A Universidade Federal da Fronteira Sul promove, em 2025, a quinta edição Festival Cultura de Fronteira. O evento acontece em etapas locais nos campi da UFFS, e culmina com uma etapa geral no Campus Laranjeiras do Sul, no dia 26 de setembro. Com a intenção de qualificar o Festival e capacitar os participantes da comunidade acadêmica e regional foram organizadas oficinas preparatórias.
Podem participar das oficinas preparatórias integrantes da comunidade acadêmica, trabalhadores terceirizados e pessoas da comunidade regional. “A grande parte dos eventos de cultura da UFFS buscam agregar participantes de toda a comunidade universitária, incluindo a comunidade regional, pois agrega artistas de diversas linguagens culturais, oportunizando que possamos ter a participação de jovens talentos e até mesmo de artistas já com uma grande rodagem na cena artística e cultura, dos diversos campi que estão vinculados. A mescla destes dois perfis de participantes – quem está iniciando e quem já atua com cultura, cria um ambiente de aprendizado e ganho, para as ações culturais da Universidade”, avalia o diretor de Arte e Cultura, Ronnie Schroeder.
Segundo Schroeder, “as oficinas funcionam sempre como um duplo canal de preparação, que desembocam em um maior e melhor Festival Cultura de Fronteira. A primeira no sentido da qualificação, através de oficinas com servidores que já desenvolvem atividades voltadas a artes cênicas, música, literatura e artes visuais. Abordando técnicas, explicitando conceitos e dando dicas de ideias interessantes. A segunda, como um estímulo e uma divulgação antecipada das linguagens que serão abordadas durante o Festival, dando uma ideia inicial do que poderá ser enfrentado nas etapas locais. Em linhas gerais, qualifica e prepara e também atua no processo de divulgação do Festival”.
O diretor de Arte e Cultura da UFFS destaca, ainda, que “as oficinas são pensadas em razão das tendências culturais de cada Campus, auxiliando no desenvolvimento e qualificação das fortalezas identificadas, mas também podem propiciar o contato da comunidade universitária com novas formas de expressões artísticas, com destaque este ano, para a abordagem que será dada à literatura. Serão duas oficinas, uma de contos e outra de poesias, duas linguagens que embora concorram na mesma categoria, possuem uma abordagem distinta. Essa ação será desenvolvida no Campus de Realeza”.
Ao todo, 10 oficinas ocorrerão nos campi da UFFS, sendo na modalidade Artes Visuais (Campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Passo Fundo e Laranjeiras do Sul), na modalidade Artes Cênicas (Campi Cerro Largo e Erechim), na modalidade Música (Campus Chapecó), modalidade Literatura Conto (Campus Realeza) e modalidade Literatura Poesia (Campus Realeza).
Seguem os links de acesso aos formulários para os interessados em participar das oficinas preparatórias:
Campus Cerro Largo
Oficina Audiovisual – Inscrição Oficina
Artes Cênicas - Inscrição
Campus Chapecó
Oficina Audiovisual – Inscrição
Oficina Música – Inscrição
Campus Erechim
Oficina Audiovisual – Inscrição
Oficina Artes Cênicas – Inscrição
Campus Laranjeiras do Sul
Oficina Pintura/Gravura/Pintura – Inscrição
Campus Passo Fundo
Oficina Audiovisual – Inscrição
Campus Realeza
Oficina Literatura/Poesia – Inscrição
Oficina Literatura/Conto - Inscrição
Demais informações sobre o V Festival Cultura de Fronteira da UFFS podem ser acessadas na página do Festival.