PAC - Plano Anual de Contratações.
(aquisição de materiais e equipamentos para os laboratórios)
A solicitação de materiais para as atividades de ensino dos Componentes Curriculares Regulares - CCR's, Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's e materiais de apoio ao desenvolvimentos de projetos de pesquisa e extensão executados nos laboratórios ocorrem conforme orientações institucionais e da SELAB, levando em consideração a IN nº 1, de 10 de Janeiro de 2019 - Plano Anual de Contratações.
Geralmente o início do planejamento se dá no final do ano, entre os meses de outubro e novembro, e o prazo final para envio dos formulários acontece antes do recesso de final de ano.
Obs: o período do planejamento pode ser alterado pois dependemos das definições da DMLAB (Departamento de Materiais de Laboratório) quanto aos prazos.
Os pedidos devem ser enviados à CLAB-CH para o e-mail dos laboratórios, pelos respectivos solicitantes, sendo obrigatório o preenchimento dos formulários de compra de materiais e equipamentos.
Para aquisição de materiais consumíveis
Deve ser preenchido o Formulário de Levantamento de Demandas.
Também é necessário, no final da planilha, justificar a necessidade de aquisição dos materiais, respondendo as seguintes questões:
- Os materiais atenderão as demandas de: (ensino/pesquisa/extensão/outros);
- Os materiais atenderão as demandas das práticas nos seguintes CCRs e/ou atividades de pesquisa: (citar os nomes dos CCRs e pesquisas institucionalizadas);
- Os materiais atenderão as seguintes metodologias/protocolos: (citar as metodologias/protocolos que serão executados com os materiais);
- Os materiais serão utilizados nos seguintes laboratórios: (citar os laboratórios em que os materiais serão utilizados);
- A não aquisição dos materiais poderá acarretar nos seguintes prejuízos: (citar os prejuízos para as atividades laboratoriais caso os materiais não sejam adquiridos).
Para aquisição de materiais permanentes (equipamentos)
Deve ser preenchido o Formulário de Levantamento de Demandas.
Para aquisição de equipamentos, também é necessário o preenchimento do ETP Digital (Estudos Técnicos Preliminares), documento que ficará disponível na Portal de Compras do Governo Federal para visualização pelas empresas que participarem da licitação e que deve conter as seguintes respostas para cada equipamento:
- Descrição da necessidade;
- Descrição dos requisitos da contratação;
- Levantamento do mercado;
- Estimativa das quantidades a serem contratadas;
- Resultados pretendidos.
O e-mail com todas as orientações necessárias e os formulários para preenchimento são enviados pela CLAB-CH para os(as) docentes colaboradores(as) dos laboratórios e a todas as Coordenações de Curso.
Qualquer dúvida, favor entrar em contato com os(as) técnicos(as) da CLAB-CH no setor ou através do e-mail: laboratorios.ch@uffs.edu.br.