Chiaparini, especialista na história de Erechim. Os participantes puderam acompanhar uma aula sobre a história da Praça da Bandeira, o planejamento e o desenho urbano de Erechim, o chafariz e demais monumentos históricos em seu entorno.