As submissões de projetos de Monitoria de Ensino deverão ser feitas exclusivamente por meio do sistema Prisma. O manual de submissão de propostas está disponível na página do Programa de Monitorias no site da UFFS. Link para a página.
Os projetos são organizados nas seguintes categorias: por curso, por público-alvo e por componente curricular. Os projetos de monitoria de ensino organizados por curso destinam-se a promover a inserção do monitor nas atividades do ensino superior, vinculadas ao curso e em consonância com o perfil de formação, com ênfase na dimensão pedagógica e nos processos de ensino e aprendizagem na respectiva área de conhecimento, sem uma necessária vinculação com componentes curriculares específicos. Cada colegiado de curso poderá propor mais de um projeto de Monitoria de Ensino e fica assegurado o atendimento de ao menos um projeto por curso, dentre aqueles que submeterem propostas ao edital com direito à bolsa.
Os projetos de monitoria de ensino por público-alvo destinam-se a oferecer apoio didático-pedagógico a grupos específicos de estudantes, com o objetivo de produzir as condições cognitivas, instrumentais e contextuais necessárias para sua inserção acadêmica e/ou sua permanência com êxito na universidade, sem exigência de vinculação direta com componente(s) curricular(es) específico(s). Fica assegurado o atendimento de, ao menos, duas cotas de bolsa por campus, tendo como público-alvo, preferencialmente, os estudantes ingressantes por meio de processos seletivos especiais (PIN, Pró-Imigrante e outros similares), nos quais, obrigatoriamente, serão selecionados estudantes monitores que ingressaram pelos respectivos processos seletivos.
Os projetos de monitoria de ensino organizados por componente curricular são propostos por um ou dois docentes, envolvendo um ou mais componentes ofertados em um ou mais cursos, que objetivam a qualificação do ensino na respectiva área ou subárea do conhecimento. Ficam asseguradas duas bolsas de monitoria por campus, sendo uma para projetos ligados ao ensino de Língua Portuguesa e outra para projetos ligados ao ensino de Matemática e/ou Física, desde que haja projetos destas áreas submetidos ao edital.
O item 5.1.3 do Edital n° 43/PROGRAD/UFFS/2025 indica que cada campus terá direito a pelo menos um projeto com monitoria remunerada na categoria por público-alvo, e caso haja mais de uma proposta, a comissão de avaliação dos projetos deve indicar a prioridade das propostas, podendo dividir bolsas entre os projetos caso entender mais adequado.