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Formulários

1 — Matrícula

Formulário de Matrícula PPGPE
Formulário de Autodeclaração

2 — Agendamento de Qualificação/Defesa

- O docente orientador é o responsável pelo envio do
Requerimento de Agendamento  (sec.ppgpe@uffs.edu.br).
- O pedido deve ser encaminhado com pelo menos 30 dias de antecedência.
- Membros externos à UFFS (mestrandos e docentes que irão participar da Banca), precisam fazer o cadastro no SIPAC, como assinante externo. (Manual de Cadastro)
- Para qualificação, observar os requisitos mínimos e a proficiência (verificar no Atestado de Desempenho Acadêmico se já está lançada).
- Para a defesa, observar os requisitos do Regimento do PPGPE (aba “Legislação e Normas”).
- Os agendamentos são publicados na aba "Bancas".

Orientações para a banca:
- O presidente/orientador vai gerar e encaminhar o link do Google Meet para os membros e interessados;
- Caso a banca ocorra na sala 410-B, seguir as orientações que estão na sala (sobre o acesso ao sistema);
- Após a realização da banca, o presidente/orientador fará as alterações necessárias no texto da Ata. 
Portanto, ler atentamente antes de assinar e, em caso de necessidade, o presidente pode fazer as alterações. (Caso mude o título na banca, deve ser alterado no documento antes de proceder com a assinatura);

Somente após realizadas todas as alterações necessárias, tanto o presidente quanto os demais membros e mestrando poderão assinar a Ata;
- Uma vez assinada a Ata, não será mais possível fazer outras alterações. 
- Para os docentes externos e  mestrandos, o acesso para assinatura é pelo link:  https://sipac.uffs.edu.br/public/jsp/portal.jsf  
Solicitamos que desconsiderem o link encaminhado em mensagem automática pelo SIPAC, que está incorreto. (Manual de Assinante Externo)
- Os pareceres dos membros da banca, preenchidos e assinados, deverão ser encaminhados para o orientador e para a secretaria do programa antes da realização da banca. (Obrigatório para o caso de membro que participa de forma remota). (Modelo de Parecer);
-
Comprovante de participação em banca: Após todos os membros assinarem a Ata, podem gerar o documento no mesmo link de assinatura, na caixa da direita "Assinatura de Documentos" > "Documentos Assinados". 

Formulário: Requerimento de Qualificação e/ou Defesa

3 — Validação de Proficiência

INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 41/PROPEPG/UFFS/2021 — Regulamenta a validação dos exames/testes de suficiência e proficiência em língua estrangeira/adicional nos Programas de Pós-Graduação da UFFS.

Para o curso de Doutorado, é necessária comprovação em duas línguas.
- Podem ser aproveitados testes realizados em até 3 anos antes da matrícula no PPGPE.

FLUXO: Preencher o Requerimento (pode assinar pelo Gov.br) e encaminhar para o e-mail da secretaria do PPGPE (sec.ppgpe@uffs.edu.br), acompanhado do Certificado de Proficiência.

FormulárioRequerimento de Validação de Exame de Proficiência

4 — Validação de Componentes Curriculares

INSTRUÇÃO NORMATIVA nº 11/PROPEPG/UFFS/2014 — Normas para aproveitamento de componentes curriculares dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UFFS (revisada).

Atenção — Turma DR 2025/PPGPE: não será possível validar disciplina cursada no PPPGE Mestrado para o PPGPE Doutorado neste momento de implantação, pois não atende aos requisitos da IN 11/2014 (carga horária e conteúdo).
Observem casos específicos em que há duas ou mais disciplinas com varga horária e conteúdo que atendam à IN, e submetam ao colegiado.

O formulário deve estar preenchido completo: indicar a disciplina a validar no PPGPE e a disciplina cursada em outra matriz/programa/IES.  

