O Curso de Engenharia de Alimentos da UFFS – Campus Laranjeiras do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com apoio do IDR-Paraná, contribuiu com a alimentação escolar no município de Laranjeiras do Sul. Estudantes e docentes desenvolveram opções de lanches doces e geleias sem adição de açúcar.
A iniciativa teve início ainda em 2024, a partir de três disciplinas extensionistas do Curso de Engenharia de Alimentos, sob orientação dos professores Cátia Francisco, Eduarda Bainy e Ernesto Quast. Os estudantes tiveram como desafio o desenvolvimento de alimentos, respeitando a nova legislação para alimentação escolar, com a oferta de alimentos sem adição de açúcar e seguros para o consumo e adaptadas à rotina escolar, valorizando matérias-primas regionais e as agroindústrias familiares.
As atividades envolveram dinâmicas e entrevistas realizadas pela turma da professora Eduarda com crianças e merendeiras em uma escola municipal, para compreender preferências, rotinas e formas de preparo dos alimentos; desenvolvimento de formulações sem adição de açúcar; testes de degustação e construção de um caderno de receitas com os produtos selecionados. O caderno de receitas foi disponibilizado para o IDR-Paraná que orientou os produtores da Associação de Feirantes de Laranjeiras do Sul (AFELAR).
Em outubro de 2025, foi realizado um teste de aceitabilidade no CMEI Adelina Dutra Boeira. As crianças experimentaram cupcakes, biscoitos, bolos e geleias sem adição de açúcar, com a possibilidade de oferta na rede pública a partir de 2026.
Parceria
A iniciativa envolveu parceiros como a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agricultura, o IDR-Paraná e a AFELAR.
A demanda surgiu através de uma reunião com os produtores rurais, IDR-Paraná, Secretarias municipais de Educação e Agricultura e Vigilância Sanitária, para atender a resolução FNDE nº 06, de 08 de maio de 2020, que orienta vedar a adição de açúcar, mel e adoçantes nas preparações culinárias e bebidas para crianças de até 3 anos nas unidades escolares que integram o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Essas entidades, através da Nutricionista Joselaine de Miranda Almeida, a Economista Doméstico Daniela Ragazzon e a Médica Veterinária Amabile Trento buscaram a coordenação do curso de Engenharia de Alimentos da UFFS como parceira para qualificar a oferta de alimentos saudáveis, seguros e alinhados à regionalidade agrícola da região. O objetivo do projeto foi eliminar a adição de açúcar das refeições para crianças de até 3 anos e reduzir o consumo nos anos iniciais.
Em parceria com o IDR-Paraná e a Secretaria de Agricultura, foram promovidas formações e acompanhamento das agroindústrias locais, estabelecendo uma rede de apoio. A proposta também abre caminho para que agricultores familiares passem a produzir esses alimentos e comercializá-los via PNAE, fortalecendo a relação entre produção local e alimentação escolar.
Essa rede amplia o impacto do projeto, fortalece a compra de produtos da agricultura familiar e cria oportunidades para o desenvolvimento de novos produtos para comercialização.
Conforme relata a professora Eduarda Bainy, “com essas ações, o município reafirma seu compromisso em oferecer uma alimentação escolar nutritiva, segura e alinhada às legislações vigentes, contribuindo para o desenvolvimento saudável das crianças e para a valorização da agricultura familiar”.
Resultados apresentados em evento institucional da UFFS e em Seminário Regional
O trabalho intitulado “Desenvolvimento de alimentos sem adição de açúcar para alimentação escolar e para o fortalecimento de agroindústrias de Laranjeiras do Sul – PR” foi apresentado pelas estudantes Emanuele Ely e Sofia Hernandez no 43º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS) em 2025.
Os produtos desenvolvidos pelos estudantes foram apresentados para as parcerias no I Encontro Tecnológico de Produção de Alimentos para a Merenda Escolar, realizado no I Workshop de Curricularização da Extensão, ainda em novembro de 2024.
As apresentações demonstraram o compromisso da UFFS em unir ciência, inovação e responsabilidade social, oferecendo soluções práticas para desafios reais das redes de ensino e apoio técnico ao setor produtivo.