A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP), integra a organização da Cátedra de Doutorado Internacional RED CIDIR – 2025, iniciativa promovida pela Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional (RED CIDIR).
A edição de 2025, que acontece nos dias 04 e 05 de setembro, na cidade e Encarnación – Paraguai, tem como temas centrais Geopolítica, Territórios e Fronteiras; Inovação e Mudanças Globais; e Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. A proposta é oferecer um curso internacional de curta duração voltado a estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado), docentes, pesquisadores vinculados à rede e convidados da sociedade. A cátedra visa democratizar o conhecimento e promover a transferência de ciência e tecnologia, gerando impactos positivos para o desenvolvimento sustentável, especialmente em contextos de fronteira.
A iniciativa reúne universidades de diferentes países da América Latina, promovendo a integração universitária internacional e fortalecendo ações conjuntas voltadas à pesquisa, ao ensino e à formulação de políticas públicas.
A RED CIDIR tem promovido, desde 2023, edições anuais da cátedra internacional. A primeira edição teve como foco a integração transfronteiriça e o desenvolvimento regional. Em 2024, o tema foi Cooperativismo, Fronteiras e Desenvolvimento Sustentável. Para 2025, a cátedra dialoga diretamente com os desafios contemporâneos impostos pelas mudanças globais, buscando construir pontes entre a academia e a sociedade por meio de uma atuação comprometida com o desenvolvimento social, econômico e ambiental dos territórios.
A proposta também está alinhada com os debates do XII Simpósio Ibero-Americano de Cooperação para o Desenvolvimento e a Integração Regional, promovido pela RED CIDIR, previsto para ocorrer em 2025. Mais informações estão disponíveis no site da rede: www.redcidir.org.
UFFS será representada no evento pelo coordenador do PPGDPP, professor Carlos Eduardo Ruschel Anes; pela diretora de Pós-Graduação, Samira Moreto; pelo diretor do Campus Cerro Largo, Bruno Munchen Wenzel; além de docentes e discentes do PPGDPP. O objetivo desta ação se dá a partir do compromisso da universidade com a internacionalização do ensino, a produção científica em rede e o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento das regiões de fronteira.