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PROJETOS INTEGRADORES  


Resumo: As universidades brasileiras vêm passando, ao longo dos anos, por profundas mudanças, que transpassam por renovação de conceitos, que moldam e organizam toda estrutura educacional. Uma destas transformações está embasada na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como facilitadores dessas mudanças estruturais, em prol do fortalecimento da função social das IES brasileiras, como instituições que formam para a interdisciplinaridade e transformação social. Tornou-se necessário colocar as universidades em protagonismo em articulação com os territórios e assim, possibilitando aos discentes autonomia para construir coletivamente. Nessa direção, o presente projeto tem por objetivo promover propostas de intercâmbios entre estudantes de Programas de Pós-Graduação, a fim de fortalecer perspectivas de formação interinstitucional e de compartilhamento de pesquisas. 
 Tem por justificativa a necessidade de desenvolvermos processos de compartilhamento de saberes e de experiências entre estudantes da Pós-Graduação, espaço que, por vezes, é individualizado e competitivo, e que visa a produção massiva de produtos acadêmicos. Assim, encontramos na extensão universitária um espaço dialógico que possibilita fortalecer o protagonismo estudantil e a problematização sobre qual a importância social de nossas pesquisas. Deste modo, da aproximação inicial entre Universidade do Estado do Amazonas e Universidade da Fronteira Sul-Campus Erechim, nasce o projeto InterSaberes. Como mencionado acima, partindo de alguns desejos iniciais, que se transformam em propostas de trabalho, o projeto tem caráter de construção coletiva e o seu desenvolvimento está entrelaçado com as possibilidades, buscas e desafios presentes no processo formativo dos estudantes da Pós-Graduação.


2 - Formação de professores e educadores no Brasil, Argentina e Portugal

Descrição: O presente estudo objetiva discutir sobre o tema Formação de professores e educadores (atividades educativas em outras áreas, tais como: saúde, assistência social, direitos humanos, entre outras), a partir da investigação internacional com a participação de pesquisadores do Brasil (Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE, Universidade Estadual do Paraná UNESPAR, Universidade Estadual de Londrina UEL, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia UFRB e Instituto Federal do Espírito Santo IFES) da Argentina (Facultad de Ciencias Forestales, da Universidad Nacional de Misiones, UNaM) e de Portugal (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa -IE/ULisboa). O estudo, de natureza qualitativa-interpretativa, envolverá a análise de documentos oficiais relativos às políticas e ações de formação de professores e educadores dos três países envolvidos na investigação. Também, envolverá entrevista semiestruturada a professores da Educação Básica e da Educação Superior e futuros professores e educadores sobre a formação inicial e continuada, com foco nos eixos temáticos inclusão no contexto educacional, interculturalidade, educação popular em saúde, educação emocional e ética profissional (processos autoformativos). Ainda, prevê o desenvolvimento de encontros autoformativos, para investigação empírica, com estudantes em formação inicial e com professores e educadores em exercício da profissão. Para o estudo empírico, serão propostas dinâmicas com narrativas e o uso da arte, de modo a promover diálogos, trocas de experiências e reflexões sobre os saberes da profissão docente e do educador. O material empírico será constituído mediante a elaboração de notas no diário de bordo nas diversas etapas da pesquisa, das transcrições das gravações de áudio dos encontros autoformativos de formação docente e de educadores e das entrevistas realizadas aos colaboradores do estudo. A pesquisa envolverá aprofundamento teórico sobre a temática mediante a realização de reuniões de estudo e seminários de socialização de resultados com a equipe de pesquisadores, com doutorandos e mestrandos dos Programas de Pós-Graduação e os estudantes da Graduação das IES. Assim, busca-se compreender as dimensões das políticas de formação de professores e de educadores e dos desafios postos para o aperfeiçoamento do desenvolvimento profissional de professores da Educação Básica, da Educação Superior e dos futuros professores e educadores, bem como contribuir com diretrizes para as políticas de formação docente.Ano de vigência: 2023-2027O projeto está vinculado ao Termo de Cooperação firmado entre: UFFS e IE/ULisboa; UFFS e UNaM.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Adriana Salete Loss - Coordenador / Maria Geralda Oliver Rosa - Integrante / Thiago Ingrassia Pereira - Integrante / Sonize Lepke - Integrante / Ana Cristina Hammel - Integrante / Marciane Maria Mendes - Integrante / Zoraia Aguiar Bittencourt - Integrante / Flavia Burdzinski de Souza - Integrante / SHEILA MARQUES DUARTE BASSOLI - Integrante / ISABEL FREIRE - Integrante / CARMEN CAVACO - Integrante / Katia Aparecida Seganfredo - Integrante / Almiro Schulz - Integrante / Susiane Bampi - Integrante / Monica Riet Goulart - Integrante / Rosangela Dalagnol - Integrante / Jonas Antonio Bertolassi - Integrante / Solange Todero Von Onçay - Integrante / Silvania Regina Pelenz Irgang - Integrante / Adriana Richit - Integrante / Halferd Carlos Ribeiro Junior - Integrante / Lísia Regina Ferreira - Integrante / Letícia Lyra - Integrante / Ana Paula Caetano - Integrante / Ivania Nogaro - Integrante / Sandra Betiatto - Integrante / Eunice Radomski da Rocha - Integrante / Milena Moraes do Estreito - Integrante / Luana Confortin - Integrante / Samanta Aguiar - Integrante / Margarete Tironi - Integrante / Ana Lídia Paixão E Silva - Integrante / Franciele Zaleski - Integrante / Rosane Cardoso - Integrante / Ana Paula Modesto - Integrante / Eliane Pinto de Góes - Integrante / Fabiane Freire França - Integrante / Andreia Nakamura Bondezan - Integrante / Reginaldo Jose De Souza - Integrante / Alexandre Loro - Integrante / Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus - Integrante / Jean Pablo Guimarães Rossi - Integrante / . Eloa Soares Dutra Kastelic - Integrante / Carla Verónica Duarte - Integrante / Carolina Ester Reckziegel - Integrante / Soledad Ramona Correa Melnin - Integrante / Alex Verdério - Integrante / Janaine Zdebski da Silva - Integrante / Elsa Biscaia Machado - Integrante / Catariana Micaela Sobral - Integrante / Marisela Garcia Hernandez - Integrante / Alexandre Fassina - Integrante / Claudia Gallert - Integrante / Isabela Camini - Integrante / Andréia Xavier Teixeira - Integrante / Vanderlize Dalgalo - Integrante / Patrycia Zanatta - Integrante / Enilson Macedo - Integrante / Mirian Poletto - Integrante / Diuliana Chiaradia Pimentel - Integrante / Bruna Caroline Rodrigues - Integrante / Rafaela Koncikoski Abel - Integrante / Elise de Moraes - Integrante / Fernanda Maria Arcari – Integrante.

