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Formulários

1 — Matrícula

Formulário de Matrícula PPGPE
Formulário de Autodeclaração

2 — Agendamento de Qualificação/Defesa

- O docente orientador é o responsável pelo envio do pedido de agendamento de bancas (
sec.ppgpe@uffs.edu.br).
- O pedido deve ser encaminhado com pelo menos 30 dias de antecedência.
- Para qualificação, observar os requisitos mínimos e a proficiência (verificar no Atestado de Desempenho Acadêmico se já está lançada).
- Para a defesa, observar os requisitos do Regimento do PPGPE (aba “Legislação e Normas”).

Formulário: Requerimento de Qualificação e/ou Defesa

3 — Validação de Proficiência

INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 41/PROPEPG/UFFS/2021 — Regulamenta a validação dos exames/testes de suficiência e proficiência em língua estrangeira/adicional nos Programas de Pós-Graduação da UFFS.

Para o curso de Doutorado, é necessária comprovação em duas línguas.
- Podem ser aproveitados testes realizados em até 3 anos antes da matrícula no PPGPE.

Requerimento de Validação de Exame de Proficiência

4 — Validação de Componentes Curriculares

INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 11/PROPEPG/UFFS/2014 — Normas para aproveitamento de componentes curriculares dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFFS (revisada).

Atenção — Turma DR 2025/PPGPE: não será possível validar disciplina cursada no PPPGE Mestrado para o PPGPE Doutorado neste momento de implantação, pois não atende aos requisitos da IN 11/2014 (carga horária e conteúdo).
Observem casos específicos em que há duas ou mais disciplinas com varga horária e conteúdo que atendam à IN, e submetam ao colegiado.

O formulário deve estar preenchido completo: indicar a disciplina a validar no PPGPE e a disciplina cursada em outra matriz/programa/IES.  

Requerimento de Validação de Componente Curricular

5 — Diplomação

 PRAZO LIMITE 45 DIAS APÓS A DEFESA
1 - Revisar o texto conforme orientação da banca;
2 -Enviar ao Orientador para verificar se está ok;
3 - inserir a Folha de Aprovação conforme Template disponível em https://www.uffs.edu.br/uffs/biblioteca/normalizacao-de-trabalhos  (enviar para os membros da banca assinarem eletronicamente (Gov.br);
4 - Para fazer a ficha catalográfica - inserir todas as folhas que são necessárias e depois acessar https://ficha.uffs.edu.br  e gerar a ficha.
5 - Salvar a versão final em formato PDF e enviar para a secretaria (sec.ppgp@uffs.edu.br), com cópia para o orientador, acompanhada do Termo de Permissão de Acesso ao documento (disponível no site da Biblioteca); Se houver produção de "Produto Educacional", enviar também (pode ser mais adiante)
6 - Orientador responde ao e-mail ou anexa a "Declaração de finalização da Dissertação - Declaração do Orientador", confirmando que a versão anexada é a revisada e pronta para a entrega.
O orientador faz o lançamento da Defesa no Portal do Professor, na aba das orientações, e encerra a orientação.
Após esta etapa, pode ser encaminhada a documentação para a diplomação
 1- Finaliza o mestrado (Após entrega da versão final da Dissertação)
2-Preenche o formulário "Requerimento de Diplomação" diretamente no arquivo PDF e assina pelo Gov.br;
3 - Emite a Certidão de Negativa de Encargos da Biblioteca (http://consulta.uffs.edu.br/pergamum/biblioteca/index.php), na aba "Empréstimos > Declaração de Nada Consta
4 - Envia para a Secretaria de Pós-Graduação do Campus, documentos originais escaneados, preferencialmente coloridos, um arquivo para cada documento. Exemplo: um arquivo para frente e verso do diploma; um arquivo para frente e verso da identidade, etc.
A - Requerimento de Diplomação (preenchido e assinado)
B - Certidão de Nascimento/Casamento Atualizada
C - RG (não é aceito outro documento para Diplomação)
D - CPF (se constar no RG não precisa)
E - Diploma de Graduação
F - Histórico de Graduação
G - Ata de Defesa Assinada (extrai no SIPAC - acessa https://sipac.uffs.edu.br/public/jsp/portal.jsf > Assinante externo > faz login e vai em "documentos assinados"
H - Atestado de Desempenho acadêmico extraído do portal do aluno (já finalizado pelo Orientador)
Obs: Revisar o número de créditos, se estão todos aprovados e se está inclusa a proficiência. 

Termo de Permissão de Acesso ao Documento
Requerimento de Diplomação 
Declaração de Finalização da Dissertação — Declaração do Orientador


6 - Outros Requerimentos

Sempre atentar para as Instruções Normativas referentes às solicitações desejadas.
Requerimento de Ajuste de Matrícula e/ou Mudança de Orientador
Requerimento de Prorrogação de Prazo para Defesa de Dissertação
Requerimento de Documentos
Requerimento de Trancamento ou Destrancamento de Matrícula
Requerimento de Desistência de Matrícula
Requerimento de Regime Domiciliar

Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
CEP 97900-000
Tel. (55) 3359-3950
CNPJ: 11.234.780/0003-12

Campus Chapecó

Rodovia SC 484, km 02,
Bairro Fronteira Sul,
Chapecó, SC
CEP 89815-899
Tel. (49) 2049-2600
CNPJ 11.234.780/0007-46

Campus Erechim

ERS 135, km 72, 200,
Caixa Postal 764,
Erechim, RS
CEP 99700-970
Tel. (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405,
Caixa Postal 106,
Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
Tel. (42) 3635-0000
CNPJ 11.234.780/0004-01

Campus Passo Fundo

Rua Capitão Araújo, 20,
Centro,
Passo Fundo, RS
CEP 99010-200
Tel. (54) 3335-8514
CNPJ 11.234.780/0006-65

Campus Realeza

Rodovia PR 182, km 466,
Caixa Postal 253,
Realeza, PR
CEP 85770-000
Tel. (46) 3543-8300
CNPJ 11.234.780/0005-84