Your browser does not support JavaScript! 0 1 2 3
Loading...
Educação do CampoIndígenas

Acadêmicos participam de livro sobre histórias de vida de professores indígenas

Um aluno e dois egressos da licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza compartilham suas trajetórias na obra

Assessoria de Comunicação do Campus Erechim — 31 de Janeiro de 2023 — Atualizado em 08/04/2025

Acadêmicos participam de livro sobre histórias de vida de professores indígenas

Versão digital do livro está disponível gratuitamente no site da editora

Acaba de ser publicado o livro “Meu olhar bonito: histórias de vida de professores/as indígenas”, que possui a colaboração de três acadêmicos indígenas da UFFS – Campus Erechim, do curso de licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências da Natureza. Joel Kuaray Pereira, Nemias Núnc-Nfôonro e Romário Pifynh dos Santos compartilham suas trajetórias acadêmicas e profissionais na obra organizada pelas professoras Solange Todero Von Onçay (UFFS), Leonice Aparecida de Fátima Alves Pereira Mourad (UFSM) e Hellen Cristina de Souza (Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Mato Grosso – Cefapro).

O livro é parte de uma trilogia que decorre da preocupação das organizadoras em contribuir com a formação de professores que atuam, principalmente, em três modalidades: Educação do Campo, Educação Escolar Indígena e Educação Quilombola. O esforço foi de contribuir para dar visibilidade à trajetória formativa, tanto acadêmica como não acadêmica, desses educadores indígenas, quilombolas e camponeses.

As duas primeiras obras da trilogia, organizadas por Leonice e Hellen, tratam sobre quilombolas e camponeses. Já em “Meu olhar bonito”, o desafio foi de pensar especificamente na trajetória de professores indígenas.

- Imediatamente lembramos do curso de licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFFS, que recebe predominantemente estudantes indígenas, com o propósito destes constituírem-se como educadores indígenas. A partir desta especificidade do curso ofertado pela UFFS, acabamos constituindo a parceria – contam as professoras.

- O Mato Grosso tem uma tradição muito forte em formação de professores indígenas e a ideia era trazer essa experiência para o Rio Grande do Sul, no sentido de contemplar e fortalecer a experiência dessa modalidade. Nesse meio tempo, acabamos estabelecendo contato com educadores de outros contextos da América Latina, e convidamos estes para trazerem suas memórias, sua trajetória formativa. Assim, cada uma de nós três ficou com uma incumbência. Na UFFS, a professora Solange Todero Von Onçay foi monitorando e acompanhando a produção por parte destes estudantes licenciados e licenciandos, que se dispuseram participar, e as professoras Leonice e Hellen monitorando efetivamente as produções do Mato Grosso e com produções de alguns países da América Latina.

Conforme as três organizadoras da obra, o livro tem uma grande importância na perspectiva de que a população, os acadêmicos não indígenas e também os professores não indígenas percebam a singularidades, as especificidades, os desafios e a potência da formação e da escolarização de docentes indígenas.

- A obra coloca também os estudantes, especificamente os três egressos da UFFS, numa rede mais ampla de educadores, que é a Rede Internacional Latino Americana que pensa essas questões e obviamente tem um impacto significativo. Esses grupos, que historicamente tiveram sua trajetória invisibilizada, hoje se apropriam da universidade, se apropriam da formação de professores e têm uma contribuição importante, devendo começar a acessar a pós-graduação. No que diz respeito aos estudantes de Mato Grosso, uma parte significativa já está na pós-graduação porque também desenvolvemos um projeto da equidade na pós-graduação. É muito importante que a comunidade acadêmica perceba, identifique e reconheça esta conquista e obviamente a importância regional é expressiva.

A escolha dos relatos se deu a partir de convite aos acadêmicos e docentes indígenas. A professora Solange fez convites aos estudantes da UFFS, e as professora Leonice e Hellen fizeram aos seus contatos no Centro-Oeste e também da Rede Latino Americana.

- Nosso propósito não era pautar os relatos deles. Nós queríamos que os relatos trouxessem a vida pessoal, acadêmica e profissional, mas que obviamente fosse a narrativa própria do grupo. Por isso que as narrativas que encontramos no livro são absolutamente diferenciadas: porque cada um prioriza um aspecto, evidencia uma dimensão, a partir de sua significação de sua memória. A ideia era reconstituir estes memoriais – contam as professoras.

Os acadêmicos da UFFS que assinam capítulos do livro são os seguintes:

Joel Kuaray Pereira: professor Guarani da Escola Vicente Karaí Okenda, em Erebango - RS, Aldeia Arandu Verá, localizada na Terra Indígena Mato Preto;
Nemias Núnc-Nfôonro: professor da Escola Estadual Indígena de Ensino Médio FágKavá, Terra Indígena da Serrinha, Linha Pedras Brancas, em Ronda Alta - RS; e
Romário Pifynh dos Santos: professor Kaingang de Educação Física, leciona na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio NãnGa, localizada em Irai – RS.

A obra está disponível gratuitamente em versão digital no site https://quipaeditora.com.br/professores-indigenas.

Relacionadas

Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
CEP 97900-000
Tel. (55) 3359-3950
CNPJ: 11.234.780/0003-12

Campus Chapecó

Rodovia SC 484, km 02,
Bairro Fronteira Sul,
Chapecó, SC
CEP 89815-899
Tel. (49) 2049-2600
CNPJ 11.234.780/0007-46

Campus Erechim

ERS 135, km 72, 200,
Caixa Postal 764,
Erechim, RS
CEP 99700-970
Tel. (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405,
Caixa Postal 106,
Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
Tel. (42) 3635-0000
CNPJ 11.234.780/0004-01

Campus Passo Fundo

Rua Capitão Araújo, 20,
Centro,
Passo Fundo, RS
CEP 99010-200
Tel. (54) 3335-8514
CNPJ 11.234.780/0006-65

Campus Realeza

Rodovia PR 182, km 466,
Caixa Postal 253,
Realeza, PR
CEP 85770-000
Tel. (46) 3543-8300
CNPJ 11.234.780/0005-84