0 1 2 3
Loading...

PAC - Plano Anual de Contratações.

(aquisição de materiais consumíveis e equipamentos para os laboratórios)

A solicitação de materiais para as atividades de ensino dos Componentes Curriculares Regulares - CCR's, Trabalhos de Conclusão de Curso - TCC's e materiais de apoio ao desenvolvimentos de projetos de pesquisa e extensão executados nos laboratórios ocorrem conforme orientações institucionais e da DMLAB, levando em consideração a IN nº 1, de 10 de Janeiro de 2019 - Plano Anual de Contratações.   

Geralmente o início do planejamento se dá no final do ano, entre os meses de outubro e novembro, e o prazo final para envio dos formulários acontece antes do recesso de final de ano. 

Obs: o período do planejamento pode ser alterado pois dependemos das definições da DMLAB (Departamento de Materiais de Laboratório) quanto aos prazos. 

Os pedidos devem ser enviados à CLAB-CH para o e-mail dos laboratórios, pelos respectivos solicitantes, sendo obrigatório o preenchimento dos formulários de compra de materiais e equipamentos.  

Abertura do Planejamento Anual de Contratações (PAC) - Demandas 2027 

Prezados(as) Docentes Colaboradores dos Laboratórios e Coordenadores de Curso, 

Informamos que estamos iniciando o planejamento para a aquisição de materiais consumíveis e equipamentos necessários para a execução das atividades laboratoriais em 2027. Para garantir o bom andamento do processo, pedimos que sigam as orientações abaixo para o preenchimento da planilha e do ETP (equipamentos):

I. Orientações para a Planilha "Levantamento de Demandas PAC - CLAB-CH - 2027" (Consumíveis)

1. A planilha está no formato .ods, portanto, funcionará melhor utilizando o LibreOffice Calc. Na Coluna 'C', insira o código contábil do material. Os campos 'Especificação Técnica' e 'Unidade de Medida' serão preenchidos automaticamente. 

2. Preencha os campos destacados na cor laranja: 'Quantidade', 'Marca/Modelo' e 'Link do produto em lojas online'. 

3. Caso a Coluna 'J' (Preço) não seja preenchida automaticamente, realize uma breve pesquisa em sites de venda e informe o valor aproximado do item. 

4. Preencha a Coluna 'B' (Prioridade), dividindo os itens em três faixas (vários itens podem ter a mesma prioridade):

  ⇒ - Prioridade Alta

  ⇒ - Prioridade Média

  ⇒ 3 - Prioridade Baixa

5. Para consultar códigos de materiais catalogados, utilize o SIPAC: Portal Administrativo -> Requisições  -> Material/Serviço  -> Catálogo  -> Consultar Material (pesquise pela palavra-chave em 'Denominação' ou 'Especificação').

6. Se o item não estiver catalogado, elabore e insira a descrição completa na Coluna 'E' (Especificação Técnica).

II. Justificativa de Aquisição de Consumíveis 

Para os itens consumíveis, pedimos que as respostas aos seguintes questionamentos sejam incluídas na Linha 12 da planilha:  

Finalidade: Os materiais atenderão demandas de Ensino, Pesquisa, Extensão ou outros?  

Aplicações: Quais CCRs ou atividades de pesquisa institucionalizadas serão beneficiadas?  

Metodologias: Quais metodologias/protocolos serão executados com estes materiais?  

Local de Uso: Em quais laboratórios os materiais serão utilizados?  

Prejuízos: Quais serão os prejuízos para as atividades laboratoriais em caso de não aquisição?

III. Planejamento de Aquisição de Equipamentos (Permanentes)  

ATENÇÃO: Reestruturação da Fila de Equipamentos  

1. Possuímos uma fila extensa de equipamentos solicitados desde 2020 que ainda não foram adquiridos.  

2. Neste momento, a CLAB-CH está zerando essa fila. Todos os equipamentos solicitados em anos anteriores e que ainda não foram comprados serão excluídos do nosso registro.  

3. Portanto, iniciamos, a partir de agora, uma nova fila de aquisição.  

4. É imprescindível que cada equipamento solicitado tenha uma necessidade clara e que os resultados pretendidos estejam bem definidos.  

5. Equipamentos solicitados sem o ETP (Estudos Técnicos Preliminares) corretamente preenchido serão excluídos do planejamento.  

Orientações para Preenchimento dos ETPs (Um ETP por Equipamento):  

1. Descrição da Necessidade: Justifique a necessidade da aquisição, citando o que se pretende alcançar, cursos e disciplinas beneficiadas, número estimado de discentes que utilizarão o equipamento, etc.  

2. Descrição dos Requisitos da Contratação:  

   ⇒ Verifique e atualize a especificação técnica do item de acordo com as ofertas atuais do mercado, pois muitas descrições são antigas e não contemplam as evoluções tecnológicas dos equipamentos atuais.  

