Uma pesquisa em desenvolvimento na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul busca avaliar como a técnica de plantio direto, utilizando plantas de adubação verde, influencia a capacidade produtiva de espécies agrícolas, a diversidade funcional de organismos e os atributos do solo em um sistema de produção orgânico.
O projeto “Diversidade funcional e atributos do solo como indicadores de qualidade ambiental e alimentar em sistema de plantio direto de hortaliças” é realizado por meio da cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a UFFS e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A UFFS é uma instituição colaboradora e conta com um dos experimentos implantados na área experimental do Campus Laranjeiras do Sul.
O estudo se destaca por integrar diferentes áreas da Agronomia: ecologia do solo, fitotecnia, fitossanidade e matologia em um mesmo experimento. A pesquisa pretende gerar conhecimento científico básico e aplicado, capaz de orientar práticas agrícolas mais sustentáveis e resilientes, além de contribuir para a formação de recursos humanos qualificados nos cursos de Agronomia, Biologia e no Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR) da UFFS.
Segundo o professor Henrique von Hertwig Bittencourt, coordenador do projeto na UFFS, “essa abordagem interdisciplinar e interinstitucional permite compreender não apenas a influência do uso das plantas de adubação verde sobre a produtividade agrícola, mas também os impactos sobre a biodiversidade e a saúde do solo em diferentes ambientes e espécies cultivadas. Trata-se de uma iniciativa inovadora que conecta ciência e prática agrícola, com potencial de impacto direto para agricultores e para o desenvolvimento de políticas públicas”.
Projeto
O projeto atual é coordenado pelo professor Dr. Paulo Emílio Lovato (UFSC) e conta com a participação de uma ampla rede de pesquisadores, estudantes e técnicos. A iniciativa foi aprovada na Chamada Universal CNPq 10/2023, com vigência entre 2024 e 2027. Ao todo, participam do projeto 28 estudantes da UFSC e da UFFS: 20 de graduação, seis de mestrado acadêmico e dois de doutorado, além de 12 professores pesquisadores.
Entretanto, o estudo em andamento teve início em 2019, a partir da aprovação de um projeto no Edital Universal CNPq (2019–2022), coordenado pelo professor Henrique von Hertwig Bittencourt (UFFS). Desde então, o experimento de plantio direto desenvolvido no Campus Laranjeiras do Sul se consolidou como uma linha contínua de pesquisa. Assim, a iniciativa representa mais de seis anos de experimentação em campo, fortalecendo a integração entre UFFS, UFSC e Epagri e contribuindo para a formação de recursos humanos e o avanço científico.
Em Laranjeiras do Sul, o experimento a campo envolve o uso do consórcio de plantas de adubação verde de inverno com aveia preta, ervilhaca e nabo para o cultivo orgânico de abóbora e milho.
Encontro
Nos dias 20 e 21 de outubro, os coordenadores e colaboradores do projeto participaram de um encontro na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.
Representaram a UFFS - Campus Laranjeiras do Sul: o professor Henrique von Hertwig Bittencourt, colaborador do projeto, com experiência em fitotecnia e ecologia de plantas espontâneas; a professora Aline Pomari Fernandes, pesquisadora em fitossanidade e controle biológico de pragas; o professor Gilmar Franzener, que atua na área de fitopatologia, nematologia e manejo ecológico de doenças; e, o professor Lisandro Tomas da Silva Bonome, pesquisador em fitotecnia, fisiologia vegetal e alelopatia.