Your browser does not support JavaScript! 0 1 2 3
Loading...
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
Extensão

Projeto de extensão desenvolve Estudo de Aula de Matemática em escola de Erechim

Chafariz da Praça da Bandeira foi utilizado para estabelecer conexões com a temática de Unidades de Medidas de Capacidade

Assessoria de Comunicação do Campus Erechim — 12 de Dezembro de 2023 — Atualizado em 18/02/2025

Projeto de extensão desenvolve Estudo de Aula de Matemática em escola de Erechim

A UFFS - Campus Erechim realizou, em parceria com a 15ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul e com o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T), mais um Ciclo Lesson Study (Estudo de Aula) em Matemática. O Estudo de Aula caracteriza uma abordagem de desenvolvimento profissional centrada na prática do professor pautada na colaboração e na reflexão, em que o foco está direcionado à aprendizagem dos alunos e às aprendizagens profissionais dos professores. A partir da escolha do tópico da Matemática a ser abordado, o ciclo se constitui em quatro etapas – definição de objetivos, planejamento, lecionação com observação dos participantes e reflexão pós-aula.

O projeto de extensão desenvolvido desde outubro na Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Germano Imlau, sob condução da professora Adriana Richit, da UFFS, envolveu estudantes do 4° e do 5° ano do Ensino Fundamental e contou com a participação das professoras da escola: Bruna Caroline de Souza, Eliane Maria Agazzi, Kéluin Regina Wolan, Marisa Bernardi e Maritânia Pavan, além de professores e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento: Bruna Caroline Rodrigues (acadêmica de Pedagogia da UFFS), Fernanda Schons (professora de Matemática e mestranda no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas) e Mauri Luís Tomkelski (professor de Física da Rede Estadual de Ensino/RS e doutorando em Educação, especialidade em Didática das Ciências, pela Universidade de Lisboa) – os quais são integrantes do GEPEM@T – e Thuysa Schlichting de Souza (doutoranda em Educação, especialidade em Didática da Matemática, pela Universidade de Lisboa), que, por residir em Londres, participou do estudo via Google Meet e acompanhou presencialmente os dias de realização das aulas e de reflexão pós-aula.


Neste Ciclo de Estudo de Aula, o tópico da Matemática selecionado pela equipe – a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – para realizar a abordagem foi Unidades de Medida de Capacidade. O Estudo de Aula é uma metodologia que preconiza a possibilidade de realização de um trabalho interdisciplinar, em que os estudantes se percebam sujeitos do contexto sociocultural em que estão inseridos. Face a isso, as professoras, sensíveis aos interesses dos estudantes, sugeriram que fossem estabelecidas conexões entre as Medidas de Capacidade e o chafariz da Praça da Bandeira de Erechim.


Sob essa perspectiva, a equipe interdisciplinar passou a desempenhar pesquisas bibliográficas, documentais e de campo no sentido de viabilizar ações educacionais com o intuito de promover aos alunos a compreensão do significado de unidade de medida de capacidade, oportunizar a compreensão do contexto social, histórico e cultural do chafariz da Praça da Bandeira de Erechim, bem como estimar e comparar unidades de medida de capacidade através da proposição de situações-problema que, ao envolver a capacidade do chafariz, levam os estudantes a elaborar estratégias de resolução e assim, contemplar o processo de ensino e aprendizagem com vistas à educação para a cidadania.

A contextualização histórica, as especificidades e curiosidades, assim como a capacidade do chafariz da Praça da Bandeira foram aspectos pesquisados e explorados com os estudantes, que se mostraram muito empolgados com a temática. A capacidade do chafariz é de 63 m³, ou seja, 63.000 litros e foi obtida por meio de pesquisa de campo realizada pela professora Fernanda Schons, que destaca o quão ricas são as aprendizagens desenvolvidas no Estudo de Aula. Segundo ela, “ao mobilizar conhecimentos de diferentes áreas e ao privilegiar a colaboração e reflexão, o Estudo de Aula impacta positivamente as aprendizagens dos alunos, os saberes docentes, a escola, a universidade e a sociedade”.

No dia 11 de dezembro, os estudantes, acompanhados de suas professoras e dos demais professores e pesquisadores participantes do projeto, tiveram a oportunidade de assistir a uma aula pública ministrada pelo professor e historiador Enori Chiaparini, especialista na história de Erechim. Os participantes puderam acompanhar uma aula sobre a história da Praça da Bandeira, o planejamento e o desenho urbano de Erechim, o chafariz e demais monumentos históricos em seu entorno.


Conforme a professora Adriana Richit, “o ano de 2024 será muito produtivo, com o desenvolvimento de Estudos de Aula em Matemática em vários níveis de ensino”. Ela reitera que o Estudo de Aula configura-se um processo formativo dinâmico, dialógico e teoricamente fundamentado, que possibilita realizar trabalho colaborativo, refletir sobre a prática e compreender o desenvolvimento do raciocínio dos estudantes.

Relacionadas

Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
CEP 97900-000
Tel. (55) 3359-3950
CNPJ: 12.345/0001-12

Campus Chapecó

Rodovia SC 484, km 02,
Bairro Fronteira Sul,
Chapecó, SC
CEP 89815-899
Tel. (49) 2049-2600
CNPJ 11.234.780/0007-46

Campus Erechim

ERS 135, km 72, 200,
Caixa Postal 764,
Erechim, RS
CEP 99700-970
Tel. (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405,
Caixa Postal 106,
Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
Tel. (42) 3635-0000
CNPJ 11.234.780/0004-01

Campus Passo Fundo

Rua Capitão Araújo, 20,
Centro,
Passo Fundo, RS
CEP 99010-200
Tel. (54) 3335-8514
CNPJ 11.234.780/0006-65

Campus Realeza

Rodovia PR 182, km 466,
Caixa Postal 253,
Realeza, PR
CEP 85770-000
Tel. (46) 3543-8300
CNPJ 11.234.780/0005-84