Jonathan Grützmann Fin
| Estratégias de Leitura de Textos de Divulgação Científica
| Formação inicial e professores da Educação Básica
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Tanise da Silva Moura
| Modelagem em Ciências e Matemática: Inclusão do Aluno com Autismo
| Professores da Educação Básica
| 2 horas
|
Presencial ou a Distância
|
Sueli Maria Florczak
| Currículo e Avaliação na formação inicial de professores de Ciências
| Formação inicial e professores da Educação Básica
| 2 horas
|
Presencial ou a Distância
|
Jerusa Valquíria Welter
| As políticas de inclusão e o currículo escolar no ensino de Ciências da Natureza
| Professores da Educação Básica
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Alex Ferreira
| O novo Ensino Médio e a área de Ciências da Natureza em Escolas do Campo
| Formação inicial e professores da Educação Básica
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Vanessa Cléia Palinski
| Educação Ambiental Crítica e a Formação Docente
| Formação inicial e professores da Educação Básica
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Letícia Barbieri Martins
| Violência contra a Mulher na Perspectiva CTS e do Ensino
| Formação inicial e professores da Educação Básica
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Angélica Maria de Gasperi
| Reflexões sobre as perspectivas de História da Ciência na Educação Básica
| Professores da Educação Básica
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Alessandra Nilles Konzen
| Mulheres na Ciência: Um Olhar pela Perspectiva CTS
| Formação inicial e professores da Educação Básica
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Vanessa de Souza
| Constituição de professores de Ciências Biológicas: um olhar psicológico
| Professores de Ciências e Biologia da Educação Básica e Professores em Formação Inicial
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Luana Zimpel de Quadra
| Estratégias para ensinar Ciências nos Anos Iniciais e seu potencial para a promoção do Pensamento Crítico
| Professores de séries Iniciais
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Kelly Medeiros Dos Santos
| Ciências e linguagens: interfaces curriculares possíveis no ensino de ciências para o ensino médio
| Professores da Educação Básica
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Jiulia Carla Marin Carpenedo
| Processos investigativos e formativos no ensino e na formação de professores de Ciências
| Professores de Ciências da Educação Básica e Professores em Formação Inicial
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Inês Dahmer Stallbaum
| Disciplinas escolares da área de Ciências da Natureza para o Ensino Médio no Rio Grande do Sul
| Professores de Ciências da Educação Básica e Professores em Formação Inicial
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Elisa Regina Avrella
| Currículo e ensino de Ciências na Educação Infantil
| Professores de Educação Infantil
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Andreia Kornowski Barraz
| Práticas pedagógicas no desenvolvimento de Itinerários Formativo de Saúde no Ensino Médio
| Professores de Ensino Médio
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Catiane Schaurich
| O currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Ensino de Ciências
| Professores de séries Iniciais
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Dione Antunes
| Educação Ambiental e o currículo de ensino de Ciências
| Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Jaqueline Boz
| Ensino de Ciências no contexto de Cursos Normais (Magistério)
| Alunos e Professores de Curso Normal
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Jeanine de Mello Neckel
| A área de Ciências da Natureza e o novo Ensino Médio na perspectiva da educação CTS
| Professores de Ensino Médio
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Kaliandra Pacheco de Lima
| Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino Fundamental: fundamentos e práticas
| Professores de séries Iniciais
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Laís Gottardo
| Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo: formação e ensino de Ciências
| Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Letiane Lopes da Cruz
| Estratégias didáticas para promoção do pensamento crítico em Ciências
| Professores de Ciências - educação básica
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Lisiane Krause Dobal
| Saberes docentes e desenvolvimento profissional em Ciências
| Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Marlise Ribeiro Neves
| Biologia Celular no Ensino: Conexões entre BNCC, RCG e Livros Didáticos
| Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Naiára Berwaldt Wust
| Análise de obstáculos Epistemológicos em Livros Didáticos de Ciências - oficina
| Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Tailine Penedo Batista
| Residência Pedagógica e Formação Docente: Caminhos para a Prática em Ciências
| Formação inicial de Professores
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Valquiria Ottonelli Hanauer
| Práticas Pedagógicas de Modelagem nas Ciências e Matemática no Ensino Médio
| Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Vanda Thomas Preussler
| A educação CTS na formação de professores e no Ensino de Ciências
| Professores do Ensino Médio
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Ana Paula Hendges
| Análise da articulação Ciência-Tecnologia e gênero nos livros didáticos - Oficina
| Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Andressa Vargas de Souza
| Constituição docente e o papel do conhecimento pedagógico de conteúdo em Ciências
| Ensino superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Angelita Lopes Dahmer
| Modelagem nas Ciências: uma proposta para ensinar Fotossíntese - Oficina
| Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Carlos Alberto Soares dos Santos Filho
| Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências
| Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
| 2 horas
|
Presencial ou a Distância
|
Carolina Farias da Costa
| A Paleontologia no Ensino de Ciências
| Ensino Superior
| 2 horas
|
Presencial ou a Distância
|
Elisângela Chitolina Beyer
| Educação Ambiental no Ensino Médio
