Educação, Estado e Sociedade no Brasil
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Programa
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04
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A formação e as transformações da educação no Brasil. Estado, sociedade e políticas educacionais. O público e o privado nos marcos regulatórios. A universalização da educação básica. A organização da instituição escola no contexto da formação da sociedade e do estado brasileiro. A escola pública e a universalização do direito à educação.
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Pesquisa em Educação I
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Programa
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O
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04
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Origem e constituição da educação enquanto campo científico. A pesquisa em Educação e suas implicações sociais. Fundamentos epistemológicos da investigação no campo da Educação. Revisão crítica das principais abordagens metodológicas que orientam a pesquisa educacional. Tendências temáticas e problemas atuais da pesquisa em Educação. Elementos constitutivos de uma pesquisa na área da Educação.
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Elaboração de Dissertação
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Programa
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O
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Seminário de Pesquisa I
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Programa
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O
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Tempo-espaço-conteúdo a ser proposto por docentes permanentes do programa podendo ocorrer em qualquer semestre do curso.
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Seminário de Pesquisa II
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Programa
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O
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01
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Tempo-espaço-conteúdo a ser proposto por docentes permanentes do programa podendo ocorrer em qualquer semestre do curso.
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Pesquisa em Educação II
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Políticas Educacionais
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OL
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03
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Aprofunda aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em Educação. Discussão de abordagens específicas, visando subsidiar a formulação e qualificação dos projetos de pesquisa na Linha de Pesquisa. Apresentação e discussão coletiva dos projetos dos mestrandos.
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Pesquisa em Educação II
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Formação de Professores: Conhecimento e Práticas Educacionais
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OL
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03
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Aprofunda aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em Educação. Discussão de abordagens específicas, visando subsidiar a formulação e qualificação dos projetos de pesquisa na Linha de Pesquisa. Apresentação e discussão coletiva dos projetos dos mestrandos.
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Tópicos Especiais I
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Programa
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E
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01
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Tempo-espaço-conteúdo a ser proposto por docentes permanentes do programa podendo ocorrer em qualquer semestre do curso.
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Tópicos Especiais II
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Programa
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E
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01
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Tempo-espaço-conteúdo a ser proposto por docentes permanentes do programa podendo ocorrer em qualquer semestre do curso. |
Redação Científica
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Programa
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E
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02
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Aspectos lógico-estruturais de um artigo científico e sua aplicação na estruturação e escrita. Elaboração das partes fundamentais de um artigo: título, resumo, introdução, método, resultados, discussão dos resultados, citações e referências. Banco de dados bibliográficos: Scopus. Scimago, Google Scholar Metrics. Qualis. |
Estado e Políticas Públicas em Educação
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Programa
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E
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02
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Estado, sociedade e políticas educacionais. A relação entre as políticas educacionais, os paradigmas produtivos e os modelos de desenvolvimento econômico e político. As reformas educacionais, o neoliberalismo e as agências multilaterais. O pós-neoliberalismo e as políticas públicas em educação no Brasil: curriculares, de formação dos profissionais da educação e de gestão |
Espaço, Tempo e Educação
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Programa
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E
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02
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Espaço e tempo enquanto conceitos e indutores das políticas educacionais, na perspectiva da territorialização dos fenômenos sociais na e para a educação. Políticas educacionais e relações produto-produtoras de espaço-tempo histórico e geográfico. Cotidiano e lugar nos documentos das políticas educacionais. Educação geográfica e educação histórica na formação inicial e continuada de docentes. O paradigma indiciário na pesquisa em educação. |
Políticas de Constituição do Conhecimento Escolar
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Programa
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E
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02
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Os estudos curriculares e o problema do conhecimento. Estado, sociedade e a produção dos conhecimentos escolares. Estratégias políticas e econômicas de regulação do conhecimento escolar. O campo das políticas educacionais e a legitimação dos conhecimentos escolares. Tendências contemporâneas de constituição do conhecimento escolar no Brasil. |
Gestão e Inovação Educacional
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Programa
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E
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02
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A configuração do estado brasileiro e as repercussões na política educacional, na organização e gestão da educação nacional, regional e local. Marco regulatório da educação no Brasil. Gestão democrática e participativa na política educacional e na gestão da educação no Brasil. Gestão e inovação educacional: concepções, formas e instrumentos. Experiências inovadoras no âmbito da gestão educacional e internacional. |
Política Educacional no Brasil: o campo acadêmico em construção
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Programa
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E
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02
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Política educacional como campo acadêmico. Conceitualizações epistemetodológicas do campo de estudo da política educacional. O objeto de estudo da política educacional. Níveis de abordagem e abstração de pesquisas do campo da política educacional: descrição, análise e compreensão. Referenciais teórico-metodológicos que constituem a natureza e a especificidade do campo da política educacional. Questões abarcadas pelos estudos em políticas educacionais. Pesquisa em Políticas Educacionais: metodologias e abordagens qualitativas e quantitativas.
