Conteúdo:
Linha 1: Políticas Educacionais e Currículo - A linha tem seu escopo teórico-prático na compreensão da interação entre políticas e currículos de Ciências. Os contextos de pesquisa devem surgir dos discursos educacionais e sustentar a discussão pela reconstrução curricular na dinâmica da tessitura e produção de currículos. Os discursos docentes, a produção didática e os documentos curriculares são elementos de pesquisa importantes nesta linha que podem ser pensados pelo viés dos conceitos, objetivos, metodologias e avaliação no ensino de Ciências. A dimensão teórica da linha prima pela recontextualização das concepções de ensino e de avaliação, dos discursos curriculares e escolares, sendo estes focos de análise das pesquisas que aqui se alocam. Esta linha tem como objetivos: Investigar a dinâmica curricular no Ensino em Ciências, bem como suas articulações com políticas e práticas educativas; - Pesquisar o discurso educacional acerca das políticas curriculares na área de Ciências; - Analisar a produção de currículo pela via do livro didático a partir de documentos e discursos escolares; - Diagnosticar e propor renovações curriculares no âmbito da educação em Ciências; - Pensar propostas de formação e inovação curricular articuladas entre si. Professores da Linha 1: Erica do Espirito Santo Hermel, Fabiane de Andrade Leite, Neusete Machado Rigo, Rosangela Inês Matos Uhmann, Rosemar Ayres dos Santos, Neusa Maria John Scheid e Rúbia Emmel.
Linha 2: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas - Esta linha tem compromisso com a reflexão acerca das dinâmicas dos processos formativos e constitutivos de Professores de Ciências, Biologia, Física e Química entre outras afins. A partir do referencial histórico-cultural e da investigação-formação-ação discute processos de formação e saberes docentes, bem como problematização e significação de conhecimentos científicos específicos das Ciências da Natureza e suas Tecnologias em contextos pedagógicos. A profissionalização docente e a teorização das práticas na perspectiva da reflexão crítica são categorias perseguidas por esta linha de pesquisa. Esta linha tem como objetivos: - Teorizar, problematizar e investigar contextos formativos em Ciências; - Pesquisar processos de significação conceitual em Ciências em contexto de ensino específicos e em processos de formação de professores; - Articular reflexões a partir de pesquisas que tenham como cerne o exame de práticas de ensino em Ciências em diferentes níveis de ensino; Investigar e contextualizar processos de ensino e de formação de professores que tenham como proposta a investigação, a pesquisa e o desenvolvimento do pensamento crítico em Ciências. Professores da Linha 2: Danusa de Lara Bonotto, Eliane Gonçalves dos Santos, Judite Scherer Wenzel, Paula Vanessa Bervian, Roque Ismael da Costa Güllich, Sandra Maria Wirzbicki e Sinara München.