O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou, na tarde de 27 de agosto, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Passo Fundo. Na oportunidade, ele falou para os médicos do Programa Mais Médicos, para secretários municipais de saúde e convidados em encontro promovido pela Direção do Campus e pela equipe dos tutores regionais do Programa Mais Médicos: Júlio Stobbe, Bruna Chaves Lopes, Luiz Artur Rosa Filho e Daniela Borges.
Duzentas pessoas participaram dos trabalhos que, conduzidos pelos tutores, trataram da inserção regional e das perspectivas do Projeto Mais Médicos para o Brasil. Fechando o encontro, o ministro, acompanhado pelo reitor da UFFS, João Alfredo Braida, pelo diretor do Campus Passo Fundo, Jaime Giolo, e pelo coordenador da equipe de tutores, Júlio Stobbe, reafirmou a centralidade do SUS nas políticas nacionais de saúde, a importância dos Programa Mais Médicos e anunciou a expansão deste em mais de mil profissionais para atuarem em 900 municípios brasileiros.
A UFFS é a instituição encarregada da supervisão acadêmica do Programa Mais Médicos em uma região que abrange 106 municípios do Rio Grande do Sul e 56 municípios de Santa Catarina. Os médicos supervisionados somam 369, sendo 241 vinculados a serviços de saúde gaúchos e 128 a serviços de saúde catarinenses.
O ministro Alexandre Padilha recebeu da administração da UFFS um documento que, radiografando as principais ações do Campus Passo Fundo, revela o seu potencial para tornar-se um centro completo e de referência em formação em saúde, objetivo que deverá integrar interesse e compromissos compartilhados entre o Ministério da Educação e o Ministério da Saúde.