A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza está promovendo uma série de capacitações a professores da rede básica de ensino para utilização de obras literárias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A iniciativa busca qualificar 400 educadores de cinco municípios da região Sudoeste do Paraná, beneficiando mais de 3 mil alunos.
O projeto é fruto de uma parceria com o Itaipu Parquetec e a Itaipu Binacional e busca apresentar diferentes estratégias pedagógicas aos professores para reforçar o papel transformador da leitura. “A mediação leitora, proposta pelo projeto, parte do conceito de leitura como experiência. Sendo assim, acredita-se que o estímulo por meio dos cinco sentidos pode enriquecer o momento de leitura e sensibilizar o leitor”, explicou uma das coordenadoras, professora Naiane Menta Tres.
As formações são ministradas aos professores que lecionam na Educação Infantil e Ensino Fundamental I, e envolve ainda a produção de materiais didáticos, além de jogos, atividades sensoriais e recursos digitais. Por enquanto, já participaram do curso professores das cidades de Capanema, Planalto, Salto do Lontra e Santa Izabel do Oeste. Em Realeza, as atividades serão realizadas no dia 30 de abril, com aproximadamente 60 professores.
A formação em mediação leitora é feita a partir de 14 livros selecionados do Clube de Leitura dos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. As obras literárias abordam temas como saúde, água potável, cidades sustentáveis, consumo responsável e preservação ambiental. O curso tem duração de 60 horas e está dividido em três etapas: aula teórica sobre mediação leitora e os ODS; estudo de material didático produzido no projeto, planejamento de intervenção didática, prática pedagógica com os alunos, organização de exposição dos resultados e estudo e análise dos resultados.
O projeto também busca incentivar a formação de cidadãos conscientes na construção de um mundo mais sustentável, conforme destacou a coordenadora professora Ana Carolina Teixeira Pinto. “Na maioria dos casos, os ODS da ONU são trabalhados apenas no ensino médio. Porém, a formação de futuros leitores também passa pelas séries iniciais, daí a importância de estimular o aprendizado de habilidades e valores essenciais como preservação ambiental, consumo responsável, saúde e bem-estar”, destacou.