0 1 2 3
Loading...

PPGEC vai à comunidade

O PPGEC tem desenvolvido diferentes ações dentro de uma Ação Estruturante de Extensão para Pós-Graduação do Programa, denominada: PPGEC vai à Comunidade. Nesta ação são desenvolvidas atividades:


I) de divulgação do Programa em oficinas, visitas a escolas, palestras na graduação da UFFS e em coordenadorias de ensino e associações, bem como nas mídias sociais;

II) de formação como palestras e oficinas ministradas por professores do Programa; 

III) de formação como palestras e oficinas de egressos do Programa com resultados das dissertações e 

IV) de divulgação científica dos resultados das dissertações em formato físico de banner e digital em redes sociais.

Atualmente o PPGEC conta com recursos financeiros entre 2024 e 2026 do Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (PROEXT-PG). Portaria Conjunta CAPES/SESU Nº 1, de 8 de novembro de 2023 para financiamento destas ações.


Lista de Palestras/oficinas ofertadas
DocentesTemáticaMestrando/Egresso participante
Público alvo
Duração
Presencial ou à distância
Profa. Dra. Danusa de Lara Bonotto Modelagem em Ciências e Matemática Ms. Adriane Kis Schultz
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
Profa. Dra. Eliane Gonçalves dos Santos
Educação em Saúde
Ms. Andreia Kornowski Barraz
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
Profa. Dra. Eliane Gonçalves dos Santos
Filmes como instrumento pedagógico no Ensino de Ciências
Ms. Tailine Penedo Batista

Ms. Eloisa da Silva Pauletti
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel

Profa. Dra. Rosângela Ines Matos Uhmann
Experimentação no Ensino de Ciências
Ms. Eduarda da Silva Lopes
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel

Profa. Dra. Fabiane de Andrade Leite
História da Ciência
---
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel
Neurociência e Ensino
---Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel
Biologia celular
Ensino de Biologia Celular
Marilse Ribeiro Neves
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel
Filmes no Ensino de Ciências
Ms. Karine Rudek
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
Profa. Dra. Fabiane de Andrade Leite
Currículo do Ensino Médio, Itinerários Formativos
Ms. Fabiane Habowski
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
Profa. Dra. Fabiane de Andrade Leite
Currículo e o Ensino de Ciências
Epistemologia no Ensino de Ciências
---
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
Profa. Dra. Judite Scherer Wenzel
Textos de Divulgação Científica (TDC)/ Linguagem Científica/Leitura Interativa e Estratégias de Leitura
---
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
Profa. Dra. Judite Scherer Wenzel
Educar pela Pesquisa e a IFA na Formação de Professores
---Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
Profa. Dra. Judite Scherer Wenzel
A teoria histórico-cultural e a aprendizagem dos conceitos científicos: atenção para os instrumentos culturais
---
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
 Profa. Dra. Neusete Machado Rigo
 Educação Contemporânea
---Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
Profa. Dra. Paula Vanessa Bervian
TIC Ensino de Ciências e framework TPACK 
 Ms. Laís Gottardo
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
Profa. Dra. Paula Vanessa Bervian
IFAEC como modelo de Ensino 
---Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
Profa. Dra. Paula Vanessa Bervian
Educação Ambiental Crítica: Fudamentos e práticas pedagógicas 
 Vanessa Cléia Palinski 
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
 Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Gullich
 Pensamento Crítico e o Ensino de Ciências
 Ms. Letiane Lopes da Cruz

 Victória Santos da Silva
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
 Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Gullich
 Investigação-Formação-Ação em Ciências
---
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
 Prof. Dr. Roque Ismael da Costa Gullich

Profa. Dra. Erica do Espirito Santo Hermel
Currículo, Livros Didáticos e Ensino de Ciências 
---
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
 Profa. Dra. Rosangela Ines Matos Uhmann
 Educação Ambiental
---
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
 Profa. Dra. Rosangela Ines Matos Uhmann
 Avaliação escolar
---
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
 Profa. Dra. Rosemar Ayres dos Santos
 Educação CTS e Ensino de Física
 Ms. Guiherme Schwan
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
Profa. Dra. Rúbia Emmel
Formação de professores de Ciências nos anos Iniciais e no contexto do Ensino Fundamental
---
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
 Profa. Dra. Rúbia Emmel
Gênero e Sexualidade 
---
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
 Profa. Dra. Rúbia Emmel
 Currículo e Ensino de Ciências
---
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
 Profa. Dra. Sandra Maria Wirzbicki
 Conceito de Energia
---
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
 Profa. Dra. Sandra Maria Wirzbicki
 Sequência Didática Interativa à luz do referencial Histórico-Cultural
---
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
 Profa. Dra. Sandra Maria Wirzbicki
 O desenvolvimento de conceitos científicos de Biologia a partir da perspectiva teórica de Vigotski
 Ms. Daniela Silva de Lourenço
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
 Profa. Dra. Sinara München
 Educação CTS e Ensino de Ciências/Química
---Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância
Profa. Dra. Fabiane de Andrade Leite

