O estudante do Curso de Engenharia de Aquicultura Nicolas Antonio Teixeira de Paula participou intensamente das atividades. “De fato, a experiência foi uma lição de vida e de cidadania. Experenciamos uma realidade totalmente diferente da que vivemos, imergindo na riqueza da cultura amazonense. Fomos com o intuito de dar nosso melhor pelo município de Anamã, aplicando as oficinas e transmitindo o máximo de conhecimento que nos cabia. Ao decorrer do projeto, percebemos a grandeza do que estávamos realizando. No final, não éramos mais os mesmos estudantes que haviam chegado na cidade”.
De acordo com Nicolas, cada oficina era de responsabilidade de um ou mais estudantes, mas sempre com a equipe inteira auxiliando. “Além das oficinas que ministramos em sala de aula, também realizamos diversas atividades práticas, como construção de um sistema de aquaponia na Comunidade do Arixi, revitalização de uma horta escolar, construção de filtro de água caseiro, gincanas e atividades educativas com crianças, atividades culturais e uma biocontrução com a técnica de taipa de mão ou pau-a-pique na comunidade indígena São Jose 1º”.
“Tivemos o prazer de retornar com uma bagagem repleta de compartilhamento de saberes, histórias, ensinamentos, riqueza cultural, amor e muita gratidão pelas pessoas de Anamã. O crescimento pessoal é gigante, voltamos com uma visão diferente da vida, dando valor as pequenas coisas, carregando a alegria que recebemos lá. Por se tratar de um projeto enorme de extensão, as atividades têm muito a contribuir com a formação profissional”, ressalta Nicolas.
"Agora, no mestrado também na UFFS, continuo com positividade para participar de outras operações do Projeto Rondon. E, quem sabe um dia, como professor coordenador”, finaliza.