Estudantes da região realizam a primeira etapa da VIII Olimpíada de Matemática do Oeste Catarinense (OMOC). Neste ano, 91 escolas de 25 municípios se inscreveram para participar da iniciativa, promovida pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó.
Segundo o professor Milton Kist, um dos coordenadores da OMOC, a expectativa é de que mais de 10 mil estudantes participem desta fase inicial. As provas acontecem em três níveis distintos, contemplando alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Para auxiliar professores e estudantes, a organização da OMOC disponibilizou listas de treinamento com atividades, além de videoaulas no canal da olimpíada no YouTube. “Algumas escolas vieram até a UFFS para participar de treinamentos presenciais, mas também produzimos e intensificamos os vídeos explicativos, que se tornaram um diferencial desta edição”, destacou Kist.
As provas da primeira etapa são aplicadas nas próprias escolas, que se responsabilizam pela impressão, aplicação e correção. Cada avaliação tem dez questões objetivas, valendo dez pontos cada. Estudantes que atingirem pontuação mínima de 60 pontos serão classificados para a segunda fase. As escolas têm até 5 de setembro para enviar os resultados à comissão organizadora.
O que vem pela frente
Os alunos classificados participam da segunda fase da OMOC no dia 18 de outubro, no Campus Chapecó da UFFS. Essa etapa terá cinco questões discursivas, com foco em resolução de problemas.
Já a cerimônia de premiação está prevista para 6 de dezembro, também na universidade.
Serão entregues medalhas aos estudantes com melhor desempenho em cada nível e homenagens às escolas que mais se destacarem em número de premiados.
Para a comissão organizadora, o andamento da olimpíada até aqui é motivo de satisfação. “Todas as etapas ocorreram dentro da normalidade: divulgação, inscrições, preparação das listas de treinamento e elaboração das provas. Agora, o foco é garantir que a primeira fase transcorra bem nas escolas”, avalia Kist.