Profa. Dra. Judite Scherer Wenzel
 O uso dos Textos de Divulgação Científica (TDC) e a História da Ciência
---
Professores em Formação Inicial e Continuada da Área de Ciências da Natureza
2 horas
Presencial e à distância




Palestras sobre dissertações de Mestrado do Programa


EgressosTemaPúblico-alvoDuraçãoFormato
Jonathan Grützmann Fin
Estratégias de Leitura de Textos de Divulgação Científica 
Formação inicial e professores da Educação Básica
2 horas
Presencial ou a Distância
Tanise da Silva Moura
Modelagem em Ciências e Matemática: Inclusão do Aluno com Autismo 
Professores da Educação Básica
2 horas
Presencial ou a Distância
Sueli Maria Florczak
Currículo e Avaliação na formação inicial de professores de Ciências
Formação inicial e professores da Educação Básica
2 horas
Presencial ou a Distância
Jerusa Valquíria Welter
As políticas de inclusão e o currículo escolar no ensino de Ciências da Natureza
Professores da Educação Básica
2 horas
Presencial ou a Distância
Alex Ferreira
O novo Ensino Médio e a área de Ciências da Natureza em Escolas do Campo
Formação inicial e professores da Educação Básica
2 horas
Presencial ou a Distância
Vanessa Cléia Palinski
Educação Ambiental Crítica e a Formação Docente
Formação inicial e professores da Educação Básica
2 horas
Presencial ou a Distância
Letícia Barbieri Martins
Violência contra a Mulher na Perspectiva CTS e do Ensino
Formação inicial e professores da Educação Básica
2 horas
Presencial ou a Distância
Angélica Maria de Gasperi
Reflexões sobre as perspectivas de História da Ciência na Educação Básica
Professores da Educação Básica
2 horas
Presencial ou a Distância
Alessandra Nilles Konzen
Mulheres na Ciência: Um Olhar pela Perspectiva CTS
Formação inicial e professores da Educação Básica
2 horas
Presencial ou a Distância
Vanessa de Souza
Constituição de professores de Ciências Biológicas: um olhar psicológico
Professores de Ciências e Biologia da Educação Básica e Professores em Formação Inicial 
2 horas
Presencial ou a Distância
Luana Zimpel de Quadra
Estratégias para ensinar Ciências nos Anos Iniciais e seu potencial para a promoção do Pensamento Crítico
Professores de séries Iniciais
2 horas
Presencial ou a Distância
Kelly Medeiros Dos Santos
Ciências e linguagens: interfaces curriculares possíveis no ensino de ciências para o ensino médio
Professores da Educação Básica
2 horas
Presencial ou a Distância
Jiulia Carla Marin Carpenedo 
Processos investigativos e formativos no ensino e na formação de professores de Ciências
Professores de Ciências da Educação Básica e Professores em Formação Inicial 
2 horas
Presencial ou a Distância
Inês Dahmer Stallbaum
Disciplinas escolares da área de Ciências da Natureza para o Ensino Médio no Rio Grande do Sul  
Professores de Ciências da Educação Básica e Professores em Formação Inicial 
2 horas
Presencial ou a Distância
Elisa Regina Avrella
Currículo e ensino de Ciências na Educação Infantil 
Professores de Educação Infantil
2 horas
Presencial ou a Distância
Andreia Kornowski Barraz
Práticas pedagógicas no desenvolvimento de Itinerários Formativo de Saúde no Ensino Médio
Professores de Ensino Médio
2 horas
Presencial ou a Distância
Catiane Schaurich
O currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental no Ensino de Ciências
Professores de séries Iniciais
2 horas
Presencial ou a Distância
Dione Antunes
Educação Ambiental e o currículo de ensino de Ciências
Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Jaqueline Boz
Ensino de Ciências no contexto de Cursos Normais (Magistério)
Alunos e Professores de Curso Normal
2 horas
Presencial ou a Distância
Jeanine de Mello Neckel
A área de Ciências da Natureza e o novo Ensino Médio na perspectiva da educação CTS
Professores de Ensino Médio
2 horas
Presencial ou a Distância
Kaliandra Pacheco de Lima
Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensino Fundamental: fundamentos e práticas
Professores de séries Iniciais
2 horas
Presencial ou a Distância
Laís Gottardo
Conhecimento Tecnológico Pedagógico de Conteúdo: formação e ensino de Ciências 
Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Letiane Lopes da Cruz
Estratégias didáticas para promoção do pensamento crítico em Ciências
Professores de Ciências - educação básica
2 horas
Presencial ou a Distância
Lisiane Krause Dobal
Saberes docentes e desenvolvimento profissional em Ciências
Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Marlise Ribeiro Neves
Biologia Celular no Ensino: Conexões entre BNCC, RCG e Livros Didáticos
Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Naiára Berwaldt Wust
Análise de obstáculos Epistemológicos em Livros Didáticos de Ciências - oficina
Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Tailine Penedo Batista
Residência Pedagógica e Formação Docente: Caminhos para a Prática em Ciências
Formação inicial de Professores
2 horas
Presencial ou a Distância
Valquiria Ottonelli Hanauer
Práticas Pedagógicas de Modelagem nas Ciências e Matemática no Ensino Médio
Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Vanda Thomas Preussler
A educação CTS na formação de professores e no Ensino de Ciências
Professores do Ensino Médio 
2 horas
Presencial ou a Distância
Ana Paula Hendges
Análise da articulação Ciência-Tecnologia e gênero nos livros didáticos - Oficina
Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Andressa Vargas de Souza
Constituição docente e o papel do conhecimento pedagógico de conteúdo em Ciências
Ensino superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Angelita Lopes Dahmer
Modelagem nas Ciências: uma proposta para ensinar Fotossíntese - Oficina
Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Carlos Alberto Soares dos Santos Filho
Textos de Divulgação Científica no Ensino de Ciências
Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Carolina Farias da Costa
A Paleontologia no Ensino de Ciências
