A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Laranjeiras do Sul deu início a um projeto de formação continuada voltado a professores das redes municipais e estaduais de municípios abrangidos pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Laranjeiras do Sul (PR).
Denominado “Formação continuada para educadores da Educação Básica na região de abrangência do NRE de Laranjeiras do Sul: Discussões em Políticas e Psicologia Educacional”, o projeto reforça o compromisso da Universidade com a qualificação docente e com o fortalecimento da educação básica na região.
O objetivo central é elaborar e implementar um programa permanente de formação continuada junto às escolas do NRE, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores. As atividades são conduzidas pelos docentes Ana Paola Sganderla, Régis Clemente da Costa e Cristiano Durat, cada um com sua área de atuação: Ana Paola na Psicologia da Educação, Régis em Políticas Públicas e Cristiano em Educação e Relações Étnico-Raciais. O projeto também conta com a colaboração da bolsista de extensão da Fundação Araucária, Larissa Stefane Firmino Souza.
Segundo os docentes da UFFS “a proposta de implementação do projeto surgiu diante da grande demanda por ações que viabilizem cursos de formação continuada em nível de aperfeiçoamento e/ou atualização, refletindo as necessidades concretas dos professores em lidar com as dificuldades de mediação didática dos conteúdos científicos".
Desde o início de 2025, já foram realizados mais de cinco encontros de formação, reunindo mais de 300 professores da educação básica de municípios como Laranjeiras do Sul, Cantagalo e Rio Bonito do Iguaçu (Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak e Escola Itinerante Herdeiros do Saber).
As temáticas abordadas são definidas a partir das necessidades apontadas pelos próprios professores participantes, identificadas por meio de um levantamento inicial das demandas das escolas. Entre os temas já trabalhados destacam-se: Políticas públicas educacionais; Aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva histórico-cultural; O professor como mediador da aprendizagem; O conhecimento nos anos iniciais do ensino fundamental; Medicalização da vida e da educação; e, Educação das relações étnico-raciais.
Os docentes destacam que esses momentos formativos são essenciais para qualificar a prática docente e fomentar reflexões sobre temas contemporâneos. De acordo com eles, “o foco crescente em uma formação amparada nas competências relaciona-se especialmente com as teorias pedagógicas contemporâneas do ‘aprender a aprender’ e com um ‘recuo da teoria’, alertado por intelectuais no panorama nacional. Nesse cenário, é fundamental o esforço por uma formação de professores que resgate e fortaleça a mediação didática do conhecimento científico, buscando construir ou restaurar no professor a dimensão epistemológica de seu campo de conhecimento — muitas vezes esquecida nas políticas de formação, no cotidiano escolar ou suprimida por práticas que não contribuem para a formação integral do sujeito".
Para os organizadores, a efetivação de formações continuadas depende de projetos de extensão interdisciplinares, construídos de forma colaborativa. “É essencial que professores de diferentes áreas se organizem e levem às redes propostas consistentes e viáveis de formação, partindo da realidade e das demandas educacionais concretas, de modo a promover melhorias efetivas nos processos de ensino e aprendizagem”.