A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó ficou lotada na quarta-feira (8), durante o “UFFS de Portas Abertas”. Quarenta e uma escolas de toda a região, além da Ong Verde Vida, organizaram suas excursões e levaram seus estudantes, especialmente os do Ensino Médio, para conhecer a estrutura, os cursos e as possibilidades de carreiras oferecidas pela Instituição.
A Comissão Organizadora dá conta de que passaram pelos mais de 90 hectares do Campus Chapecó, 1.915 estudantes e 120 professores, das 8h30 até as 21h30. Os grupos vieram de Chapecó, municípios vizinhos ou mesmo de longe: algumas viajaram mais de 150 km para visitar o Campus Chapecó, como a de São José do Cedro, no Extremo Oeste.
Para a Diretora da UFFS – Campus Chapecó, professora Adriana Remião Luzardo, o UFFS Portas Abertas edição 2025 foi um sucesso. “Foi o maior evento na história da UFFS em Chapecó. Recebemos muitas escolas, ampliando a visibilidade da UFFS no cenário regional e divulgando a estrutura física e acadêmica da instituição. Esperamos que a vivência do Portas Abertas se consolide com o ingresso dos estudantes nos próximos semestres. Esperamos que os estudantes escolham a UFFS!”.
Dezesseis cursos de graduação oferecidos pelo Campus Chapecó apresentaram suas potencialidades e uma amostra do que realizam no cotidiano, tanto no ensino, quanto na pesquisa e na extensão.
Laboratórios também estiveram abertos e com atividades especiais, desde a visualização de insetos em microscópios até brincadeiras no Laboratório de Experiências Lúdicas e Brincadeiras (Ludobrinc). Mais de 40 atividades foram oferecidas durante todo o dia, como o Observatório do Mercado Financeiro, das Ciências Econômicas, a oficina de Leitura e interpretação de poesia, de Letras – Português e Espanhol, e a de Comunicação e Oratória, da Administração.
Os halls dos Blocos A e B ficaram cheios com os estandes dos cursos. A diversidade de conhecimentos estava nas bancadas e nas falas de alunos e professores: nos livros da Filosofia, nos equipamentos de saúde da Enfermagem e da Medicina, nas plantas da Agronomia, no espaço multicolorido e cheio de informações da Pedagogia, nos rostos gigantes de grandes nomes das Ciências Sociais e nos jogos da Ciência da Computação, por exemplo.
A mobilização foi grande entre os graduandos. Além de serem monitores nos percursos das escolas visitantes, eles contaram suas experiências a respeito dos cursos. Falaram, também, sobre a gratuidade para fazer uma graduação na UFFS, sobre almoço e janta custarem no máximo R$ 2,5 no Restaurante Universitário (RU) e sobre auxílios a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, além da possibilidade de bolsas – como as de Iniciação Científica e de Extensão.
Inspirada pelo Campus Cerro Largo, a comissão do Campus Chapecó realizou uma gincana entre as escolas visitantes. Os grupos trouxeram seus mascotes sustentáveis, feitos por eles, e cantaram seus “gritos de guerra”. Agora, as fotos dos grupos de estudantes estão no perfil do Instagram do Campus Chapecó (@campus.chapeco) recebendo curtidas, comentários e compartilhamentos para a decisão de quem será a escola vencedora da primeira gincana do “UFFS de Portas Abertas”.
A comissão organizadora teve um núcleo formado especialmente por servidores técnico-administrativos e uma parte mais ampla, composta por professores representando os cursos. O evento também contou com o trabalho dos servidores terceirizados e mobilizou, no dia, toda a comunidade acadêmica. “A comissão avalia que o evento foi um sucesso. Ficamos muito felizes com a participação das escolas e desejamos que os visitantes tenham conseguido conhecer pelo menos um pouco do que a gente tem de melhor, nosso ensino de excelência, nossos professores super qualificados e nossa estrutura. E desejamos que eles venham estudar conosco”, finaliza uma das organizadoras do evento, Amanda Trindade.