Ensino Superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Elisângela Chitolina Beyer
Educação Ambiental no Ensino Médio
Ensino Médio
2 horas
Presencial ou a Distância
Eloisa da Silva Pauletti
Potencialidades Pedagógicas dos Filmes na Educação em Saúde 
Ensino Superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Esttefani Duarte Brum
Práticas Pedagógicas e a Modelagem nas Ciências
Ensino Médio
2 horas
Presencial ou a Distância
Ilse Maria Dahmer Schardong
A avaliação no Ensino de Ciências
Educação Básica
2 horas
Presencial ou a Distância
Jéssica Nilles
Currículo e o livro didático no Ensino de Ciências
Educação Básica
2 horas
Presencial ou a Distância
Karen Regina Michelon
O papel da autorreflexão na formação e docência de professores
Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Morgana Welke
Bebidas Alcoólicas: propostas de trabalho na perspectiva da Educação CTS (oficina)
Ensino Superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Rodrigo Pedrolo
Biopolítica no currículo no Ensino de Ciência
Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Tanise Caroline Dias
Análise curricular no Ensino de Ciências: Unidade temática Terra e Universo
Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Adriane Kis Schultz
Alfabetização científica e a Modelagem nas Ciências: abordagem de Práticas Pedagógicas
Anos iniciais
2 horas
Presencial ou a Distância
Andressa Camões Hilgert de Oliveira
Ensino de Ciências e Sexualidade: Desafios e Possibilidades na Sala de Aula
Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Daiane Kist
Educação CTS: Práticas Docentes para uma Formação Crítica e Reflexiva no Ensino de Ciências
Ensino Superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Daniela Silva de Lourenço
O ensino e a aprendizagem de conceitos científicos sobre virologia: desafios e possibilidades para o ensino de biologia
Ensino Superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Daniele Bremm
Investigação-Formação-Ação: sistematizando experiências na área de Ciências 
Ensino Superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Débora Kélli Freitas de Melo
A IFA para potencializar a compreensão no ensino de ciências para a formação continuada de professores
Ensino Superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Eduarda da Silva Lopes
Experimentação no ensino de Ciências e suas Tecnologias
Ensino Superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Eliane Weiss Krüger
Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Ciências 
Educação Básica
2 horas
Presencial ou a Distância
Fabiane Habowski
Discursos curriculares na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Ensino Médio
2 horas
Presencial ou a Distância
Kely Cristina Gambin
O ensino de genética no Ensino Médio
Ensino Médio
2 horas
Presencial ou a Distância
Rosa Maria Zorzan de Paula
Formação e práticas pedagógicas na educação permanente em saúde
Educação Básica
2 horas
Presencial ou a Distância
Rosanara Bourscheid
Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências
Alunos e Professores de Curso Normal
2 horas
Presencial ou a Distância
Sandra Fabiane Kleszta
Conectando Saberes: a Abordagem Temática e a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental
Professores de anos iniciais do ensino fundamental
2 horas
Presencial ou a Distância
Tainá Griep Maronn
Do Biológico ao Social: O Corpo Humano e os Desafios do Ensino de Ciências
Ensino Médio
2 horas
Presencial ou a Distância
Camila Carolina Colpo
Leitura interativa: proposta baseada em textos de divulgação científica 
Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Claudia Elizandra Lemke
Ciências e Educação Física: possibilitando relações de maneira interdisciplinar
Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Daniela Carolina Ernst
Currículo Rizomático e Transversal: Redefinindo Espaço-Tempo no Ensino de Ciências
Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Eloísa Antunes Maciel
Ecologia no ensino de Ciências: proposições de discutir Educação Ambiental (oficina)
Educação Básica e Ensino Superior 
2 horas
Presencial ou a Distância
Franciele Siqueira Radetzke
A formação inicial e continuada dos formadores de professores da área de ciências da natureza e suas tecnologias
Professores de Ciências - educação básica; professores em formação inicial - Curso superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Guilherme Schwan
Currículo em Ação: Articulando Abordagem Temática Freireana e CTS na Educação Básica
Ensino Superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Kelly Karine Kreuz
O Currículo em Foco: Percepções de Professores de Ciências da Educação Básica
Ensino Superior
2 horas
Presencial ou a Distância
Karine Rudek
Educação em saúde: uma proposta de trabalhar as IST no Ensino de Ciências (oficina)
Formação inicial e professores da Educação Básica
2 horas
Presencial ou a Distância
Larissa Lunardi
Metodologias de Ensino em Ciências e Biologia sob a perspectiva da Investigação-Formação-Ação 
Formação inicial 
2 horas
Presencial ou a Distância
Luana Hilgert Tonin
Como abordar e relacionar a Educação ambiental com outras temáticas nas aulas de Ciências e Biologia? 
Professores da Educação Básica
2 horas
Presencial ou a Distância
Mariane Beatriz Karas
Como trabalhar o conceito de ciclo celular nas aulas de Ciências e Biologia? 
Professores da Educação Básica
2 horas
Presencial ou a Distância
Rafael Marques dos Santos
Narrar, registrar e refletir: o papel das narrativas pedagógicas na constituição docente em Ciências e Matemática
Formação incial e continuada
2 horas
Presencial ou a Distância
Rosi Kelly Regina Marmitt
Formação de professores em atividades de Modelagem nas Ciências e Matemática
Formação incial e continuada
2 horas
Presencial ou a Distância
Solange Maria Piotrowski
Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional: Caminhos para Professores de Ciências
Ensino Superior
2 horas
Presencial ou a Distância





