O que a emergência climática tem a ver com a saúde da população? Tudo! A percepção, em muitos setores da sociedade, da falta de uma comunicação suficientemente clara a respeito da relação dos eventos climáticos extremos, observados nos últimos tempos, com a saúde da população de um modo geral, foi um dos motivos que levou a professora Helena de Moraes Fernandes, da UFFS – Campus Passo Fundo, a criar o projeto de iniciação à extensão universitária denominado “Climão na Saúde”. Iniciado em maio de 2025, o projeto pretende criar materiais que levem o conhecimento acadêmico relativo a clima e saúde à comunidade da região do Campus Passo Fundo e também ao público em geral, de forma clara e acessível.
A vasta experiência, formação e busca constante por estudos na área de comunicação em saúde, faz com que a professora Helena tenha uma dimensão das possibilidades de um trabalho estratégico em benefício do público. Ela conta que ao chegar à UFFS, passa pelos ambulatórios do Campus Passo Fundo, onde é feito o atendimento à população. No ambiente de espera, há telas de televisão passando programas diversos e, observando isso, surgiu a ideia de produzir programas experimentais sobre assuntos do clima e das emergências climáticas e sua relação com a saúde coletiva e a saúde pública.
Outra observação do dia a dia que inspirou a professora para a criação do projeto foi o uso massivo de sacolas plásticas em mercados, farmácias, lojas, etc. Este hábito de consumo gera um imenso volume de resíduos e um grande impacto negativo ao meio ambiente. “A atitude do uso de ecobags – como sacolas de tecido – só é suficiente se estiver associada a educação da população. Para isso, é preciso dedicação em conscientização, noção de causas e consequências, que trarão um impacto positivo muito grande se realizadas", comenta a professora, exemplificando um tema que pode ser abordado pelo projeto.
Atualmente, o grupo que trabalha no projeto conta com a coordenadora Helena, a bolsista Larissa Lopes Endlich, a voluntária Carla Laurença Gomes da Silva e tem como colaboradores na UFFS os técnicos Edson Comin e Sarah de Cassia Ribeiro, assim como os docentes Anibal Lopes Guedes, Darlan Martins Lara, Lucianne Braga Oliveira Vilarinho e Alessandra Regina Muller Germani. O projeto conta também com a parceria externa de Rômulo Oliveira Tondo e da Secretaria Municipal de Cultura de Passo Fundo.
No momento, o grupo estuda a legislação relacionada à comunicação em saúde e pesquisa os conteúdos e informações relativos ao tema que têm sido comunicados na região do entorno da UFFS – Campus Passo Fundo. Este trabalho irá embasar a fase de seleção de temas a ser trabalhados nos materiais de divulgação que serão produzidos.
“Falaremos sobre como as emergências climáticas - como ondas de calor extremo, inundações, secas e tempestades - geram impactos significativos na saúde humana, por meio do agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares; aumento na incidência de doenças transmitidas por vetores (como dengue e malária) e comprometimento na segurança alimentar e hídrica. As escolhas serão feitas a partir de pesquisas, baseadas no Ministério da Saúde, do Meio Ambiente e outras instituições, como a USP e outras referências científicas conceituadas”, comenta Larissa. "Além disso, objetivamos escutar e considerar os interesses da população sobre o tema”, completa a professora Helena.
“Estamos planejando entrevistas com especialistas nas áreas de maior impacto de intersecção entre as emergências climáticas e a saúde humana, para criar um programa piloto para passar nos ambulatórios do Campus Passo Fundo”, afirma Larissa. A ideia é que estes programas também possam ser divulgados em canais institucionais no Youtube, como a TV Fronteira e o Diga Saúde PF, para os quais a professora Helena já produziu alguns materiais (o 1º Seminário de Comunicação e Saúde do Campus PF e um tutorial sobre como criar podcasts para popularizar ciências da saúde, por exemplo).
Conforme a professora Helena, aqueles que tiverem interesse em contribuir com o projeto, são bem-vindos. Para participar basta entrar em contato com a coordenadora por e-mail, o contato é helena.fernandes@uffs.edu.br.