A Universidade Federal da Fronteira Sul está em fase de formação da equipe que irá participar, entre os dias 9 e 27 de julho, da Operação Amazonas, como parte do Projeto Rondon 2025. As atividades da Operação irão ocorrer em 12 municípios do estado do Amazonas. Ainda não foi definido o local em que cada equipe irá atuar durante o período da Operação.
Cada município irá receber duas equipes, onde irão aplicar atividades e oficinas dentro dos seguintes temas: conjunto A (Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde); conjunto B (Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e Trabalho); e conjunto C (Comunicação Social, com cobertura jornalística e produção de conteúdo). A equipe da UFFS irá desenvolver atividades e oficinas do Conjunto B.
A equipe da UFFS que participará da Operação Amazonas terá oito integrantes. Os professores da UFFS – Campus Chapecó, Diego Hoff e Marcos Roberto dos Reis, e oito estudantes, que podem ser de graduação e/ou pós-graduação, os quais serão selecionados por edital a ser lançado em breve. Conforme indica o Conjunto B, deverão ser selecionados preferencialmente estudantes dos cursos de Administração, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Aquicultura, Ciências da Computação. O edital poderá prever a seleção de estudantes de outras graduações e pós-graduações.
“A atuação dos estudantes no Projeto Rondon ocorre em comunidades carentes do município selecionado e, eventualmente, com grupos de interesse, indicados pelo governo local, podendo incluir funcionários públicos, MEIs, cooperativas. Em geral, a atuação ocorre na forma de oficina, onde o intuito é, não apenas ensinar a teoria, mas, demonstrar a prática com participação ativa das pessoas”, informa Marcos dos Reis.
Conforme Reis, a participação em ações desse tipo trazem muitos ganhos, já que estão “na categoria de uma vivência única em localidades distantes ao permitir ao estudante participar de um evento, de categoria nacional, onde são aplicados conhecimentos, obtidos em sala de aula e laboratórios, em comunidades carentes de municípios localizados em regiões (Amazonas) com culturas diferentes das que temos na região da UFFS. Isso proporciona momentos únicos”.