Componentes
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CH
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CR
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Ementa
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O, E , OL
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Metodologia da Pesquisa |
60h |
4 |
O campo de pesquisa e da intervenção na Educação Básica. Abordagens empírico-analítica, fenomenológica-hermenêutica e crítico-dialética. Concepção de realidade, de ciência e critério de cientificidade; a questão da quantidade e qualidade. Ciência e conhecimento científico. Método científico. Pesquisa e desenvolvimento científico. Métodos de pesquisa científica. Ética em pesquisa. Imbricações entre valores, consciência moral, implicação social da ciência, pesquisa, exercício profissional e responsabilidade social. |
Obrigatória |
Políticas, Sistemas Educacionais e Financiamento da Educação Básica |
60h |
4 |
Retrospectiva histórica da política educacional brasileira. Sistemas educacionais no Brasil. Estrutura e organização dos sistemas de ensino. Pressupostos legais, estrutura e organização dos sistemas de ensino. Educação comparada. A política de financiamento da educação no Brasil. Financiamento da Educação Básica. O espaço da administração pública: confrontos público e privado. Desafios atuais para a Educação brasileira. |
Obrigatória |
Seminário de Pesquisa |
30h |
2 |
A pesquisa em Educação. A pesquisa e as práticas educativas: Da investigação colaborativa à intervenção. Estrutura do projeto e a metodologia científica. Socialização e avaliação do projeto de pesquisa. |
Obrigatória |
Seminário de Dissertação |
90h |
6 |
Discussão das etapas iniciais de execução dos projetos de pesquisa dos mestrandos. Refinamento dos objetos de pesquisa, delimitação dos objetivos, definição e/ou reformulação das metodologias de estudo, definições de correntes teóricas. |
Obrigatória |
Didática e Metodologias de Ensino |
45h |
3 |
A identidade docente no contexto da educação básica. O planejamento escolar. As teorias pedagógicas clássicas e contemporâneas de educação. Metodologias de ensino das áreas do conhecimento (Linguagens, Humanidades, Ciências da Natureza e Matemática). Relação entre teoria e prática. |
Obrigatória de linha |
Educação Popular, Educação Não-formal e Movimentos Sociais |
45h |
3 |
História da Educação Popular. Concepções de Educação Popular. Movimentos Sociais e processos pedagógicos populares. Democracia, organização popular e Educação não formal. |
Obrigatória de linha |
Profissionais da Educação: Formação e Trabalho |
30h |
2 |
A natureza do trabalho docente. A formação e a profissionalização docente. Referenciais de construção da identidade e profissionalidade docente. As relações entre educação escolar e sociedade: o contexto social brasileiro, a educação básica e o ensino superior. As demandas pedagógicas para a educação básica. As hierarquizações e o senso comum presentes nas práticas docentes e escolares. Formação de professores reflexivos. |
Eletiva |
Educação, Cultura e Sociedade |
30h |
2 |
Formação do Estado Brasileiro. Estado e Classes Sociais. Globalização Econômica e Cultural. Neoliberalismo. Projetos sociais Emancipatórios e Movimentos Sociais. Educação Popular. |
Eletiva |
Gestão Educacional: Planejamento do Desenvolvimento Institucional |
30h |
2 |
Concepções de gestão das instituições de ensino. Gestão da educação básica e superior. Projeto de Desenvolvimento Institucional. Processo de gestão de escola no contexto da sociedade contemporânea. A formação dos gestores das instituições de ensino. Indicadores de qualidade social da educação. |
Eletiva |
Educação, Subjetividades e Cotidianidade |
30h |
2 |
Educação Intercultural. Diversidade sociocultural. Uma cultura para a Convivência Democrática. Identidade: subjetividade e intersubjetividade. Questões de gênero. Aprendizagem colaborativa e pelas experiências. |
Eletiva |
Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos |
30h |
2 |
Aspectos históricos, políticos e sociais da educação de jovens e adultos. Concepções de EJA. A Educação de pessoas Jovens e Adultas e a Educação Popular. Os espaços e os momentos históricos do desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Fundamentos teórico-metodológicos no processo de ensino e aprendizagem da EJA. Princípios norteadores da mediação pedagógica na EJA. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação de jovens e adultos trabalhadores. O currículo na EJA integrado a formação profissional. |
Eletiva |
Fundamentos da Educação Integral em Jornada Ampliada |
30h |
2 |
Educação integral e jornada escolar ampliada nas escolas públicas. Os macrocampos: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. Recursos didático-pedagógicos e financeiros para a escola em tempo integral. |
Eletiva |
Fundamentos da Educação Inclusiva |
30h |
2 |
Educação, Inclusão e Cultura. Pedagogia das diferenças. Novos paradigmas para as relações humanas. Diferentes tempos e espaços para a aprendizagem. Educação inclusiva para as deficiências. |
Eletiva |
Tecnologias da Informação em Educação |
30h |
2 |
Tecnologias da Informação, Educação e Sociedade. Ambientes educativos e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, presenciais e a distância. O ensino e a metodologia com diferentes tecnologias. A formação do professor e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Comunidades e Redes Virtuais de aprendizagem. Mídias Digitais. Cooperação x Colaboração. Abordagens pedagógicas em EaD. |
Eletiva |
Teorias do Currículo |
30h |
2 |
Teorias curriculares. Conceituações de Currículo. Paradigmas orientadores da construção curricular no ensino. Cultura e currículo. Teoria e prática: currículo, planejamento e avaliação na ação pedagógica. |
Eletiva |