Por iniciativa do vereador Douglas Pereto, a Câmara de Vereadores de Passo Fundo homenageou a UFFS - Campus Passo Fundo pelo desempenho dos estudantes concluintes do Curso de Medicina no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE 2023, cuja nota foi a primeira do Estado do Rio Grande do Sul, a quinta do Brasil e a segunda entre as universidades federais. O Ato de Concessão do Certificado aconteceu durante Sessão Plenária do dia 14 de maio.
Estiveram presentes à sessão integrantes da administração do Campus Passo Fundo, do Hospital São Vicente de Paulo, do Hospital de Clínicas e do Hospital de Olhos, e ainda representantes da comunidade acadêmica do Campus Passo Fundo e pessoas da comunidade.
Em seu pronunciamento, o vereador Douglas Pereto creditou o conceito máximo obtido pelo Curso de Medicina no ENADE ao consistente projeto educacional conduzido pelo Campus Passo Fundo. “A UFFS é uma instituição que transforma vidas e contribui diretamente para o fortalecimento da nossa cidade. O desempenho no ENADE é apenas uma das muitas formas pelas quais essa excelência se manifesta”, afirmou.
O diretor do Campus Passo Fundo, professor Jaime Giolo, em nome da UFFS, do Campus Passo Fundo e das instituições parceiras, agradeceu ao vereador Douglas Pereto, proponente, e à Câmara de Vereadores, na pessoa de seu presidente, vereador Gio Krug, pela homenagem.
Conforme Giolo, a homenagem é recebida como um reconhecimento público da sociedade passo-fundense pelo trabalho já realizado e como um estímulo para a manutenção, aprofundamento e ampliação deste mesmo projeto universitário. Um projeto que é compartilhado com o Hospital de Clínicas de Passo Fundo (HC), o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), o Hospital de Olhos (HO), o Hospital de Clínicas de Carazinho (HCC), o Hospital São João de Sananduva (HSJ), a Prefeitura Municipal de Passo Fundo e suas instituições de saúde, a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul, os municípios de Carazinho, Ernestina, Marau, Pontão e Sertão e entidades da sociedade civil que prestam sua contribuição à mesma causa.
Ainda segundo o diretor do Campus Passo Fundo, o projeto do Campus, na performance atual, ostenta dois cursos de graduação (Medicina e Enfermagem), com 402 estudantes, 31 programas de residência médica (HSVP, HC, HO, HCC e prefeituras de Passo Fundo e Pontão), com 305 residentes, um programa de Residência Multiprofissional (Prefeitura de Marau), com 7 residentes, um Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros (HC), com 20 estudantes, mais de 60 salas ambulatoriais para média e alta complexidades (HSVP e HC), com mais de 300 atendimentos diários, em média. Em parceria com a Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). O Campus iniciará, ainda este ano, a oferta de vagas para mestrado acadêmico e doutorado em Ciência Cirúrgica Interdisciplinar. O Campus conduz também dezenas de projetos de pesquisa, extensão e cultura.
“O Certificado de Honra ao Mérito que o Campus Passo Fundo recebe rende homenagem ao conjunto das instituições referidas e, principalmente, ao empenho de estudantes, professores, coordenadores, preceptores, administradores, técnicos, funcionários das instituições e colaboradores da sociedade civil”, finaliza Giolo.