A Universidade Federal da Fronteira Sul firmou, recentemente, acordos de cooperação internacional com a Universidade do Minho e com a Universidade de Évora, ambas situadas em Portugal. Os acordos prevêem ações de cooperação pedagógica, científica, tecnológica e cultural.
A Universidade do Minho é uma das principais instituições de ensino superior em Portugal, reconhecida por sua excelência acadêmica e forte atuação em pesquisa e inovação. Com essa parceria, foi formalizado um Acordo de Cooperação entre as duas instituições para a mobilidade de estudantes, intercâmbio de docentes e investigadores, intercâmbio de pessoal técnico, administrativo e de gestão, viabilidade de projetos de ensino e formação, de projetos de extensão ou interação com a sociedade, entre outras. O Protocolo de Cooperação é válido por um período de cinco anos, podendo ser renovado por igual período.
Já a Universidade de Évora, fundada em 1559, é uma das universidades mais antigas de Portugal e se destaca pela diversidade de áreas do conhecimento, especialmente nas ciências humanas e sociais. Com esta instituição foi assinado um Memorando de Entendimento, o qual visa estreitar as relações de cooperação e intercâmbio. A parceria abrange colaboração em atividades nos domínios do ensino e formação, intercâmbio de docentes, investigadores, estudantes e staff, promoção e prestação de serviços, estágios científicos e técnicos, entre outras ações. O memorando de entendimento tem duração de três anos.
Docentes da UFFS interessados em desenvolver atividades por meio dessas e outras parcerias podem entrar em contato com o Departamento de Relações Internacionais.
Os estudantes interessados em realizar mobilidade acadêmica podem acessar mais informações aqui.