Segundo registros da Diretoria de Pós-Graduação, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG), houve um aumento no número de bolsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aos programas de pós-graduação da UFFS neste início de ano. Ao todo, são 55 novas bolsas, distribuídas entre cursos dos campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul e Realeza.
Dentre as novas bolsas, 30 são para os cursos de doutorado implementados em 2024: 10 para o doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental do Campus Erechim, 10 para o doutorado em Desenvolvimento e Políticas Públicas do Campus Cerro Largo e 10 para o doutorado em História do Campus Chapecó.
Foram também contemplados, com 19 novas bolsas, os cursos de mestrado dos programas de pós-graduação com conceito 4 na Capes, são eles: Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável do Campus Laranjeiras do Sul (3), Saúde Bem-Estar e Produção Animal Sustentável na Fronteira Sul do Campus Realeza (3), Ciência e Tecnologia Ambiental (2) e Interdisciplinar em Ciências Humanas do Campus Erechim (4), Desenvolvimento e Políticas Públicas do Campus Cerro Largo (2), Enfermagem (3) e História (2) do Campus Chapecó.
As demais bolsas foram alocadas para cota empréstimo da PROPEPG, sendo uma nova para cursos de mestrado e outras cinco para os cursos de doutorado. A Pró-Retoria irá definir a distribuição das cotas entre os programas em breve. Conforme a Diretoria de Pós-Graduação, o processo seletivo para concessão de bolsas é realizado por meio de edital, publicado pela coordenação de cada programa.