Na noite desta quinta-feira, dia 16 de outubro, foi realizada a solenidade de premiação da Feira Escolar da Ciência, Tecnologia e Inovação (FECiTI) 2025. Foram entregues, ao todo, 26 prêmios, como forma de reconhecimento aos projetos e desenhos que destacaram-se por seu potencial criativo, formativo e inovador. Participaram da feira 36 trabalhos de pesquisa, nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Interdisciplinar, e 65 desenhos, de escolas públicas e particulares da região de Chapecó.
O evento iniciou com a formação da mesa oficial, composta pela diretora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Chapecó, Adriana Remião Luzardo; pelos coordenadores da FECiTI e docentes da UFFS, Daniele Nicolodelli e Diego Anderson Hoff; e pelo professor Diego Dal Bosco Almeida, representando a Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó.
Em sua fala, a coordenadora Daniele comentou que o projeto da FECiTI nasceu em janeiro de 2025 e foi desenvolvido em parceria pela UFFS, Unochapecó e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Segundo ela, a proposta da feira é promover a cultura científica na Educação Básica e mudar a “cara” das feiras de ciências, que costumam ter um caráter de mostra e não propriamente de iniciação científica.
O coordenador Diego disse que surpreendeu-se positivamente com o nível dos projetos apresentados nesta primeira edição da feira e que a ideia é fortalecê-la e torná-la ainda maior. Ele destacou, ainda, a conquista de bolsas de iniciação científica para ser entregues como premiação. Foram 15 para estudantes, com duração de 12 meses e pagamento mensal de R$ 300,00. Além de uma bolsa para professor destaque, com duração de quatro meses e valor mensal de R$ 770,00.
Para o professor Diego, da Unochapecó, é fundamental o fomento à produção científica nas escolas. “A prática científica guarda relação com os conteúdos, eles não são isolados”, destacou. A diretora da UFFS – Campus Chapecó ressaltou a dedicação dos professores e a importância do estímulo à pesquisa na Educação Básica. “O Campus Chapecó está à disposição para as próximas edições e quem sabe a gente consiga ajudar para termos mais bolsas e para incentivar cada vez mais, porque o conhecimento que se produz nas escolas é muito rico e com certeza a gente sempre vai apoiar”, disse Adriana.
Confira a seguir a relação de premiados da FECiTI 2025.
Categoria Geral
1º lugar – projeto “Desenvolvimento de um sistema de totens inteligentes automatizado para a saúde”, de Gabrielli Alessandra Roman, Pietro Savaris Copini e Eduarda Vitoria Reinehr, da EEB Bom Pastor.
2º lugar – projeto “Finalizador de limpeza com repelente à base de citronela”, de Ana Luiza Pasqualetto, Stefany Moreno Guarnieri e Elisa Franceschetto Ramos, da EEB Pedro Maciel.
3º lugar – projeto “Bebedouro inclusivo”, de Gustavo da Cunha Silva e Luiz Gabriel Moreira Arruda, da EEB Professora Geni Comel.
Categoria Inovação
Escolas públicas
Ensino Fundamental – projeto “Ciência das Abelhas”, de Bruno de Moura Lenger e Emanuelly Almeida Girardi, da EEB Professora Irene Stonoga.
Ensino Médio – projeto “Desenvolvimento de um sistema de totens inteligentes automatizado para a saúde”, de Gabrielli Alessandra Roman, Pietro Savaris Copini e Eduarda Vitoria Reinehr, da EEB Bom Pastor.
Escolas privadas
Ensino Fundamental – projeto “Cavem: um relógio a mudar o mundo”, de Emily Vitória Pereira, Mithyuelen Neyssinger Maranho e Arthur Modolon Oliveira do Colégio Unochapecó.
Ensino Médio – projeto “Sabonete glicerinado a base de resíduos de café e erva-mate”, de Lorenzo Bastian, Otavio Victovoski e Gabriela Vicentin, do Colégio Unochapecó.
Categoria Área de Conhecimento
Ciências Humanas – projeto “Escavando histórias: pequenos arqueólogos em ação”, de Brenda Santolin Tramontini, Bruno Henrique Corso Ferrari e Laura Nogueira da Silva, da Escola CEIB.
Ciências Exatas e da Terra – projeto “Sistema anti-interrupção de bombas dosadoras agroindustriais”, de Isabella Salete Pasini Barazetti e Emili Vitória Vieira Danielli, da EEB Bom Pastor.
Ciências Biológicas – projeto “Maquete interativa das células: explorando a vida microscópica com QR Codes e Inteligência Artificial”, de Bernardo Cristofori, Luiza Teciani da Silva e Valentina Marcante de Souza, da EEB Druziana Sartori.
Ciências da Saúde – projeto “Repelentes Naturais”, de Henrique Rafael Palmeira Baú, Tiago Tussi Fernández e Fernando Canalle, da EEB Profª Zélia Scharf.
Ciências Agrárias – projeto “Arduino no Campo: Sistema de Irrigação para Pequenas Propriedades”, de Alex Gabriel Fortes Santos, Angelo Antonio Mânica Neto e Carolina Mesnerovicz Silva, do CEDUP Chapecó.
