Foi publicado no último dia 24 de setembro o resultado do Prêmio CAPES Futuras Cientistas 2025, contemplando 19 alunas, 10 professoras e 13 tutoras como vencedoras. Na categoria Tutora, uma das vencedoras foi a professora do curso de Química da UFFS – Campus Cerro Largo, Marlei Veiga dos Santos.
O projeto "Futuras Cientistas" é realizado com estudantes e professoras do ensino médio da rede pública estadual e tem como objetivo estimular a participação feminina em áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM). Em janeiro deste ano, foi realizada uma imersão presencial com a orientação da professora Marlei e do professor, Fabiano Cassol, além da participação de alunas monitoras dos cursos de Química e Engenharia Ambiental e Sanitária. Estas imersões são realizadas desde 2024 e para 2026 já está prevista a próxima, desta vez também com a participação dos cursos de Física e Ciências Biológicas.
Dentro da tutoria da professora Marlei, a atividade consistiu na construção de um fotômetro, um instrumento que mede amostras com base na quantidade de luz que elas absorvem ou transmitem. É usado para determinar a concentração de uma substância em solução, aproveitando a relação entre intensidade da luz e quantidade de matéria presente. “A construção do fotômetro foi muito mais do que montar um equipamento, foi uma forma de aproximar a ciência da realidade delas, mostrando que é possível fazer pesquisa, aprender e se encantar com o conhecimento mesmo dentro da escola pública”, explicou.