Como está a qualidade da água que consumimos? A resposta a esta pergunta foi a razão para a proposta de escrita de um artigo de revisão da qualidade da água, em 2019, pela estudante Kananda Silveira da Silva, do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS – Campus Cerro Largo. O tema, apresentado à professora Manuela Gomes Cardoso, levou a uma cadeia de ideias e parcerias, que resultou na criação do website “Águas do RS”.
A professora recorda que diante da proposta de Kananda e dos constantes questionamentos recebidos, relativos à qualidade da água, nas atividades de campo e demais trabalhos inseridos na comunidade, propôs que ao invés da escrita do artigo, elas poderiam fazer a publicação de dados em um meio digital, que pudesse ser constantemente atualizado. “Havia uma lacuna no sentido de informar a população não acadêmica sobre a qualidade das águas”, conta.
Manuela lembra que, no momento inicial de desenvolvimento, em 2019, elaborou o projeto para institucionalizar na UFFS e, no mesmo ano, contou com a adesão do estudante Felipe Luis Kapelinski, também do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UFFS – Campus Cerro Largo. Ele desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre a proposta de criação de um sistema de divulgação da qualidade das águas.
A partir disso, foi iniciada a procura por parceiros e meios para o desenvolvimento de um canal de divulgação online, aberto ao público e que pudesse ser constantemente atualizado. “Ao final de 2019, conseguimos firmar uma parceria com o então professor da UFFS, Fernando Bevilaqua, que nos motivou a construir um aplicativo, em formato de mapa interativo, compilando todas as informações de forma simples e agradável aos usuários. O desenvolvimento do sistema seguiu, passando por diversas modificações e muitos colaboradores”, lembra a professora.
“Nestes anos iniciais esbarramos na dificuldade em conseguir parcerias de desenvolvedores de sistemas para a criação do website, embora tenhamos conseguido apoio importante de professores e alunos da UFSM e UFRGS, que elaboraram alguns protótipos”, destaca Manuela. Em 2022, a professora fez a submissão do projeto ao Edital nº 10/2021 – Auxílio Recém-Doutor ou Recém-Contratado, da Fapergs, e obteve aprovação. Desta forma, foi possível a contratação de serviço para o desenvolvimento do website.
De acordo com a professora Manuela, no momento de submissão do projeto, foi fundamental a parceria com o servidor Lucas Rodrigues Piovesan, da UFFS – Campus Cerro Largo, que realizou importantes contribuições no texto. Atualmente, as atualizações e manutenções corretivas do aplicativo estão sob a coordenação do professor Luciano Lores Caimi, da UFFS - Campus Chapecó.