Já faz parte do catálogo da Editora UFFS disponível para leitura o livro O raciocínio clínico no Processo de Enfermagem: experiências do ensino e da prática. A ideia da publicação surgiu a partir da motivação de docentes da UFFS que trabalham em componentes curriculares que tem como proposta ensinar o Processo de Enfermagem, método sistemático utilizado pelo enfermeiro para planejar e implementar o cuidado, exigindo, para isso, a mobilização do raciocínio clínico.
A organização da publicação é dos docentes da UFFS Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt, Alexander Garcia Parker, Eleine Maestri, Thamirys Fernanda Santos Candido, do grupo de pesquisa em Educação Popular e Formação em Saúde e Enfermagem (EDUFES), e de Vander Monteiro da Conceição, membro do Laboratório de Investigação Quanti-Qualitativa em Enfermagem e Saúde (LIQES).
A seguir os docentes envolvidos na publicação falam do processo de confecção do livro e dos assuntos abordados:
Como foram reunidas as informações?
Atualmente, a temática do raciocínio clínico se destaca como elemento essencial para que o enfermeiro exerça, de fato, seu papel social junto à equipe multiprofissional em saúde. Considerando que o enfermeiro é, muitas vezes, o profissional responsável pela admissão dos pacientes tanto na Atenção Primária à Saúde (APS) quanto na atenção hospitalar, é imprescindível que domine a abordagem clínica inicial, de modo a realizar os primeiros encaminhamentos com base no estado de saúde da pessoa que busca o serviço.
Dessa forma, a formação do enfermeiro, conforme preconizado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, deve contemplar o desenvolvimento de competências voltadas à tomada de decisões clínicas fundamentadas no raciocínio clínico.
Com o objetivo de construir este livro, buscou-se dialogar com profissionais experientes tanto na docência universitária quanto na prática nos serviços de saúde, especialmente na APS e na atenção hospitalar, reunindo reflexões e contribuições sobre o raciocínio clínico aplicado ao Processo de Enfermagem, no contexto dos serviços e da academia.
Na opinião de vocês, qual a importância da prática aliada à teoria no âmbito da Universidade?
A prática aliada à teoria é fundamental no âmbito universitário, especialmente na formação em saúde. É por meio dessa integração que o estudante desenvolve a capacidade de aplicar conhecimentos teóricos em situações reais, fortalecendo o raciocínio crítico, a tomada de decisão e a segurança profissional. A teoria fornece as bases científicas, enquanto a prática permite vivenciar, refletir e consolidar a aprendizagem de forma significativa.
Juntas, teoria e prática promovem uma formação mais completa, ética e alinhada às demandas do mundo do trabalho. No contexto do raciocínio clínico, explorar experiências de aplicação tanto na academia quanto nos serviços de saúde contribui para aproximar estudantes e profissionais da realidade do cuidado, favorecendo a construção de caminhos para alcançar uma formação clínica de excelência para o enfermeiro.
Poderiam falar um pouco mais do conceito de raciocínio clínico no Processo de Enfermagem? Como ele pode ser desenvolvido na prática profissional?
O raciocínio clínico no Processo de Enfermagem é uma habilidade essencial que envolve pensar de forma crítica e sistemática sobre os dados clínicos do paciente, a fim de tomar decisões fundamentadas para o cuidado. Ele se refere à capacidade do enfermeiro de interpretar sinais e sintomas, identificar necessidades, priorizar ações e planejar intervenções seguras e eficazes.
No contexto do Processo de Enfermagem, composto pelas etapas de avaliação de enfermagem (coleta de dados), diagnóstico, planejamento, implementação e evolução, o raciocínio clínico é o que permite ao enfermeiro integrar conhecimentos teóricos, experiência prática e evidências científicas para tomar decisões individualizadas e centradas na pessoa.
Essa habilidade pode ser desenvolvida na prática por meio de estratégias como: discussões de caso e simulações realísticas, que permitem aplicar conhecimentos em contextos semelhantes à realidade; reflexão crítica após atendimentos, valorizando o que foi feito e o que poderia ser melhorado; uso de taxonomias como NANDA-I, NIC e NOC, que organizam o pensamento clínico; supervisão qualificada, com feedbacks construtivos de preceptores e docentes; vivência constante em cenários diversos, como a atenção primária e o ambiente hospitalar, que ampliam a experiência e a capacidade de análise. Desenvolver o raciocínio clínico é um processo contínuo que exige estímulo desde a formação até a prática profissional, sendo fundamental para garantir um cuidado seguro, eficaz e ético.
No entendimento dos organizadores, de que forma a publicação poderá contribuir no dia a dia do profissional de Enfermagem?
No entendimento dos organizadores, esta publicação poderá contribuir significativamente para o dia a dia do profissional de Enfermagem ao oferecer reflexões, experiências e estratégias que fortalecem o desenvolvimento do raciocínio clínico aplicado ao Processo de Enfermagem. Ao reunir contribuições de docentes e profissionais atuantes na Atenção Primária e na atenção hospitalar, o livro aproxima teoria e prática, apresentando situações reais e contextos que favorecem a tomada de decisão fundamentada e segura.
Dessa forma, a obra se propõe a ser uma fonte de apoio tanto para a formação quanto para a atuação cotidiana, auxiliando enfermeiros a organizar o pensamento clínico, identificar prioridades de cuidado e qualificar suas intervenções diante das complexidades do trabalho em saúde. Trata-se, portanto, de um material que busca inspirar a prática reflexiva e contribuir para a construção de uma enfermagem mais crítica, autônoma e comprometida com a qualidade do cuidado.
O fortalecimento do raciocínio clínico na Enfermagem é um compromisso com a qualidade da formação e da assistência. Em tempos de transformações constantes nos cenários de cuidado, torna-se ainda mais necessário investir em estratégias que aproximem o estudante e o profissional da complexidade do pensar e agir com autonomia, responsabilidade e embasamento técnico-científico.
Essa publicação nasce do diálogo entre serviço e academia, e pretende contribuir para que a prática clínica do enfermeiro seja cada vez mais reflexiva, crítica e centrada nas reais necessidades das pessoas. Espera-se que o conteúdo aqui reunido sirva como provocação, inspiração e ferramenta para docentes, estudantes e profissionais que reconhecem no raciocínio clínico não apenas uma competência técnica, mas um exercício ético e humano.
Esta e outras obras publicadas pela Editora UFFS podem ser acessadas aqui.