Uma delegação composta por 44 pessoas, entre servidores e estudantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), participou do 43º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS), que neste ano foi realizado em Lages, de 23 a 25 de julho, e sediado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Mais de 20 instituições de ensino, dos três estados do sul do Brasil, participaram do evento, que teve como tema “Extensão e justiça socioambiental na transformação dos territórios”.
A UFFS foi representada no evento por 22 trabalhos, selecionados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) por meio de uma chamada publicada no mês de abril. Dentre os trabalhos, 16 foram apresentados em formato de tertúlia, 5 como pôster e 1 como oficina. Além da seleção, a PROEC também foi responsável pelo financiamento do transporte, dos auxílios a estudantes e diárias aos servidores.
Durante o evento ocorreu, também, o Fórum de Pró-Reitores de Extensão Universitária do Sul (FORPROEX-Sul) e o Fórum de Gestão Cultural das Instituições Públicas de Ensino Superior Brasileiras do Sul (FORCULT-Sul). Participaram destas atividades o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFFS, Willian Simões, a diretora de Extensão, Marcela Alvares Maciel, e o diretor de Cultura, Ronnie Reus Schroeder.
Conforme a PROEC, o SEURS pode ser considerado o maior evento da extensão universitária do país, pois conta com a participação de aproximadamente mil extensionistas. Para o setor, a participação da UFFS no evento fortalece as relações interinstitucionais dela com outras instituições de ensino superior e torna a extensão universitária, resultado das relações entre universidade e sociedade, ainda mais forte e necessária.
Confira lista de trabalhos na página do SEURS no site da UFFS: link para a página.