Ciências Sociais Aplicadas – projeto “Conectando Futuros: Plataforma Digital para Inclusão Sustentável de Imigrantes no Mercado de Trabalho Brasileiro”, de Laura Cabral Santos, Letícia Cabral Santos e Ambar Paola Montalban Suarez, do CEDUP Chapecó.
Temática interdisciplinar – projeto “Irrigação Inteligente com Arduíno”, de Samuel Vitor de Freitas Lopes, Otávio Heitor de Carli da Silva e Wellington Bueno Barão da EEB Profª Valesca Carmen Reschke Parizotto.
Categoria Escola Pública
Ensino Fundamental
1º lugar – projeto “Bebedouro Inclusivo” que recebe sua segunda premiação da noite.
2º lugar – projeto “Ciência das Abelhas”.
Ensino Médio
1º lugar – projeto “Desenvolvimento de um sistema de totens inteligentes automatizado para a saúde”.
2º lugar – projeto “Finalizador de limpeza com repelente à base de citronela”.
Categoria Escola Privada
Ensino Fundamental – projeto “Escavando histórias: pequenos arqueólogos em ação”.
Ensino Médio – projeto “Sabonete glicerinado a base de resíduos de café e erva-mate”.
Categoria Povos Originários
Ensino Fundamental – não houve inscritos.
Ensino Médio – projeto “Resgate do Conhecimento Tradicional de Plantas Medicinais de Povos Indígenas para o Desenvolvimento de Fitoterápicos”, de Fabio Alcides Benites Campos, Jheniffer Kemillin Siqueira e Stefani Tamiris Pacheco, da EIF FENNÓ.
Categoria Escola do Campo
Não houve inscritos.
Categoria Destaque nas Redes Sociais
Facebook e Instagram - projeto “Construindo com triângulos”, de Júlia de Azevedo Haas e Lavínia Verônica Reckers Hoffmann, da EMEB Valentin Bernardi.
Tiktok – não houve inscritos.
Categoria Mostra de Desenhos
1º lugar – desenho “Doctor Sam”, de Kendra Ysabella Rivas Urbano, da EEB Druziana Sartori.
2º lugar – desenho “Em busca de uma nova espécie”, de Bernardo Rafael Ruchert Gomes da Silva, da EEB Clara Urmann Rosa.
3º lugar – desenho “Ideias Brilhantes”, de Gabriela Gromoski, da EEB Clara Urmann Rosa.
4º lugar – desenho “O dia de um cientista bem diferente!”, de Layla da Rocha, da EEB Druziana Sartori.
5º lugar – desenho “Artísticos", de Luis Felippe Chiodelli, da EEB Bom Pastor.
Menções Honrosas
Desenho “O dia-a-dia do cientista”, de Eloisa Cecilia Fidelis, da EEB Bom Pastor.
Desenho “O dia-a-dia do cientista”, de Melissa Dutkevicz do Espírito Santo, da EEB Bom Pastor.
Professor Destaque
Escolas públicas municipais e estaduais: professor Jozimar Carlos Szczepanik, da EEB Bom Pastor.
Escola pública federal: professor Janilson Lotério, do IFSC.
Escolas privadas: professora Brendha Luana Spricigo, da Escola CEIB.
Premiações Especiais – Vivências Científicas
A FECiTI 2025 sorteou, nos dias do evento, três vivências científicas especiais, que representam oportunidades de ampliação do aprendizado e de aproximação com espaços de pesquisa e extensão, fortalecendo o vínculo entre escola, universidade e comunidade.
A equipe do projeto “Reciclagem inteligente: transformando recursos inorgânicos e biodegradáveis em recursos sustentáveis”, da EEB Professora Geni Comel e a equipe do projeto “Minha casa verde: projetando um lar sustentável com cálculos matemáticos”, da EEB Professora Lourdes A. S. Lago ganharam vivências na UFFS.
A equipe do projeto “Maquete interativa das células: explorando a vida microscópica com QR Codes e Inteligência Artificial” ganhou uma vivência no CEOM da Unochapecó.
Bolsistas
Foram premiados com bolsas de iniciação científica:
Primeiro lugar geral – Gabrielli Alessandra Roman, Pietro Savaris Copini e Eduarda Vitoria Reinehr, da EEB Bom Pastor.
Segundo lugar geral – Ana Luiza Pasqualetto, Stefany Moreno Guarnieri e Elisa Franceschetto Ramos, da EEB Pedro Maciel.
Terceiro lugar geral – Gustavo da Cunha Silva, da EEB Professora Geni Comel.
Maiores notas dos projetos – Alex Gabriel Fortes Santos, Angelo Antonio Mânica Neto e Carolina Mesnerovicz Silva, do CEDUP Chapecó; e Samuel Vitor de Freitas Lopes e Wellington Bueno Barão, da EEB Profª Valesca Carmen Reschke Parizotto.
Professor destaque – Jozimar Carlos Szczepanik, da EEB Bom Pastor.