Componentes
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LINHA |
CR
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Ementa
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O, E , OL
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Metodologia da Pesquisa | 1 e 2 | 4 | O campo de pesquisa e da intervenção na Educação Básica. Abordagens empírico-analítica,
fenomenológica-hermenêutica e crítico-dialética. Concepção de realidade, de ciência e critério
de cientificidade; a questão da quantidade e qualidade. Ciência e conhecimento científico. Método científico. Pesquisa e desenvolvimento científico. Métodos de pesquisa científica. Ética
em pesquisa. Imbricações entre valores, consciência moral, implicação social da ciência,
pesquisa, exercício profissional e responsabilidade social. | O |
Profissão docente: formação, saberes e identidade
| 1 | 4 | Profissão docente: formação e saberes. As teorias pedagógicas clássicas e contemporâneas da
educação. A didática e a formação docente. Planejamento dos processos pedagógicos.
Avaliação da aprendizagem.
| OL |
Políticas e Sistemas Educacionais no Brasil
| 1 | 3 | A educação como direito social e política pública. Pressupostos legais, estrutura e organização
dos sistemas de ensino. Financiamento da Educação Básica. Planos, metas e programas
governamentais para a educação. As políticas educacionais no Brasil e a influência dos
organismos nacionais e internacionais. Planejamento e Avaliação Educacional. Administração
pública: confrontos público e privado.
| E |
Gestão e Planejamento Escolar
| 1 | 3 | A gestão, a organização e o funcionamento das instituições de ensino. Gestão da educação
básica. Projeto de desenvolvimento e avaliação institucional. Processo de gestão de sistemas e
de escolas. Fundamentos e aspectos organizacionais da construção do projeto políticopedagógico.
Áreas de gestão nas instituições de educação básica. A formação dos gestores.
| E |
Tecnologias da Informação em Educação
| 1 | 3 | Tecnologias da Informação, Educação e Sociedade. Ambientes educativos e Ambientes Virtuais
de Aprendizagem, presenciais e a distância. O ensino e a metodologia com diferentes
tecnologias. A formação do professor e as TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação.
Comunidades e Redes Virtuais de aprendizagem. Mídias Digitais. Cooperação x Colaboração.
Abordagens pedagógicas em EaD.
| E |
Teorias do Currículo
| 1 | 3 | Conceituações de Currículo. Teorias curriculares. Paradigmas orientadores da construção
curricular no ensino. Cultura e currículo. Currículo e a prática docente. Currículo e avaliação.
Políticas curriculares.
| E |
Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem
| 1 | 3 | Pressupostos teóricos sobre a aprendizagem humana. Teorias da aprendizagem. Processos
psicológicos do desenvolvimento humano na aprendizagem. Princípios da aprendizagem na
educação e suas relações com as práticas pedagógicas: a aprendizagem no desenvolvimento e a prática pedagógica no desenvolvimento da aprendizagem. Teorias de aquisição da linguagem.
Linguagem e desenvolvimento. Linguagem na formação de processos mentais.
| E |
Seminário de Pesquisa
| 1 e 2 | 3 | Aberta para doutorandos da Linha 1 e 2, considerará as temáticas dos projetos de tese.
| O |
Educação e Sociedade
| 2 | 4 | Educação, subjetividades e diversidade. Desigualdade social e educação. Projetos sociais
emancipatórios e movimentos sociais. Educação Popular. Globalização e neoliberalismo.
Escola, meritocracia e justiça social. Democracia e políticas públicas.
| OL |
Fundamentos da Educação Inclusiva
| 2 | 3 | Reflexão crítica das questões históricas, políticas e éticas que perpassam os processos de
inclusão e exclusão escolar. Abordagem dos conceitos de estereótipo, preconceito, diferença,
diversidade e deficiência.
| E |
Cultura e Educação
| 2 | 3 | A educação como ação cultural. Diversidade cultural e fronteiras culturais. Linguagem, cultura e
identidade. Emancipação, autonomia e alteridade. Experiências democráticas. A cultura do
consumo em sociedades complexas modernas. Educação planetária e o desafio de integrar na
diversidade
| E |
Educação de Jovens e Adultos: Fundamentos Teórico-Metodológicos
| 2 | 3 | Aspectos históricos, políticos e sociais da educação de jovens e adultos. Concepções de EJA.
A Educação de pessoas Jovens e Adultas e a Educação Popular. Os espaços e os momentos
históricos do desenvolvimento da EJA no Brasil. Fundamentos teórico-metodológicos no
processo de ensino e aprendizagem da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas.
Princípios norteadores da mediação pedagógica na EJA. O trabalho como princípio educativo no
projeto de educação de jovens e adultos trabalhadores. O currículo na EJA. O currículo na EJA
integrado à formação profissional.
| E |
Educação em Ciências da Natureza
| 2 | 3 | Alfabetização Científica. Educação, Ciência-Tecnologia-Sociedade. Aspectos teóricos e
metodológicos para o ensino de Ciências da Natureza.
| E |
Democracia, Escola e Educação Popular
| 2 | 3 | Educação e democracia. Organização da escola democrática. Relação entre democracia,
gestão democrática e práxis pedagógica na educação. O campo conceitual de educação popular
no Brasil. Contextualização dos conceitos de educação, de educação popular e de classe social.
Teorias e práticas relativas à educação do campo e às culturas populares. Práticas escolares,
inclusão escolar e a formação docente na perspectiva da educação popular e da educação do
campo. Importância da organização coletiva nos movimentos sociais.
| E |
Seminário Avançado I; II e III
| 2 | 3 | Aberta para mestrandos e doutorandos, ementa a ser construída de acordo com as temáticas do
interesse dos pós-graduandos.
| E |
Créditos Eventos: apresentação de trabalhos
| 1 e 2 | 1-2 | Trabalhos apresentados que dialoguem com o tema e a linha de pesquisa do pós-graduando,
bem como com a área de concentração do programa.
| E |
Publicações: periódicos e capítulos de livros
| 1 e 2 | 1-2 | Publicações que dialoguem com o tema e a linha de pesquisa do pós-graduando, bem como
com a área de concentração do programa.
| E |