Capacidade: 24 estudantes.
Área total: 92,86m² (Laboratório: 62,86m² / Sala de Germinação: 15,00m² / Sala de Apoio: 15,00m²)
EPIs recomendados: a execução das tarefas deve ser planejada previamente de modo a mitigar os riscos e prevenir acidentes. A manipulação de produtos químicos, biológicos, equipamentos e vidrarias sob aquecimento requer que o usuário esteja vestindo jaleco, deve-se observar as características dos produtos químicos e materiais e quando recomendado estes devem ser manipulados em capelas de exaustão, com uso de óculos de proteção, máscaras de proteção facial e das vias aéreas, luvas de borracha ou nitrílicas, além de vestimenta adequada como calça e calçados fechados. Em caso de dúvida procure um servidor técnico de laboratório.
Adequado às disciplinas: Culturas de Inverno / Manejo de Plantas Espontâneas / Sementes / Culturas de Verão / Organografia e Sistemática de Espermatófitos / Olericultura
Materiais/equipamentos disponíveis:
- Balança semi analítica 6200g com display LCD (1)
- Balança semi analítica cap. 2100g com display LCD, gabinete em alumínio (2)
- Câmara de germinação com alternância de temperatura e foto período (1)
- Câmara de germinação tipo MANGELSDORF – aquecimento com porta de vidro, 4 lâmpadas fluorescentes, temporizador digital e prateleiras (3)
- Capela de exaustão em resina com gel, véu sintético e fibra de vidro (1)
- Condutivímetro de bancada, modelo CG 1800 (1)
- Contador de colônias digital com lâmpada, lupa com haste flexível, bacia de sustentação e quadriculado para placas (1)
- Contador de sementes a vácuo em aço, com bomba, cabo flexível com válvula, registro, 2 palmatórias com suporte (1)
- Diafanoscópio para seleção manual de sementes de bancada (14)
- Escarificador de sementes em aço com motor de 1/3HP, montagem flutuante e hélice rotativa (1)
- Estufa de secagem e esterilização 150 L com suporte para 5 prateleiras (1)
- Freezer vertical uma porta (1)
Freezer horizontal 411 L, duas portas (1)
- Freezer portátil de ultra baixa temperatura 486L, (1)
- Integrador de área foliar – medidor de área foliar com suporte para câmera, câmera colorida e lentes de precisão (1)
- Liquidificador industrial 2L em aço (1)
- Medidor de umidade universal, cap. 150 ml (1)
- Microcomputador CPU, com gravador/leitor de CD/DVD com mouse ótico e teclado (1)
- Micropipeta monocanal 500 a 5000 UL, autoclavável (1)
- Micropipeta monocanal 2 a 20 UL, autoclavável (1)
- Micropipeta monocanal 20 a 200 UL, autoclavável (1)
- Monitor LG para microcomputador LCD 17”, com base fixa (1)
- Paquímetro digital 200mm/8 para medir pequenas ranhuras e furos (1)
- Phmetro digital com medidor de bancada e verificação de calibração (1)
- Pulverizador costal pressurizado a CO2, com suporte, lança com gatilho, cilindro, barra de alumínio com 4 bicos e mangueira giratória com engate (3)
- Refratômetro de bancada semi automático com display em LCD e 9 portas seriais (1)
- Refrigerador duplex frost free (1)
- Soprador de sementes com tubo turbo ventoinha elétrica, acompanhado de conjunto de tubos de acrílico retos (1)
Mapa de riscos: