| Educação, Estado e Sociedade no Brasil 
 | Programa 
 | O 
 | 04 
 | A formação e as transformações da educação no Brasil. Estado, sociedade e políticas educacionais. O público e o privado nos marcos regulatórios. A universalização da educação básica. A organização da instituição escola no contexto da formação da sociedade e do estado brasileiro. A escola pública e a universalização do direito à educação. 
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| Pesquisa em Educação I 
 | Programa 
 | O 
 | 04 
 | Origem e constituição da educação enquanto campo científico. A pesquisa em Educação e suas implicações sociais. Fundamentos epistemológicos da investigação no campo da Educação. Revisão crítica das principais abordagens metodológicas que orientam a pesquisa educacional. Tendências temáticas e problemas atuais da pesquisa em Educação. Elementos constitutivos de uma pesquisa na área da Educação. 
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| Elaboração de Dissertação 
 | Programa 
 | O 
 | 12 
 |  | 
| Seminário de Pesquisa I 
 | Programa 
 | O 
 | 01 
 | Tempo-espaço-conteúdo a ser proposto por docentes permanentes do programa podendo ocorrer em qualquer semestre do curso. 
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| Seminário de Pesquisa II 
 | Programa 
 | O 
 | 01 
 | Tempo-espaço-conteúdo a ser proposto por docentes permanentes do programa podendo ocorrer em qualquer semestre do curso. 
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| Pesquisa em Educação II 
 | Políticas Educacionais 
 | OL 
 | 03 
 | Aprofunda aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em Educação. Discussão de abordagens específicas, visando subsidiar a formulação e qualificação dos projetos de pesquisa na Linha de Pesquisa. Apresentação e discussão coletiva dos projetos dos mestrandos. 
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| Pesquisa em Educação II 
 | Formação de Professores: Conhecimento e Práticas Educacionais 
 | OL 
 | 03 
 | Aprofunda aspectos teórico-metodológicos da pesquisa em Educação. Discussão de abordagens específicas, visando subsidiar a formulação e qualificação dos projetos de pesquisa na Linha de Pesquisa. Apresentação e discussão coletiva dos projetos dos mestrandos. 
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| Tópicos Especiais I 
 | Programa 
 | E 
 | 01 
 | Tempo-espaço-conteúdo a ser proposto por docentes permanentes do programa podendo ocorrer em qualquer semestre do curso. 
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| Tópicos Especiais II 
 | Programa 
 | E 
 | 01 
 | Tempo-espaço-conteúdo a ser proposto por docentes permanentes do programa podendo ocorrer em qualquer semestre do curso. | 
| Redação Científica 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | Aspectos lógico-estruturais de um artigo científico e sua aplicação na estruturação e escrita. Elaboração das partes fundamentais de um artigo: título, resumo, introdução, método, resultados, discussão dos resultados, citações e referências. Banco de dados bibliográficos: Scopus. Scimago, Google Scholar Metrics. Qualis. | 
| Estado e Políticas Públicas em Educação 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | Estado, sociedade e políticas educacionais. A relação entre as políticas educacionais, os paradigmas produtivos e os modelos de desenvolvimento econômico e político. As reformas educacionais, o neoliberalismo e as agências multilaterais. O pós-neoliberalismo e as políticas públicas em educação no Brasil: curriculares, de formação dos profissionais da educação e de gestão | 
| Espaço, Tempo e Educação 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | Espaço e tempo enquanto conceitos e indutores das políticas educacionais, na perspectiva da territorialização dos fenômenos sociais na e para a educação. Políticas educacionais e relações produto-produtoras de espaço-tempo histórico e geográfico. Cotidiano e lugar nos documentos das políticas educacionais. Educação geográfica e educação histórica na formação inicial e continuada de docentes. O paradigma indiciário na pesquisa em educação. | 
| Políticas de Constituição do Conhecimento Escolar 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | Os estudos curriculares e o problema do conhecimento. Estado, sociedade e a produção dos conhecimentos escolares. Estratégias políticas e econômicas de regulação do conhecimento escolar. O campo das políticas educacionais e a legitimação dos conhecimentos escolares. Tendências contemporâneas de constituição do conhecimento escolar no Brasil. | 
| Gestão e Inovação Educacional 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | A configuração do estado brasileiro e as repercussões na política educacional, na organização e gestão da educação nacional, regional e local. Marco regulatório da educação no Brasil. Gestão democrática e participativa na política educacional e na gestão da educação no Brasil. Gestão e inovação educacional: concepções, formas e instrumentos. Experiências inovadoras no âmbito da gestão educacional e internacional. | 
| Política Educacional no Brasil: o campo acadêmico em construção 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | Política educacional como campo acadêmico. Conceitualizações epistemetodológicas do campo de estudo da política educacional. O objeto de estudo da política educacional. Níveis de abordagem e abstração de pesquisas do campo da política educacional: descrição, análise e compreensão. Referenciais teórico-metodológicos que constituem a natureza e a especificidade do campo da política educacional. Questões abarcadas pelos estudos em políticas educacionais. Pesquisa em Políticas Educacionais: metodologias e abordagens qualitativas e quantitativas.
