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Educação Integral

Livro “Tempos de Outro Aprender” é lançado em evento em Porto Alegre

Obra foi organizada pela equipe de coordenação do projeto de formação continuada do Programa Escola em Tempo Integral na UFFS

Diretoria de Comunicação Social — 28 de Julho de 2025 — Atualizado em 28/07/2025

Livro “Tempos de Outro Aprender” é lançado em evento em Porto Alegre

As professoras Danusa de Lara Bonotto e Ana Cecília Teixeira Gonçalves, coordenadoras do projeto de formação no RS, apresentaram o livro "Tempos de Outro Aprender" durante o II Seminário Estadual

Durante o II Seminário Estadual Rio Grande do Sul, realizado nos dias 24 e 25 de julho na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, ocorreu o lançamento do livro “Tempos de Outro Aprender: A Educação Integral como Caminho para a Humanização e a Prática da Democracia”. A obra é composta por textos elaborados por membros da equipe pedagógica do projeto de formação continuada do Programa Escola em Tempo Integral na região sul, promovido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Conforme as professoras Danusa de Lara Bonotto e Ana Cecília Teixeira Gonçalves, coordenadoras do projeto da UFFS no RS, que fizeram a apresentação do livro durante o evento, a obra pode ser dividida em três partes. Na primeira delas há uma perspectiva da Educação Integral como projeto de sociedade, com textos sobre políticas públicas, currículo inclusivo, marcos legais, formação continuada e gestão democrática. Na segunda parte são trabalhadas conexões, em textos que dialogam com a área da educação e com o desenvolvimento humano em suas diferentes dimensões. E na terceira parte são abordadas experiências, por meio de vivências da prática da Educação Integral nas escolas.

Segundo as coordenadoras, o livro traz uma proposta de Educação Integral que vai além de uma política de governo, que seja uma política de Estado e, assim, possa ser, de fato, efetivada nas redes de ensino. A coordenação do projeto entregou um exemplar físico do livro a cada município que esteve representado no Seminário, mas a obra também está disponível para download gratuito no site da Paco Editorial, editora responsável pela publicação. Link para acesso: https://www.pacolivros.com.br/tempos-de-outro-aprender

Seminário foi realizado no Salão de Atos da UFRGS, nos dias 24 e 25 de julho

II Seminário Estadual

Cerca de mil pessoas estiveram presentes no II Seminário Estadual Rio Grande do Sul, promovido pela UFFS. A grande maioria do público foi composta por cursistas da formação continuada do Programa Escola em Tempo Integral no RS. Foram dois dias de intensa programação, com exposição de banners e mesas de diálogo, que abordaram os desafios e os mecanismos para a implantação da Educação Integral, assim como as experiências de sucesso que servem de inspiração para novas práticas.  

Entre os destaques da programação esteve uma homenagem aos 40 anos dos CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública), realizada na abertura do evento. Junto às autoridades convidadas para a mesa oficial, estiveram três convidados especiais: Lia Ciomar Macedo de Faria, coordenadora pedagógica dos CIEPs; Carlos Eduardo Viera da Cunha, ex-secretário de Educação do Rio Grande do Sul e ex-deputado estadual e federal; e Juliana Brizola, ex-deputada estadual e neta de Leonel Brizola. Ao lado deles esteve a professora Jaqueline Moll, que é formadora do curso e foi quem propôs a homenagem.

Os CIEPs foram uma das mais emblemáticas experiências de educação em tempo integral no Brasil. Idealizados nos anos 1980, durante o governo de Leonel Brizola no Rio de Janeiro, e concebidos pedagogicamente por Darcy Ribeiro, eles foram pensados como uma resposta concreta às desigualdades sociais, unindo escola, saúde, alimentação, cultura e esporte em um só lugar. Foram construídas 500 unidades em todo o estado do Rio de Janeiro, com estruturas padronizadas, projetadas por Oscar Niemeyer, e com o propósito de funcionar durante todo o dia, acolhendo os estudantes com refeições, cuidados básicos e atividades pedagógicas, culturais e esportivas. Os CIEPs representam um marco histórico da luta por uma escola pública que vá além da sala de aula tradicional e que cuida, protege, ensina e transforma.  

“Eu fico que feliz que hoje nós tenhamos uma lei federal que está abraçando esta causa e que está podendo disponibilizar para a comunidade escolar o tempo integral nas escolas. A gente sabe que ainda está engatinhando, mas só de ver esse plenário cheio de professoras e professores que querem dar continuidade a isso, que acreditam que o tempo que a criança fica na escola, com qualidade, faz a diferença, já valeu a luta do meu avô Leonel Brizola. Que não foi uma luta fácil, porque militar ao lado da educação não é uma luta fácil e vocês, educadores e educadoras, sabem bem disso”, disse Juliana Brizola.  

Jaqueline Moll (esq.), Lia Ciomar Macedo de Faria, Juliana Brizola e Carlos Eduardo Viera da Cunha, em homenagem aos CIEPs

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