I CIPROF - Congresso Internacional de Formação de Professores

UFFS - CERRO LARGO - RS - BRASIL

O I CIPROF - Congresso Internacional de Formação de  Professores propõe-se a reunir professores da educação básica com professores formadores atuantes nas licenciaturas da Universidade Federal da Fronteira Sul. O congresso apresenta como finalidade qualificar a interação universidade e escola pela via das interlocuções teóricas, práticas e reflexivas. A troca de saberes e de experiências é um marco positivo e de excelência na formação de professores e merece ser qualificado. Compõem a programação atividades que possibilitam diferentes interações, estudos e momentos de reflexão acerca do ser e do fazer na docência, em um movimento interativo e colaborativo que vai ao encontro de uma formação docente, valorizando o protagonismo do professor e os conhecimentos específicos da docência. É prevista a realização de oficinas com foco na atuação profissional e disciplinar dos professores da Educação Básica, ministrada por pesquisadores da UFFS que mantêm projetos de formação continuada.



https://www.uffs.edu.br/uffs/eventos/i-ciprof---congresso-internacional-de-formacao-de-professores-5152


Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
CEP 97900-000
Tel. (55) 3359-3950
CNPJ: 11.234.780/0003-12

Campus Chapecó

Rodovia SC 484, km 02,
Bairro Fronteira Sul,
Chapecó, SC
CEP 89815-899
Tel. (49) 2049-2600
CNPJ 11.234.780/0007-46

Campus Erechim

ERS 135, km 72, 200,
Caixa Postal 764,
Erechim, RS
CEP 99700-970
Tel. (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405,
Caixa Postal 106,
Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
Tel. (42) 3635-0000
CNPJ 11.234.780/0004-01

Campus Passo Fundo

Rua Capitão Araújo, 20,
Centro,
Passo Fundo, RS
CEP 99010-200
Tel. (54) 3335-8514
CNPJ 11.234.780/0006-65

Campus Realeza

Rodovia PR 182, km 466,
Caixa Postal 253,
Realeza, PR
CEP 85770-000
Tel. (46) 3543-8300
CNPJ 11.234.780/0005-84