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| A educação Superior no Brasil: acesso, expansão e regulação 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | Os principais marcos regulatórios da educação superior pós-Constituição de 1988. As políticas de democratização do acesso. As ações afirmativas e os programas de financiamento. O público e o privado na educação superior. A modalidade presencial e a distância (EaD). A internacionalização da educação superior. | 
| Fundamentos da Educação na Teoria Social Contemporânea 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | Educação, biopolítica e poder (Michel Foucault). Educação, poder simbólico e desigualdades (Pierre Bourdieu). Educação e emancipação (Boaventura de Sousa Santos). Estudos culturais e educação. Importância da teoria sociológica contemporânea para o campo da educação. Currículo e poder. | 
| Análise de políticas públicas: aspectos teóricos e abordagens metodológicas para pesquisa em políticas educacionais 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | Conceitos básicos do campo de estudo das políticas públicas. Abordagens de análise e de ava-liação de políticas públicas aplicáveis a pesquisas sobre políticas educacionais. | 
| Esfera Pública, Formação Humana e Políticas Educacionais 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | A formação humana na tensão entre esfera pública e privada. A esfera pública como espaço da pluralidade discursiva. Processo comunicativos de racionalização, pensamento pós-metafísico e o campo da política educacional. As políticas educacionais como indutoras da esfera pública justa e plural. | 
| Estudos Foucaultianos em Educação 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | O pensamento de Michel Foucault e seus desdobramentos para a Educação. Conceitos-ferramenta a partir dos Estudos Foucaultianos. | 
| Filosofia e Educação: teoria crítica e arqueologia foucaultiana 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | A filosofia da educação como pensar sistemático sobre a educação na sua integralidade. Aspectos fundamentais da abordagem filosófico-educacional à luz: a) da reflexão crítica dos pensadores da Escola de Frankfurt: a Teoria Crítica como conhecimento e crítica das ideologias; b) da abordagem arqueológica foucaultiana sobre a constituição histórica das “ciências do homem” na Modernidade. | 
| Questões Atuais de Política Educacional Brasileira 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | Relações federativas e educação. Políticas contemporâneas de Educação Básica. Ordenamento legal da educação no Brasil. Organização e gestão dos sistemas e instituições de ensino. | 
| Teoria Freiriana na Educação 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | O pensamento de Paulo Freire: dimensões filosóficas, ontológicas, política, epistemológicas-gnosiológicas, ética, estética e a educação. | 
| A escola de Vigotski, desenvolvimento psíquico e educação escolar 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | Desenvolvimento do psiquismo na perspectiva histórico-cultural da escola de Vigotski e a educação escolar como tempo-espaço de desenvolvimento humano. | 
| Tecnologias Digitais na educação e metodologias de ensino 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | O que é tecnologia? O impacto das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação; Cibercultura e Ciberespaço; Políticas de acesso das às tecnologias digitais nas escolas; Letramento digital dos professores e Alternativas metodológicas de uso das TDIC no ensino e aprendizagem. | 
| Educação Inclusiva 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | A construção histórica e social do conceito de deficiência. Concepções sobre o conceito de deficiência a partir da abordagem histórico-cultural. Marcos normativos e históricos da educação especial e da educação inclusiva. A educação inclusiva e as necessidades educacionais específicas. | 
| Metanálise qualitativa e pesquisa em Educação 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | Conceituação. Metanálise enquanto reflexão epistemológica sobre a produção científica acumulada. Procedimentos em metanálise sob o enfoque da pesquisa qualitativa. Os dados que sustentam a reflexão sobre o conhecimento produzido. Contribuições do movimento reflexivo para balanços críticos e a produção do ‘novo’ no tema ou área do conhecimento. | 
| Didática da Educação Superior 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | A universidade no Brasil: histórico, contexto atual, perspectivas e desafios. Docência universitária:  conhecimentos, saberes, formação e compromisso social. O projeto pedagógico e o planejamento da aula universitária: distintos paradigmas. A prática educativa na universidade: aluno e professores como protagonistas. Métodos de ensino: novas configurações. A avaliação do processo ensino aprendizagem na Educação Superior. | 
| Formação de professores 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | História da formação de professores no Brasil. Perspectivas teóricas da formação de professores e desenvolvimento profissional. Contextos e processos formativos. Políticas públicas para a formação e profissionalização de professores no país, pós-reforma dos anos 1990. Diretrizes nacionais para a formação inicial e continuada de docentes. Contexto regional da formação de professores da Educação Básica. | 
| Discurso, Políticas Educacionais e Atividade Estética 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | Os discursos e as lutas ideológicas. A atividade estética como resposta a lógicas hegemônicas na esfera da educação. A palavra literária e a construção de diferentes olhares. Manifestações artísticas e literárias na relação com visões cristalizadas nas políticas educacionais. | 
| Educação, discurso e poder 
 | Programa 
 | E 
 | 02 
 | Discurso e Educação. A Educação em relação com discursos globais. Discurso e Políticas Educacionais Brasileiras. As políticas educacionais e o discurso nos lugares. Discurso, poder e resistência. |