Your browser does not support JavaScript! 0 1 2 3
Loading...

Matriz Curricular

Grade/Matriz Curricular:

COMPONENTESCHCR.EMENTAO, E, OL
Pesquisa no Ensino de Ciências Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo e Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas A formação do pesquisador em Ensino de Ciências. Pesquisas em Ensino de Ciências. Caracterização de problemas de pesquisa. Abordagens, tipos de pesquisa e instrumentos de produção e análise de resultados. Ética e Pesquisa. Aportes teórico-metodológicos para pesquisa em Ensino de Ciências. Tendências das investigações sobre o processo de ensino e aprendizagem, inovação curricular e formação de professores de Ciências. O papel da pesquisa nos currículos, nos processos de Ensino e de formação docente. O 4
Tópicos especiais Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo e Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas Avanços e tópicos especiais na Pesquisa em Ensino de Ciências, Ensino de Biologia, Ensino de Física, Ensino de Química, Educação em Saúde, Educação Ambiental e afins. Temáticas e metodologias de pesquisa atuais em ensino de Ciências e em Educação. Temáticas inovadoras de pesquisa no ensino de Ciências. E 1
Estágio de Docência ** Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo e Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas Processos de ensino e aprendizagem. Educação superior: perspectivas e desafios. Metodologias de ensino. Saberes docentes. Planejamento e avaliação. Relações interpessoais e Mediação pedagógica em sala de aula. E 2
Currículos: história, políticas e pesquisas Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo Currículo: aspectos históricos, teorias e conceitos. Políticas curriculares e discursos educacionais em contexto nacional e internacional. Parâmetros Curriculares e Currículo Nacional Comum. Pesquisas e Inovação. Aspectos históricos dos conteúdos científicos em livros didáticos no contexto das Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Livro didático: história, contexto e investigações. Análise e avaliação de livros didáticos. Tratamento dos conteúdos, procedimentos didáticos e organização do ensino nos livros didáticos na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Pesquisas de conceitos científicos nos livros didáticos. A análise dos livros didáticos, sua história e conteúdo. E 4
Docência e Educação Contemporânea Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo
Diferença, repetição e representação na educação. Tempo, espaço e significação na realidade escolar. Didática artista e didática da tradução. Identidade, diversidade e gênero na formação docente. Ética, estética na perspectiva pós-moderna. Arte, moral e valor no pensamento nietzschiano. Processos pedagógicos e processos de subjetivação.
E 4
Epistemologia e História das Ciências Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo
História do conhecimento científico. Estudos acerca da natureza do conhecimento científico. O debate epistemológico na formação de pesquisadores do ensino de Ciências. Evolução do pensamento científico e ciência contemporânea. Contribuições epistemológicas para a Educação Científica.
E 4
Perspectivas curriculares e avaliativas contemporâneas Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo
Diferentes sistemas de avaliação nacionais e internacionais. O papel social da avaliação de larga escala na contemporaneidade. Avaliação da aprendizagem: políticas, propostas e processos educacionais. Políticas púbicas educacionais curriculares nacionais e internacionais. Tendências, avanços e inovações de pesquisas sobre políticas curriculares. Perspectivas de configurações curriculares como abordagem temática: alfabetização científico-tecnológica, enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade, situação de estudo, unidades de aprendizagem, pedagogia de projetos e investigação-ação.
E 4
Temas transversais e contemporâneos no Ensino de Ciências Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo Temas atuais, transversais, contemporâneos em Ensino de Ciências e áreas afins. Atualizações conceituais em Ciências, Biologia, Física, Química. Educação Ambiental. Articulações entre Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS). Educação em Saúde. Arte e Cultura no Ensino de Ciências. Inclusão e Diferenças. Temáticas inovadoras no ensino de Ciências E 4
Discurso, Linguagem e Ação no Ensino de Ciências Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
A linguagem em sala de aulal. A formação social da mente e as funções superiores de desenvolvimento. Interações discursivas e a construção de significados. Desenvolvimento cognitivo na concepção interacionista e na abordagem histórico-cultural. Relação pensamento e linguagem. Teoria da atividade no processo de ensino
E 4
Conhecimento e constituição do professor Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas Concepções e modelos de formação de professores. Tendências e perspectivas na formação de professores para a Educação Básica e o Ensino Superior. O desenvolvimento profissional na perspectiva dos conhecimentos do professor. A formação inicial e continuada na constituição profissional do professor. Diretrizes curriculares para a formação de professores. E 4
Conteúdos estruturantes de Ciências: reflexões na formação de professores Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Eixos estruturadores da programação dos conteúdos de Ciências da Natureza. Conteúdos constitutivos da formação de professores e alunos. Conceitos unificadores da área de Ciências. O papel dos conteúdos e temáticas em propostas desenvolvidas por meio de: Abordagem Temática; Unidades de Aprendizagem; Situações de Estudo, Situações-problema com enfoque Ciência; Tecnologia e Sociedade (CTS), etc.
E 4
Investigação-formação-ação em Ciências Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Investigação-ação: aspectos históricos, conceito e modelos de pesquisa, formação e prática docente. Investigação-formação-ação: conceito e método. Instrumentos de pesquisa e formação de professores na perspectiva da racionalidade prática. A reflexão como categoria formativa. Diários e narrativas docentes. Narrativas como possibilidades de pesquisa e autoformação. O relato de experiência como processo de pesquisa da prática docente. Investigação-formação-ação crítica em processos de pesquisa e formação em Educação em Ciências.
E 4
Modelagem nas Ciências Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Modelagem nas Ciências. Estudo sobre Modelos e Modelagem nas Ciências e articulações com outras áreas. Modelagem como método de ensino com pesquisa nas Ciências. Modelagem na Educação. Atividades investigativas baseadas na construção e validação de modelos. Modelagem, Problemas e Interdisciplinaridade.
E 4
Proposições e Práticas de Ensino de Ciências Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas
Práticas: concepções e tipos. Prática de Ensino: conceitos e compreensões atuais. Análise crítica de modelos, propostas e processos de ensino de Ciências. Desenvolvimento de estratégias de ensino de Ciências. Tecnologias e Inovação nas práticas pedagógicas. Integração curricular e interdisciplinaridade. A compreensão das atividades práticas no ensino de Ciências. Experimentação investigativa.
E 4

* Quanto à natureza da disciplina: "O" = Obrigatória; "E" = Eletiva.   ** Disciplina Obrigatória para bolsistas.

Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
CEP 97900-000
Tel. (55) 3359-3950
CNPJ: 12.345/0001-12

Campus Chapecó

Rodovia SC 484, km 02,
Bairro Fronteira Sul,
Chapecó, SC
CEP 89815-899
Tel. (49) 2049-2600
CNPJ 11.234.780/0007-46

Campus Erechim

ERS 135, km 72, 200,
Caixa Postal 764,
Erechim, RS
CEP 99700-970
Tel. (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405,
Caixa Postal 106,
Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
Tel. (42) 3635-0000
CNPJ 11.234.780/0004-01

Campus Passo Fundo

Rua Capitão Araújo, 20,
Centro,
Passo Fundo, RS
CEP 99010-200
Tel. (54) 3335-8514
CNPJ 11.234.780/0006-65

Campus Realeza

Rodovia PR 182, km 466,
Caixa Postal 253,
Realeza, PR
CEP 85770-000
Tel. (46) 3543-8300
CNPJ 11.234.780/0005-84