3 - Formação docente e processos educativos na Educação Básica e Ensino Superior 

Descrição: Há muito, os processos educativos na educação básica e ensino superior têm chamado a atenção de pesquisadores, mobilizando estudos distintos em face aos quais fragilidades e possibilidades têm sido apontadas. A partir dos resultados dessas investigações, a formação de professores tem sido destacada como principal dispositivo para melhorar os processos de ensino e aprendizagem. Considerando esses aspectos, interessamo-nos em investigar os processos de ensino e aprendizagem, na educação básica e ensino superior, buscando compreender os aspectos que os influenciam e qual o papel da formação de professores e no desenvolvimento profissional de formadores na melhoria da educação. A pesquisa, de natureza qualitativa-interpretativa, envolverá a análise das ações de ensino e aprendizagem em sala de aula na educação básica e ensino superior, bem como de formação e professores e desenvolvimento profissional de professores do ensino superior. Prevê, também, o desenvolvimento de atividades formativas para investigação empírica sendo uma na educação básica e uma no ensino superior, bem como a aplicação de questionários, captação de narrativas e realização de entrevista aos participantes da investigação. O material empírico será constituído mediante a elaboração de notas de campo nas diversas etapas da pesquisa, das transcrições das gravações de áudio das sessões de ensino e aprendizagem e/ou intervenção de formação docente e das entrevistas realizadas aos colaboradores do estudo, bem como das produções escritas dos estudantes e/ou dos professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Adriana Salete Loss - Integrante / Halferd Carlos Ribeiro Junior - Integrante / Marcela Alvares Maciel - Integrante / Mauri Luís Tomkelski - Integrante / Adriana Richter - Coordenador / Ricardo Machado - Integrante / Andre Gustavo Shaeffer - Integrante / LidianeTania Ronsoni Maier - Integrante.



Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
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CNPJ: 11.234.780/0003-12

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Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
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