| Ensino Médio
| 2 horas
|
Presencial ou a Distância
|
Eloisa da Silva Pauletti
| Potencialidades Pedagógicas dos Filmes na Educação em Saúde
| Ensino Superior
| 2 horas
|
Presencial ou a Distância
|
Esttefani Duarte Brum
| Práticas Pedagógicas e a Modelagem nas Ciências
| Ensino Médio
| 2 horas
|
Presencial ou a Distância
|
Ilse Maria Dahmer Schardong
| A avaliação no Ensino de Ciências
| Educação Básica
| 2 horas
|
Presencial ou a Distância
|
Jéssica Nilles
| Currículo e o livro didático no Ensino de Ciências
| Educação Básica
| 2 horas
|
Presencial ou a Distância
|
Karen Regina Michelon
| O papel da autorreflexão na formação e docência de professores
| Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
| 2 horas
|
Presencial ou a Distância
|
Morgana Welke
| Bebidas Alcoólicas: propostas de trabalho na perspectiva da Educação CTS (oficina)
| Ensino Superior
| 2 horas
|
Presencial ou a Distância
|
Rodrigo Pedrolo
| Biopolítica no currículo no Ensino de Ciência
| Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
| 2 horas
|
Presencial ou a Distância
|
Tanise Caroline Dias
| Análise curricular no Ensino de Ciências: Unidade temática Terra e Universo
| Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
| 2 horas
|
Presencial ou a Distância
|
Adriane Kis Schultz
| Alfabetização científica e a Modelagem nas Ciências: abordagem de Práticas Pedagógicas
| Anos iniciais
| 2 horas
|
Presencial ou a Distância
|
Andressa Camões Hilgert de Oliveira
| Ensino de Ciências e Sexualidade: Desafios e Possibilidades na Sala de Aula
| Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Daiane Kist
| Educação CTS: Práticas Docentes para uma Formação Crítica e Reflexiva no Ensino de Ciências
| Ensino Superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Daniela Silva de Lourenço
| O ensino e a aprendizagem de conceitos científicos sobre virologia: desafios e possibilidades para o ensino de biologia
| Ensino Superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Daniele Bremm
| Investigação-Formação-Ação: sistematizando experiências na área de Ciências
| Ensino Superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Débora Kélli Freitas de Melo
| A IFA para potencializar a compreensão no ensino de ciências para a formação continuada de professores
| Ensino Superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Eduarda da Silva Lopes
| Experimentação no ensino de Ciências e suas Tecnologias
| Ensino Superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Eliane Weiss Krüger
| Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Ciências
| Educação Básica
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Fabiane Habowski
| Discursos curriculares na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
| Ensino Médio
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Kely Cristina Gambin
| O ensino de genética no Ensino Médio
| Ensino Médio
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Rosa Maria Zorzan de Paula
| Formação e práticas pedagógicas na educação permanente em saúde
| Educação Básica
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Rosanara Bourscheid
| Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências
| Alunos e Professores de Curso Normal
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Sandra Fabiane Kleszta
| Conectando Saberes: a Abordagem Temática e a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental
| Professores de anos iniciais do ensino fundamental
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Tainá Griep Maronn
| Do Biológico ao Social: O Corpo Humano e os Desafios do Ensino de Ciências
| Ensino Médio
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Camila Carolina Colpo
| Leitura interativa: proposta baseada em textos de divulgação científica
| Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Claudia Elizandra Lemke
| Ciências e Educação Física: possibilitando relações de maneira interdisciplinar
| Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Daniela Carolina Ernst
| Currículo Rizomático e Transversal: Redefinindo Espaço-Tempo no Ensino de Ciências
| Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Eloísa Antunes Maciel
| Ecologia no ensino de Ciências: proposições de discutir Educação Ambiental (oficina)
| Educação Básica e Ensino Superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Franciele Siqueira Radetzke
| A formação inicial e continuada dos formadores de professores da área de ciências da natureza e suas tecnologias
| Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Guilherme Schwan
| Currículo em Ação: Articulando Abordagem Temática Freireana e CTS na Educação Básica
| Ensino Superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Kelly Karine Kreuz
| O Currículo em Foco: Percepções de Professores de Ciências da Educação Básica
| Ensino Superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Karine Rudek
| Educação em saúde: uma proposta de trabalhar as IST no Ensino de Ciências (oficina)
| Formação inicial e professores da Educação Básica
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Larissa Lunardi
| Metodologias de Ensino em Ciências e Biologia sob a perspectiva da Investigação-Formação-Ação
| Formação inicial
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Luana Hilgert Tonin
| Como abordar e relacionar a Educação ambiental com outras temáticas nas aulas de Ciências e Biologia?
| Professores da Educação Básica
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Mariane Beatriz Karas
| Como trabalhar o conceito de ciclo celular nas aulas de Ciências e Biologia?
| Professores da Educação Básica
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Rafael Marques dos Santos
| Narrar, registrar e refletir: o papel das narrativas pedagógicas na constituição docente em Ciências e Matemática
| Formação incial e continuada
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Rosi Kelly Regina Marmitt
| Formação de professores em atividades de Modelagem nas Ciências e Matemática
| Formação incial e continuada
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|
Solange Maria Piotrowski
| Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional: Caminhos para Professores de Ciências
| Ensino Superior
| 2 horas
| Presencial ou a Distância
|