   ⇒ Informe se são necessários: habilitação técnica, garantia complementar, assistência técnica credenciada no Brasil ou treinamento especializado (presencial ou online).  

3. Levantamento de Mercado: Prospecção e análise das alternativas. Informe se o equipamento é ofertado por várias empresas ou se a comercialização é restrita (fornecedor único). Inclua links de sites de venda (links da marca/modelo ou de fornecedores). 

4. Contratações Correlatas e/ou Interdependentes: Mencione se há contratações ou obras (atuais ou futuras) que dependem ou se relacionam com este equipamento. 

5. Estimativa das Quantidades: Explique como o quantitativo solicitado foi calculado. 

6. Resultados Pretendidos: Detalhe o que será realizado com o equipamento, quais tipos de estudos/pesquisas serão desenvolvidos e o impacto para a vida acadêmica e a comunidade.

IV. Orçamento e Restrições (ATENÇÃO MÁXIMA) 

⇒ Previsão Orçamentária CLAB-CH 2027: 

      ⇒ Consumíveis: R$ 150.000,00 (aproximadamente) 

      ⇒ Permanentes (Equipamentos): R$ 300.000,00 (aproximadamente) 

      ⇒ Atenção: Estes valores estão sujeitos a cortes e contingenciamentos

⇒ Linha de Corte para Consumíveis: 

   ⇒ Considerando o volume de solicitações (cerca de 20 a 30 formulários), estabelecemos uma LINHA DE CORTE PARA ITENS CONSUMÍVEIS no valor de R$ 10.000,00 por requisição. 

  ⇒ Solicitamos que os pedidos NÃO ultrapassem este limite. Caso o valor total da sua requisição seja superior, a CLAB-CH fará os cortes necessários para adequar à realidade orçamentária. 

   ⇒ Correlação dos itens solicitados à atuação Docente. Somente serão processados itens solicitados por docentes que possuam histórico de orientação na área para qual os consumíveis sejam destinados (conforme cadastro de projetos e usuários cadastrados na CLAB, que possuam orientandos com acesso aos laboratórios nas áreas de pesquisa correlatas). Para docentes com pretensão de atuar em novas áreas ou docentes recém admitidos na instituição, serão considerados, para a habilitação de compra, projetos de pesquisa devidamente institucionalizados na PROPEPG. 

  ⇒ Reagentes comumente utilizados em aulas práticas. Os pedidos relacionados a insumos necessários à viabilizar aulas práticas já estabelecidas (que figuram como rotina, que há anos se repetem e ocorrem dentro dos componentes de graduação) são indicados pelos Técnicos de Área, não sendo necessária a indicação. Itens Excluídos: Não inclua na planilha itens de alto custo que podem ser adquiridos por outros meios (como projetos de pesquisa): reagentes, meios de cultura e materiais de laboratório de rotina (ponteiras, microplacas, tubos, microtubos, etc). Evitamos a compra em duplicidade e a sobrecarga de um orçamento limitado.

V. Prazo Final e Contato  

A planilha "Levantamento de Demandas PCA - CLAB-CH - 2027" e os Estudos Técnicos Preliminares (ETP de equipamentos) devem ser enviados para o e-mail laboratorios.ch@uffs.edu.br até o dia 09/11/2025.  

Após este prazo, nenhum formulário será recebido. O Planejamento Anual de Contratações (PAC) é um processo que ocorre continuamente. Os solicitantes podem (e devem) efetuar o planejamento ao longo do ano. Portanto, ao receberem este e-mail de orientações, o prazo de três semanas é para revisar e finalizar os documentos anexos, e não para iniciar o planejamento do zero. 

Qualquer dúvida, favor entrar em contato com os(as) técnicos(as) da CLAB-CH no setor ou através do e-mail: laboratorios.ch@uffs.edu.br.


Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
CEP 97900-000
Tel. (55) 3359-3950
CNPJ: 11.234.780/0003-12

Campus Chapecó

Rodovia SC 484, km 02,
Bairro Fronteira Sul,
Chapecó, SC
CEP 89815-899
Tel. (49) 2049-2600
CNPJ 11.234.780/0007-46

Campus Erechim

ERS 135, km 72, 200,
Caixa Postal 764,
Erechim, RS
CEP 99700-970
Tel. (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405,
Caixa Postal 106,
Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
Tel. (42) 3635-0000
CNPJ 11.234.780/0004-01

Campus Passo Fundo

Rua Capitão Araújo, 20,
Centro,
Passo Fundo, RS
CEP 99010-200
Tel. (54) 3335-8514
CNPJ 11.234.780/0006-65

Campus Realeza

Rodovia PR 182, km 466,
Caixa Postal 253,
Realeza, PR
CEP 85770-000
Tel. (46) 3543-8300
CNPJ 11.234.780/0005-84