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Matriz Curricular

Grade/Matriz Curricular:

O aluno de Mestrado deverá integralizar 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas e deverá matricular-se em Dissertação para manter o vínculo com o Programa. 

O total de créditos previstos para o Trabalho de Conclusão de Curso é de 10 créditos e deverá ser somado ao total de componentes curriculares previsto no Regimento.

O aluno do Doutorado deverá integralizar 38 (trinta e oito) créditos em disciplinas e deverá matricular-se em Tese para manter o vínculo com o Programa.
O total de créditos previstos para o Trabalho de Conclusão de Curso é de 12 créditos e deverá ser somado ao total de componentes curriculares previsto no Regimento

A estrutura curricular do curso PPGPE compreende disciplinas obrigatórias, disciplinas obrigatórias de linhas de pesquisa, disciplinas eletivas e um conjunto de atividades como seminários e produção acadêmica.     

A Matriz Curricular do PPGPE está assim constituída:


Componentes

LINHA 

CR

Ementa

O, E , OL

Metodologia da Pesquisa 1 e 24O campo de pesquisa e da intervenção na Educação Básica. Abordagens empírico-analítica, fenomenológica-hermenêutica e crítico-dialética. Concepção de realidade, de ciência e critério de cientificidade; a questão da quantidade e qualidade. Ciência e conhecimento científico. Método científico. Pesquisa e desenvolvimento científico. Métodos de pesquisa científica. Ética em pesquisa. Imbricações entre valores, consciência moral, implicação social da ciência, pesquisa, exercício profissional e responsabilidade social.O
Profissão docente: formação, saberes e identidade
14Profissão docente: formação e saberes. As teorias pedagógicas clássicas e contemporâneas da educação. A didática e a formação docente. Planejamento dos processos pedagógicos. Avaliação da aprendizagem.
OL
Políticas e Sistemas Educacionais no Brasil
13A educação como direito social e política pública. Pressupostos legais, estrutura e organização dos sistemas de ensino. Financiamento da Educação Básica. Planos, metas e programas governamentais para a educação. As políticas educacionais no Brasil e a influência dos organismos nacionais e internacionais. Planejamento e Avaliação Educacional. Administração pública: confrontos público e privado.
E
Gestão e Planejamento Escolar
13A gestão, a organização e o funcionamento das instituições de ensino. Gestão da educação básica. Projeto de desenvolvimento e avaliação institucional. Processo de gestão de sistemas e de escolas. Fundamentos e aspectos organizacionais da construção do projeto políticopedagógico. Áreas de gestão nas instituições de educação básica. A formação dos gestores.
E
Tecnologias da Informação em Educação
13Tecnologias da Informação, Educação e Sociedade. Ambientes educativos e Ambientes Virtuais de Aprendizagem, presenciais e a distância. O ensino e a metodologia com diferentes tecnologias. A formação do professor e as TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação. Comunidades e Redes Virtuais de aprendizagem. Mídias Digitais. Cooperação x Colaboração. Abordagens pedagógicas em EaD.
E
Teorias do Currículo
13Conceituações de Currículo. Teorias curriculares. Paradigmas orientadores da construção curricular no ensino. Cultura e currículo. Currículo e a prática docente. Currículo e avaliação. Políticas curriculares.
E
Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem
13Pressupostos teóricos sobre a aprendizagem humana. Teorias da aprendizagem. Processos psicológicos do desenvolvimento humano na aprendizagem. Princípios da aprendizagem na educação e suas relações com as práticas pedagógicas: a aprendizagem no desenvolvimento e a prática pedagógica no desenvolvimento da aprendizagem. Teorias de aquisição da linguagem. Linguagem e desenvolvimento. Linguagem na formação de processos mentais.
E
Seminário de Pesquisa
1 e 23Aberta para doutorandos da Linha 1 e 2, considerará as temáticas dos projetos de tese.
O
Educação e Sociedade
24Educação, subjetividades e diversidade. Desigualdade social e educação. Projetos sociais emancipatórios e movimentos sociais. Educação Popular. Globalização e neoliberalismo. Escola, meritocracia e justiça social. Democracia e políticas públicas.
OL
Fundamentos da Educação Inclusiva
23Reflexão crítica das questões históricas, políticas e éticas que perpassam os processos de inclusão e exclusão escolar. Abordagem dos conceitos de estereótipo, preconceito, diferença, diversidade e deficiência.
E
Cultura e Educação
23A educação como ação cultural. Diversidade cultural e fronteiras culturais. Linguagem, cultura e identidade. Emancipação, autonomia e alteridade. Experiências democráticas. A cultura do consumo em sociedades complexas modernas. Educação planetária e o desafio de integrar na diversidade
E
Educação de Jovens e Adultos: Fundamentos Teórico-Metodológicos
23Aspectos históricos, políticos e sociais da educação de jovens e adultos. Concepções de EJA. A Educação de pessoas Jovens e Adultas e a Educação Popular. Os espaços e os momentos históricos do desenvolvimento da EJA no Brasil. Fundamentos teórico-metodológicos no processo de ensino e aprendizagem da Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas. Princípios norteadores da mediação pedagógica na EJA. O trabalho como princípio educativo no projeto de educação de jovens e adultos trabalhadores. O currículo na EJA. O currículo na EJA integrado à formação profissional.
E
Educação em Ciências da Natureza
23Alfabetização Científica. Educação, Ciência-Tecnologia-Sociedade. Aspectos teóricos e metodológicos para o ensino de Ciências da Natureza.
E
Democracia, Escola e Educação Popular
23Educação e democracia. Organização da escola democrática. Relação entre democracia, gestão democrática e práxis pedagógica na educação. O campo conceitual de educação popular no Brasil. Contextualização dos conceitos de educação, de educação popular e de classe social. Teorias e práticas relativas à educação do campo e às culturas populares. Práticas escolares, inclusão escolar e a formação docente na perspectiva da educação popular e da educação do campo. Importância da organização coletiva nos movimentos sociais.
E
Seminário Avançado I; II e III
23Aberta para mestrandos e doutorandos, ementa a ser construída de acordo com as temáticas do interesse dos pós-graduandos.
E
Créditos Eventos: apresentação de trabalhos
1 e 21-2Trabalhos apresentados que dialoguem com o tema e a linha de pesquisa do pós-graduando, bem como com a área de concentração do programa.
E
Publicações: periódicos e capítulos de livros
1 e 21-2Publicações que dialoguem com o tema e a linha de pesquisa do pós-graduando, bem como com a área de concentração do programa.
E

Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
CEP 97900-000
Tel. (55) 3359-3950
CNPJ: 11.234.780/0003-12

Campus Chapecó

Rodovia SC 484, km 02,
Bairro Fronteira Sul,
Chapecó, SC
CEP 89815-899
Tel. (49) 2049-2600
CNPJ 11.234.780/0007-46

Campus Erechim

ERS 135, km 72, 200,
Caixa Postal 764,
Erechim, RS
CEP 99700-970
Tel. (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405,
Caixa Postal 106,
Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
Tel. (42) 3635-0000
CNPJ 11.234.780/0004-01

Campus Passo Fundo

Rua Capitão Araújo, 20,
Centro,
Passo Fundo, RS
CEP 99010-200
Tel. (54) 3335-8514
CNPJ 11.234.780/0006-65

Campus Realeza

Rodovia PR 182, km 466,
Caixa Postal 253,
Realeza, PR
CEP 85770-000
Tel. (46) 3543-8300
CNPJ 11.234.780/0005-84