Os calouros do curso de Licenciatura em História da UFFS – Campus Erechim tiveram a oportunidade de participar de duas atividades especiais durante a semana de recepção aos novos discentes do curso, no dia 11 de março.
A primeira atividade foi uma oficina de arqueologia indígena, ministrada por Vania Maria Barboza. A convidada é graduada em História pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), mestra em Educação pela UFFS e doutoranda em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF). A oficina teve como tema central a história do Rio Grande do Sul, com ênfase na região do Alto Uruguai gaúcho. Ao mobilizar o diálogo entre história e arqueologia, Vania abordou questões importantes da história indígena, tema fundamental na formação de historiadores. Além disso, ela trouxe objetos arqueológicos para despertar o interesse e curiosidade dos participantes.
A segunda atividade foi realizada no Laboratório de História Pública da UFFS. O coordenador do Arquivo Histórico Municipal Juarez Miguel Illa Font, Henrique Antonio Trizoto, ministrou uma oficina sobre pesquisa histórica. O convidado é licenciado em História e mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas pela UFFS, e doutorando em História pela UPF. Na conversa com os acadêmicos, o professor tanto tematizou questões referentes à história da cidade de Erechim quanto trouxe uma proposta de investigação com base nos documentos históricos do Laboratório de História Pública. Além de estudantes de História, alunos do curso de Ciências Sociais também participaram da atividade.
A acadêmica Eduarda Zaparoli diz que “momentos como esses são essenciais para despertar o interesse e o sentimento de pertencimento dos alunos desde a primeira semana” do curso.
- Trazer exemplos como o da professora Vania e do professor Henrique mostram o que cada um pode se tornar, motivando ainda mais cada estudante a não desistir do seu futuro como historiador – destaca a aluna.
As atividades foram organizadas pela turma de veteranos 2024 e pelo Diretório Acadêmico de História Olga Benário, com auxílio da coordenação do curso e do projeto de extensão Anjo da História.