Requerimento de Validação de Componente Curricular

5 — Diplomação

 PRAZO LIMITE 45 DIAS APÓS A DEFESA
1 - Revisar o texto conforme orientação da banca;
2 -Enviar ao Orientador para verificar se está ok;
3 - inserir a Folha de Aprovação conforme Template disponível em https://www.uffs.edu.br/uffs/biblioteca/normalizacao-de-trabalhos  (enviar para os membros da banca assinarem eletronicamente (Gov.br);
4 - Para fazer a ficha catalográfica - inserir todas as folhas que são necessárias e depois acessar https://ficha.uffs.edu.br  e gerar a ficha.
5 - Salvar a versão final em formato PDF e enviar para a secretaria (sec.ppgp@uffs.edu.br), com cópia para o orientador, acompanhada do Termo de Permissão de Acesso ao documento (disponível no site da Biblioteca); Se houver produção de "Produto Educacional", enviar também (pode ser mais adiante)
6 - Orientador responde ao e-mail ou anexa a "Declaração de finalização da Dissertação - Declaração do Orientador", confirmando que a versão anexada é a revisada e pronta para a entrega.
O orientador faz o lançamento da Defesa no Portal do Professor, na aba das orientações, e encerra a orientação.
Após esta etapa, pode ser encaminhada a documentação para a diplomação
 1- Finaliza o mestrado (Após entrega da versão final da Dissertação)
2-Preenche o formulário "Requerimento de Diplomação" diretamente no arquivo PDF e assina pelo Gov.br;
3 - Emite a Certidão de Negativa de Encargos da Biblioteca - Acesse o sistema de Empréstimos (https://consulta.uffs.edu.br/login), na aba "Empréstimos > Declaração de Nada Consta ou envie um e-mail solicitando o documento para o endereço biblio.er@uffs.edu.br;
4 - Envia para a Secretaria de Pós-Graduação do Campus, documentos originais escaneados, preferencialmente coloridos, um arquivo para cada documento. Exemplo: um arquivo para frente e verso do diploma; um arquivo para frente e verso da identidade, etc.
A - Requerimento de Diplomação (preenchido e assinado)
B - Certidão de Nascimento/Casamento Atualizada
C - RG (não é aceito outro documento para Diplomação)
D - CPF (se constar no RG não precisa)
E - Diploma de Graduação
F - Histórico de Graduação
G - Ata de Defesa Assinada (extrai no SIPAC - acessa https://sipac.uffs.edu.br/public/jsp/portal.jsf > Assinante externo > faz login e vai em "documentos assinados"
H - Atestado de Desempenho acadêmico extraído do portal do aluno (já finalizado pelo Orientador)
Obs: Revisar o número de créditos, se estão todos aprovados e se está inclusa a proficiência. 

Termo de Permissão de Acesso ao Documento
Requerimento de Diplomação 
Declaração de Finalização da Dissertação — Declaração do Orientador


6 - Outros Requerimentos

Sempre atentar para as Instruções Normativas referentes às solicitações desejadas.
Requerimento de Ajuste de Matrícula e/ou Mudança de Orientador

Requerimento de Prorrogação de Prazo para Defesa de Dissertação

Requerimento de Documentos
Requerimento de Trancamento ou Destrancamento de Matrícula
Requerimento de Desistência de Matrícula
Requerimento de Matrícula - Estágio de Docência

Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
CEP 97900-000
Tel. (55) 3359-3950
CNPJ: 11.234.780/0003-12

Campus Chapecó

Rodovia SC 484, km 02,
Bairro Fronteira Sul,
Chapecó, SC
CEP 89815-899
Tel. (49) 2049-2600
CNPJ 11.234.780/0007-46

Campus Erechim

ERS 135, km 72, 200,
Caixa Postal 764,
Erechim, RS
CEP 99700-970
Tel. (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405,
Caixa Postal 106,
Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
Tel. (42) 3635-0000
CNPJ 11.234.780/0004-01

Campus Passo Fundo

Rua Capitão Araújo, 20,
Centro,
Passo Fundo, RS
CEP 99010-200
Tel. (54) 3335-8514
CNPJ 11.234.780/0006-65

Campus Realeza

Rodovia PR 182, km 466,
Caixa Postal 253,
Realeza, PR
CEP 85770-000
Tel. (46) 3543-8300
CNPJ 11.234.780/0005-84