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A educação Superior no Brasil: acesso, expansão e regulação
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Programa
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E
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02
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Os principais marcos regulatórios da educação superior pós-Constituição de 1988. As políticas de democratização do acesso. As ações afirmativas e os programas de financiamento. O público e o privado na educação superior. A modalidade presencial e a distância (EaD). A internacionalização da educação superior. |
Fundamentos da Educação na Teoria Social Contemporânea
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Programa
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E
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02
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Educação, biopolítica e poder (Michel Foucault). Educação, poder simbólico e desigualdades (Pierre Bourdieu). Educação e emancipação (Boaventura de Sousa Santos). Estudos culturais e educação. Importância da teoria sociológica contemporânea para o campo da educação. Currículo e poder. |
Análise de políticas públicas: aspectos teóricos e abordagens metodológicas para pesquisa em políticas educacionais
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Programa
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E
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02
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Conceitos básicos do campo de estudo das políticas públicas. Abordagens de análise e de ava-liação de políticas públicas aplicáveis a pesquisas sobre políticas educacionais. |
Esfera Pública, Formação Humana e Políticas Educacionais
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Programa
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E
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02
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A formação humana na tensão entre esfera pública e privada. A esfera pública como espaço da pluralidade discursiva. Processo comunicativos de racionalização, pensamento pós-metafísico e o campo da política educacional. As políticas educacionais como indutoras da esfera pública justa e plural. |
Estudos Foucaultianos em Educação
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Programa
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E
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02
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O pensamento de Michel Foucault e seus desdobramentos para a Educação. Conceitos-ferramenta a partir dos Estudos Foucaultianos. |
Filosofia e Educação: teoria crítica e arqueologia foucaultiana
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Programa
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E
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02
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A filosofia da educação como pensar sistemático sobre a educação na sua integralidade. Aspectos fundamentais da abordagem filosófico-educacional à luz: a) da reflexão crítica dos pensadores da Escola de Frankfurt: a Teoria Crítica como conhecimento e crítica das ideologias; b) da abordagem arqueológica foucaultiana sobre a constituição histórica das “ciências do homem” na Modernidade. |
Questões Atuais de Política Educacional Brasileira
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Programa
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E
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02
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Relações federativas e educação. Políticas contemporâneas de Educação Básica. Ordenamento legal da educação no Brasil. Organização e gestão dos sistemas e instituições de ensino. |
Teoria Freiriana na Educação
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Programa
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E
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02
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O pensamento de Paulo Freire: dimensões filosóficas, ontológicas, política, epistemológicas-gnosiológicas, ética, estética e a educação. |
A escola de Vigotski, desenvolvimento psíquico e educação escolar
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Programa
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E
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02
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Desenvolvimento do psiquismo na perspectiva histórico-cultural da escola de Vigotski e a educação escolar como tempo-espaço de desenvolvimento humano. |
Tecnologias Digitais na educação e metodologias de ensino
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Programa
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E
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02
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O que é tecnologia? O impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação; Cibercultura e Ciberespaço; Políticas de acesso das às tecnologias digitais nas escolas; Letramento digital dos professores e Alternativas metodológicas de uso das TDIC no ensino e aprendizagem. |
Educação Inclusiva
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Programa
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E
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02
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A construção histórica e social do conceito de deficiência. Concepções sobre o conceito de deficiência a partir da abordagem histórico-cultural. Marcos normativos e históricos da educação especial e da educação inclusiva. A educação inclusiva e as necessidades educacionais específicas. |
Metanálise qualitativa e pesquisa em Educação
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Programa
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E
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02
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Conceituação. Metanálise enquanto reflexão epistemológica sobre a produção científica acumulada. Procedimentos em metanálise sob o enfoque da pesquisa qualitativa. Os dados que sustentam a reflexão sobre o conhecimento produzido. Contribuições do movimento reflexivo para balanços críticos e a produção do ‘novo’ no tema ou área do conhecimento. |
Didática da Educação Superior
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Programa
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E
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02
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A universidade no Brasil: histórico, contexto atual, perspectivas e desafios. Docência universitária: conhecimentos, saberes, formação e compromisso social. O projeto pedagógico e o planejamento da aula universitária: distintos paradigmas. A prática educativa na universidade: aluno e professores como protagonistas. Métodos de ensino: novas configurações. A avaliação do processo ensino aprendizagem na Educação Superior. |
Formação de professores
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Programa
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E
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02
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História da formação de professores no Brasil. Perspectivas teóricas da formação de professores e desenvolvimento profissional. Contextos e processos formativos. Políticas públicas para a formação e profissionalização de professores no país, pós-reforma dos anos 1990. Diretrizes nacionais para a formação inicial e continuada de docentes. Contexto regional da formação de professores da Educação Básica. |
Discurso, Políticas Educacionais e Atividade Estética
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Programa
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E
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02
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Os discursos e as lutas ideológicas. A atividade estética como resposta a lógicas hegemônicas na esfera da educação. A palavra literária e a construção de diferentes olhares. Manifestações artísticas e literárias na relação com visões cristalizadas nas políticas educacionais. |
Educação, discurso e poder
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Programa
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E
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Discurso e Educação. A Educação em relação com discursos globais. Discurso e Políticas Educacionais Brasileiras. As políticas educacionais e o discurso nos lugares. Discurso, poder e resistência. |