No dia 27 de março ocorreu, na escola do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre (RS), a abertura das atividades da turma da região sul do curso de especialização em Educação Popular em Saúde. O curso, realizado de forma descentralizada em seis diferentes polos pelo Brasil, na região sul é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Núcleo Angicos da EGF/Gereb/Fiocruz Brasília, o GHC e a Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Passo Fundo.
Estiveram presentes na solenidade de abertura, Renata Pekelman, do Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa (DGIP) do Ministério da Saúde; Edenilson Bomfim da Silva, gerente de Ensino e Pesquisa do GHC; Jaime Giolo, diretor da UFFS-Campus Passo Fundo, que também representou o reitor da UFFS; Inara Reis, presidenta do Conselho Estadual de Saúde; Elisângela Silveira, representante da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde (ANEPS-RS); Terezinha Valduga, da Escola de Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul; Michele Neves Meneses, coordenadora da turma da região Sul; e Vanderléia Laodete Pulga, integrante da Comissão Pedagógica Nacional do curso e docente da UFFS.
Além da abertura local, houve uma abertura nacional do curso, no dia 28 de março, de forma presencial em Brasília, com transmissão on-line. A solenidade contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do coordenador do curso pela Fiocruz Brasília, Osvaldo Bonetti, do diretor-presidente do GHC, Gilberto Barrichello, dentre outras autoridades. Link para a transmissão da abertura nacional.